Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster
 
Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 38 - 2º Fórum Brasileiro da Água 2007
São Paulo, 30 de Outubro de 2007
 
 
 


Enquete
O barulho proveniente das tubulações de esgoto foi apontado como um dos ruídos que mais incomodam os moradores de um prédio. Para resolver essa questão foi lançada uma linha de tubos de esgoto de PVC mineralizado com propriedade de isolamento acústico.
Com relação à solução:
(clique no link para votar)

a) É importante porque elimina a necessidade de revestir o tubo de esgoto com material fono-absorvente para atenuar o problema
b) É importante considerar a nova tecnologia como diferencial de conforto e de preocupação com poluição sonora, especialmente em edificações de alto padrão onde esse atributo é reconhecido pelos potenciais moradores
c) Não conheço essa nova tecnologia em tubos de PVC para esgoto

 


Instalações Hidráulica
2º Fórum Brasileiro da Água 2007
Com o objetivo consolidar um espaço multisetorial de debate sobre temas relacionados à água e contribuir para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável que melhore a qualidade de vida da população, bem como das gerações futuras, acontece em São Paulo o 2º Fórum Brasileiro da Água 2007.
Mais detalhes

Desenho Universal
Projeto de sistema estrutural de orientação urbana para deficientes visuais
A falta da visão, sentido que representa cerca de 87% das informações que são absorvidas no nosso dia a dia, cria grandes mudanças no modo de se entender e perceber o mundo.
Numa cidade gerada para atender pessoas ditas “normais”, pouco se consegue oferecer de eficaz para as necessidades dos cegos ou parcialmente deficientes. Como uma pessoa saberá onde está ou para onde vai, com certeza, se toda a sinalização da cidade está voltada para os que vêem?
Mais detalhes

Desenho Universal
A Igualdade Começa pelo Planejamento da Cidade
Ao longo das décadas, a produção das diferenças entre os homens se tornou muito mais visível, “a historia de qualquer sociedade até nossos dias é a história da luta das classes” (K.Marx) e essas lutas se desenrolam na cidade, nascedouro da burguesia e do proletariado industrial.
A cidade capitalista tem como premissa básica a produção e reprodução do capital resultando nas desigualdades.

Mais detalhes

Soluções Arquitetônicas e Idéias Criativas
Residência construída em etapas
A casa dos sonhos nem sempre pode ser conseguida de uma só vez. Seja por limitação de orçamento, seja por questão de tempo de construção ou qualquer outro motivo, é perfeitamente possível planejar uma construção que vá progredindo a partir de um núcleo básico, sem perder a funcionalidade e a estética. Acompanhe este projeto e veja um caso concreto.
Mais detalhes

Restauração e bens históricos
Curso superior de Técnólogo em Conservação e Restauração de Imóveis
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está divulgando o Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauração de Imóveis promovido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP).
O curso é voltado especialmente a profissionais das áreas de arquitetura e engenharia civil com sensibilidade para trabalhar com a arte, com conhecimento (visão crítica) da história e com ética para intervir em obras de outros autores.
Mais detalhes
 Resultado da Enquete Anterior

Prevê-se que no início de 2008 vários projetos de grandes empreendimentos sairão das pranchetas. Estatísticas apontam para um “apagão” na mão-de-obra da construção, especialmente a qualificada ( que inclui engenheiros e outros profissionais).
Para atender a demanda as construtoras deveriam:


Promover cursos internos para reciclar o seu pessoal - 37.66%
 
Melhorar salários para manter o pessoal qualificado - 31.96%
 
Estimular para qualificar/direcionar os cursos técnicos existentes - 24.05%
 
Importar mão-de-obra qualificada da Argentina, Chile, México, Paraguai, como já está sendo considerado - 6.33%
 
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)