Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 47 - Projeto de lei propõe economia e reaproveitamento de água em todo o país
São Paulo, 25 de Janeiro de 2008
 
 
 


Enquete
Em todos os países, o grosso do investimento em água potável e saneamento é público, porém, especialmente na América Latina, é evidente a necessidade de incrementar e melhorar os serviços de água e saneamento na região. Nesse contexto, qual seria a solução mais eficiente e eficaz: (clique no link para votar)

a) Melhorar a qualidade do gasto público nestes tipos de investimentos de maneira garantir a eficiência e também a eqüidade na aplicação dos recursos públicos.
b) O planejamento adequado dos investimentos e a transparência dos processos de contratação pública.
c) Solicitar financiamento de longo prazo de instituições financeiras.
d) Definir normas para investimentos privados vinculados a projetos urbanísticos.


Aço na Arquitetura
Construmetal 2008
Um amplo programa de palestras técnicas, reunindo representantes de todos os elos das cadeias decisória e produtiva, irá abordar e discutir os principais temas relacionados ao desenvolvimento do setor.
A programação está dividida em conferências plenárias internacionais e nacionais (manhã) e palestras técnicas (tarde).
Mais detalhes

Instalações Hidráulicas
Múltiplas necessidades, soluções variadas
Abel Mejía, Gerente da Unidade de Meio Ambiente para a América Latina do Banco Mundial, que concedeu uma entrevista a Aqua Vitae, refere-se às múltiplas necessidades existentes na região, no campo do investimento em infra-estrutura de água e saneamento, e aos diferentes modelos que se mostraram viáveis para alguns países, e assegura conhecer experiências bem-sucedidas, tanto do setor público como do privado.
Mais detalhes

Arquitetura sustentável, reciclagem e ecologia
Curso Intensivo de Geobiologia no Rio de Janeiro com Allan Lopes Pires
Geobiologia aplicada à arquitetura
Viver bem e com qualidade significa sentir-se bem. Esta é uma arte que começa por nossa casa ou local de trabalho. A Geobiologia é uma ciência que nos ensina a criar ambientes saudáveis, através da escolha correta da localização das edificações, escolha de materiais e práticas saudáveis de construção, aplicação de formas e proporções harmônicas, e hábitos benéficos para manter um dia-a-dia harmonioso dentro de nosso habitat.
Mais detalhes
Soluções Arquitetônicas e Idéias Criativas
PVC na arquitetura: beleza, funcionalidade, inovação. Uma solução para seu projeto
A Arquitetura é considerada a arte e o domínio do belo, tendo em sua essência a busca das aspirações do homem quanto aos ambientes construídos nos quais ele vive. Sem perder os conceitos de funcionalidade, a criação arquitetônica está sempre carregada de uma dose equilibrada de razão e emoção. A arquitetura é um tecido dinâmico que se atualiza constantemente, sempre em sintonia com os desejos do homem.
Mais detalhes
Instalações Hidráulicas
Projeto de lei propõe economia e reaproveitamento de água em todo o país
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do senado federal está analisando um projeto de lei que determina implantação de mecanismos de reaproveitamento das águas pluviais e de reciclagem das águas servidas em edificações públicas e privadas, informou a Agência Senado.
O PLS 411/07 foi apresentado pelo o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), visando auxiliar o país a economizar água e conservar seus recursos hídricos.
A proposta tramita em caráter terminativo na comissão e aguarda parecer do relator, senador Cícero Lucena (PSDB-PB).
Apesar do Brasil possuir 12% da água doce disponível no mundo, a oferta do recurso natural no território nacional não é uniforme, afirmou Crivella na justificativa do projeto.
Mais detalhes
 Resultado da Enquete Anterior

No atual estágio da construção brasileira, o que é mais importante para aumentar a demanda e a oferta dos chamados produtos verdes - fabricados segundo critérios de sustentabilidade:


a criação de normas brasileiras para essa categoria de produto, já que não se trata apenas de questões técnicas, mas de considerar também
realidades regionais - 56.57%

 
adotar normas internacionais reconhecidas globalmente - 21.21%
 
a certificação de produtos é fundamental para agilizar o processo - 22.22%
 
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)  
 


Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.