Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster
 
Logotipo__Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 33 - Acessibilidade
São Paulo, 28 de Agosto de 2007
 
 
 

Informe Especial
DESENHO UNIVERSAL: REFLEXÃO E AÇÃO inaugura espaço permanente sobre acessibilidade no Fórum da Construção

Resgatar o verdadeiro sentido e os valores do “Design Universal” através de conteúdos forjados na experiência e no conhecimento prático de profissionais e pessoas que vivenciam a questão da acessibilidade é o principal objetivo do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura – IBDA – que tem no Fórum da Construção o seu principal canal de comunicação com arquitetos, engenheiros, designers, decoradores, estudantes e técnicos do setor da construção.

A iniciativa conta com a colaboração e o apoio de entidades ligadas à construção e preocupadas com o tema como o IBA – Instituto Brasil Acessível , à educação e à causa de forma ampla como o Planeta Educação e à pesquisa como Amankay , além de profissionais de empresas de vários setores da sociedade ligados à questão da acessibilidade.

Graças a essa pluralidade, esperamos dar voz à questão da acessibilidade através dos conceitos do “Design Universal” que vai além da discussão técnica e da avaliação do papel dos profissionais na criação de ambientes e produtos inclusivos para chegar à ação com visão holística e possível.

Além de espaço fixo no site, o Fórum da Construção enviará periodicamente boletins temáticos aos profissionais cadastrados no seu site, estimulando assim o interesse e a atualização de engenheiros e arquitetos sobre a questão da acessibilidade.

Acessibilidade, construção sustentável, tecnologia e carreira são os pilares do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, assuntos sempre em pauta no Fórum da Construção.

O artigo inaugural, DESENHO UNIVERSAL: REFLEXÃO E AÇÃO, escrito por MARTA GIL, Vice-Presidente do Amankay - Instituto de Estudos e Pesquisas, abre o espaço e coloca o tema sob perspectiva, declarando aberto o Fórum sobre a Acessibilidade, um convite à reflexão e à discussão sobre o assunto.


Enquete
Qual desses temas você pensa ser mais relevante para o seu crescimento profissional?

Acessibilidade
Sustentabilidade
Tecnologia
Carreira Profissional
Todas as Anteriores


Desenho Universal
Desenho Universal: reflexão e ação
Benvinda! Benvindo! Declaramos inaugurada a coluna “Desenho Universal”. O objetivo deste espaço, criado a partir de convite do Fórum da Construção, é discutir sobre o Desenho Universal, conceito ainda pouco conhecido e, provavelmente por isso mesmo, praticamente ausente do nosso cotidiano.
Mais detalhes
Acessibilidade
Regulamentos Técnicos da Qualidade sobre acessibilidade no transporte rodoviário
Após publicados no Diário Oficial em 4 de setembro de 2007, encontram-se em consulta pública por 60 dias os Regulamentos Técnicos da Qualidade referentes à acessibilidade no transporte rodoviário.
Mais detalhes
Arquitetura e Design de Interiores
Os banheiros evoluíram e suas peças também

A escolha do lavatório é determinante para a composição estética do banheiro. Ele, mais do que a bacia, especialmente em lavabos e banheiros de uso público por exemplo, onde a peça fica escondida atrás de uma porta, é que define o estilo, determina a cor dominante da decoração, impõe a personalidade do ambiente.
Mais detalhes

Energia Solar
ALPINA TERMOPLÁSTICOS expõe sua eficiência em sistema de aquecimento solar
A Alpina Termoplásticos marca presença na 15ª Febrava com seu sistema de aquecimento solar, Alo Solar, tendo certificações “A” do Inmetro e Selo Procel da Eletrobras.
Mais detalhes
Arquitetura Sustentável, Reciclagem e Ecologia
Asfalto de borracha utilizado para repavimentar vias
As principais vias da Cidade Universitária da Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, estão sendo repavimentadas pela Craft Engenharia com asfalto borracha processado em sua própria usina.
Mais detalhes
Acessibilidade
Moradias do futuro aliam conforto, segurança e também acessibilidade
Já é de conhecimento geral, a importância que tem a acessibilidade para tornar as moradias mais confortáveis e seguras para todos, independente de sua condição física. A grande questão é o que se fazer na prática, como aplicar no dia-a-dia algumas recomendações simples porém eficientes e algumas delas de baixo custo em nossas residências.
Mais detalhes
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)