Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster
 
Logotipo__Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 20
São Paulo, 23 de Março de 2007
 
 
 
Instalações Hidráulicas
Funcionamento e dimensionamento da instalação de água fria em residências
O uso do PVC para água e esgoto simplificou muito a confecção destas instalações, mas ainda tem muita gente com dúvidas. Para estas mostramos o diagrama básico das instalações prediais de água fria em residências, inclusive com um método simplificado de dimensionamento, para quem detesta cálculos.
Mais detalhes
Revestimentos e acabamentos
Orientações e cuidados para revestimento de piso com pedras naturais
A escolha de cada tipo de rocha vai depender de vários fatores: se interno ou externo, características de uso, resistência à abrasão, insolação, chuva, névoa, trânsito de pedestres e de veículos.
Mais detalhes
Gerenciamento de obras
Reforma de casa ou apartamento requer planejamento, bons profissionais e diplomacia
Depois de tudo pronto e limpo é outra coisa mas, durante a obra, a inda e vinda de pedreiros e pintores, a entrada e saída de materiais, a sujeira por toda a parte, os fornecedores que não cumprem a palavra e, pior de tudo, o orçamento estourado são coisas que desanimam quem ousa pensar em reformar novamente. Mais detalhes
Exercício Profissional
Enigma estrutural: Teste estático versus teste dinâmico, ou Como testar uma laje de salão de baile
O Prof. Botelho faz uma abordagem pitoresca sobre como a realidade é bem diferente do que acontece nas pranchetas dos engenheiros, e como encontrar uma saída bem-humorada do problema.
Mais detalhes
Materiais básicos
Cal hidratada nas argamassas
A cal é usada na construção desde a mais remota antiguidade, para unir e revestir as alvenarias. Apesar de ser um material tão útil e conhecido, deve ser comprada e preparada com algum conhecimento para evitar problemas como rachaduras e despreendimento.
Mais detalhes
Empreendimentos Imobiliários
Avaliação imobiliária, a velha questão do preço versus valor
Todos nós podemos ter uma noção exata do que significa valor, mas poucos são capazes de dizer com precisão o que significa, principalmente se houver necessidade de mostrar sua diferença em relação a preço.
Mas onde está a importância de diferenciar valor de preço, em se tratando de uma avaliação imobiliária? Mais detalhes
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)