Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster
 
Logotipo__Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 30
São Paulo, 15 de Agosto de 2007
 
 
 
Construção em desnível, contenções e arrimos
A Patologia Geotécnica
A origem da patologia em engenharia geotécnica (contenções, taludes, fundações, barragens, e outras) em nosso ver, esta relacionada a diversos fatores, mas um é o principal e essencial trata-se da intuição, percepção, bom senso ou senso crítico. A prática do engenheiro geotécnico tem sido exercida de forma dicotômica. No que se refere à questão já tão polemizada entre a experiência e a teoria (lógica matemática).
Mais detalhes
Acontece no Fórum
Fórum da Construção participa do catálogo de produtos inclusivos
O Instituto Brasil Acessível, uma ONG parceira do Fórum da Construção, está organizando um catálogo de produtos inclusivos. Já é bem conhecida a necessidade dos arquitetos e construtores se adequarem ao Design Universal que proporciona a todos, independentemente de sua condição física, ter acesso aos ambientes. Só que é difícil saber quais produtos se adequam a esta característica, razão pela qual será lançado o selo “Produto inclusivo” com a chancela do Instituto Brasil Acessível, dirigido pela renomada arquiteta Sandra Perito, especialista em acessibilidade.
Mais detalhes
Instalações Hidráulicas
Conheça os tubos e conexões de PVC Amanco para esgoto Série Reforçada com a exclusiva Junta Elástica Bilabial (JEBI)
Os tubos de PVC para esgoto são velhos conhecidos de todos os que lidam com construção civil. Relegaram a segundo plano os tubos de ferro e chumbo usados durante séculos, devido ao menor preço, facilidade de instalação e durabilidade. Hoje encontra-se diversos tipos de soluções em tubos de esgoto. Vamos falar aqui da Série Reforçada e da novidade da Amanco, a Junta Bilabial, que acrescenta mais uma alternativa interessante para o construtor, além dos tradicionais tubos brancos que todos conhecem.
Mais detalhes
Exercício Profissional
Invista no Arquiteto!
É comum escutarmos que "O arquiteto onera uma obra, cria projetos inexeqüíveis, etc,etc,etc". Entretanto, ao contrário do que se lê, se ouve e se prega, este profissional foi treinado para otimizar espaços e custos. Aprende durante 5 anos universitários (e outros tantos mais de prática) sobre a melhor maneira de solucionar espaços arquitetônicos -- iluminação, ventilação, circulação -- sempre preocupado com seu entorno. Sem contar os conhecimentos prementes de ecologia e arquitetura auto-sustentável.
Mais detalhes
Louças Sanitárias
Bacias sanitárias e o consumo de água
A bacia sanitária foi criada na Inglaterra no fim do século XIX. Inicialmente chamada de “water closet”, juntamente com as instalações prediais de água e de esgoto constituiram um notável avanço tecnológico que possibilitou ao homem deslocar-se do campo para concentrar-se nos centros urbanos. Como assim? Bem, os mais velhos devem se lembrar das “casinhas” que ficavam no fundo dos quintais e que abrigavam uma fossa séptica e onde as pessoas iam para fazer suas necessidades fisiológicas.
Mais detalhes
Materiais Básicos
Areia para construção civil: como comprar e como usar
Na tecnologia do concreto, a areia é chamada de “agregado miúdo”, em contraposição ao “agregado graúdo” constituído pela pedra britada. A areia nada mais é do que a parte miúda resultado da desagregação de rochas. Esta desagregação pode ser causada por processos naturais ou pelo homem, através de processos mecanizados para a britagem de rochas.
Mais detalhes
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)