Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster
 
Logotipo__Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 31
São Paulo, 21 de Agosto de 2007
 
 
 
Acessibilidade
Cresce o número de prédios públicos mais acessíveis
Instalação de rampa de acesso, sinalização, reserva de vagas no estacionamento, banheiros adaptados, elevadores com espaço adequado para cadeirantes e comando de botões em braile, estas, dentre outras, foram as modificações realizadas por centenas de edifícios públicos em cumprimento ao Decreto de Acessibilidade (nº 5296/04).
Mais detalhes
Arquitetura sustentável, reciclagem e ecologia
Os critérios LEED de avaliação para construção verde
O critério LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) foi criado por um conselho aberto e voluntário de nível mundial, o U.S Green Building Council (USGBC), que congrega lideranças de vários setores da indústria da construção, hoje em torno de 8.500 profissionais.
Mais detalhes
Alvenaria Estrutural
Lajes nervuradas agilizam a construção e beneficiam o meio-ambiente

As lajes nervuradas chegaram com atributos de eficiência, agilidade e versatilidade na construção. Despontam agora como participantes ativas a favor do green building. A eliminação de aproximadamente 80% de madeira total da obra é um fator de valor agregado importante na utilização das lajes nervuradas no lugar das lajes convencionais, principalmente por favorecer o meio-ambiente.
Mais detalhes

Arquitetura sustentável, reciclagem e ecologia
Construção verde: orientada para o mercado, sem perder de vista o meio ambiente
Sem dúvida, a implementação dos conceitos do green building no país seria agilizada se partisse da esfera governamental, nas licitações das suas próprias construções e adaptada às peculiaridades regionais. Porque a questão não envolve apenas a construção de edifícios altamente eficientes, mas todo o ambiente à sua volta de forma a solucionar problemas sociais e de infra-estrutura, integrando toda a cadeia de construbusiness e mantendo a competitividade econômica.
Mais detalhes
Construção em desnível, contenções e arrimos
A Patologia Geotécnica
A bacia sanitária foi criada na Inglaterra no fim do século XIX. Inicialmente chamada de “water closet”, juntamente com as instalações prediais de água e de esgoto constituiram um notável avanço tecnológico que possibilitou ao homem deslocar-se do campo para concentrar-se nos centros urbanos. Como assim? Bem, os mais velhos devem se lembrar das “casinhas” que ficavam no fundo dos quintais e que abrigavam uma fossa séptica e onde as pessoas iam para fazer suas necessidades fisiológicas.
Mais detalhes
Acessibilidade
A Certificação Sustentável no Mercado da Construção
Encontro promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, Asbea, discutiu a certificação da sustentabilidade e sua aplicação no dia-a-dia, e o benefício que ela traz para quem vai usar e para o cliente final. “A sustentabilidade está mudando os paradigmas de se projetar no Brasil”, declarou Paulo Lisboa vice-presidente da AsBEA.
Mais detalhes
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)