Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 48 - Versatilidade arquitetônica dos gabiões
São Paulo, 01 de Fevereiro de 2008
 
 
 


Enquete
O que você acha de pisos em geral cujos desenhos imitam padrões da natureza como, por exemplo, madeira, pedras, mármore etc.: (clique no link para votar)

a) Interessante, se o desenho não tem a pretensão de “parecer” original, mostrando apenas ter se”inspirado” na natureza.
b) É forçar demais desnecessariamente, porque madeira é madeira, cerâmica é cerâmica, vinil é vinil etc. e cada material deve buscar abrir seu próprio espaço, autêntico.
c) Tudo que imita é de mau gosto.
d) Ótimo porque, quando bem feito, pode substituir produtos retirados da natureza e contribuir para a sustentabilidade do planeta.
e) Tudo é uma questão de conceito e de estilo. Acima de tudo está a originalidade , a qualidade e os padrões de fabricação do produto.


Infiltração e Drenagem
Versatilidade arquitetônica dos gabiões
As estruturas em gabiões apresentam excelente desempenho quando utilizadas como contenção, principalmente devido à flexibilidade, permeabilidade e monoliticidade dessas construções. Contudo, outro fator positivo dessas estruturas também deve ser explorado, sua versatilidade arquitetônica.
Mais detalhes

Elevadores e escadas rolantes
INDICADOR DE POSIÇÃO DIGITAL PARA ELEVADORES
A Infolev – fabricante de comandos para elevadores – acaba de lançar o IPDLCD, um indicador de posição digital que contribui para a qualidade na transmissão de mensagens aos usuários de elevadores.
O IPDLCD é formado duas placas: uma é o display LCD 240 x 128 e monocromático – único no Brasil -, a outra é a placa de controle fabricada pela Infolev, que possui o programa com toda a rotina de funcionamento do aparelho.
Mais detalhes

Instalações Elétricas
Simulador de ambientes e cores é a novidade da SIMON Brasil
A empresa oferece simulador de cores e ambientes com interruptores e tomadas que compõem sua linha de produtos, no qual podem testar a combinação de placas, interruptores e tomadas da linha Simon30. A novidade está disponível no site da empresa na internet.
Mais detalhes
Steel Frame e Drywall
Fixar TV de plasma em drywall é mais fácil?
Sim. Além de mais fácil, mais rápida. Quem afirma é o engº. Carlos Roberto de Luca, da Comissão Técnica da Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas para Drywall: - Em primeiro lugar, em um ambiente planejado para ser um home theater, por exemplo, é possível prever na parede o local exato onde será fixado o televisor, colocando-se no interior do sistema os reforços necessários.
Mais detalhes
Arquitetura sustentável, reciclagem e ecologia
Demora na regulamentação de aquecedores solares revela resistência da construção
Foi no dia 3 julho de 2007 que a o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), sancionou lei que obriga a instalação de aquecedores solares em edifícios com três banheiros ou mais.
Mas foi só no dia 22 de janeiro de 2008 que lei foi regulamentada, dois meses depois do prazo legal para a regulamentação.
Atrasos na regulamentação de leis no Brasil não são novidade. É apenas mais uma faceta da nossa democracia representativa imperfeita: é justamente na regulamentação que grupos mobilizam-se, longe dos holofotes, para inviabilizar medidas que nossos representantes diretamente eleitos aprovaram pelo voto.
Pois bem, a Revista Sustentabilidade, que não esconde de ninguém seu apoio a aplicação de novas tecnologias que ajudem a reduzir impactos ao meio ambiente, tentou apurar porque estava atrasada a regulamentação.
Mais detalhes
 Resultado da Enquete Anterior

Em todos os países, o grosso do investimento em água potável e saneamento é público, porém, especialmente na América Latina, é evidente a necessidade de incrementar e melhorar os serviços de água e saneamento na região. Nesse contexto, qual seria a solução mais eficiente e eficaz:


Melhorar a qualidade do gasto público nestes tipos de investimentos de maneira garantir a eficiência e também a eqüidade na aplicação dos recursos públicos. - 39.47%

 
O planejamento adequado dos investimentos e a transparência dos processos de contratação pública. - 29.82%
 
Solicitar financiamento de longo prazo de instituições financeiras. - 8.77%
 
Definir normas para investimentos privados vinculados a projetos urbanísticos. - 21.93%
 
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)  
 


Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.