Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 50 - Tubo refletor permite aumento de 100% de luminosidade de lâmpadas
São Paulo, 15 de fevereiro de 2008
 
 
 


Enquete
O barulho das tubulações é considerado um dos maiores inconvenientes das edificações. Considerando que,geralmente, as pessoas só conseguem perceber o problema quando já estão ocupando o edifício,você acredita que os consumidores devem ser informados a respeito? (clique no link para votar)

a) Sim, sempre que a construtora conseguir uma solução técnica que valoriza o imóvel.
b) Nunca, porque a tubulação fica embutida e soluções técnicas não visíveis não são percebidas pelos consumidores.
c) Qualidade de vida envolve conforto ambiental. E o ruído causado pelas tubulações é um desconforto. Se há solução para o problema, o consumidor deve ser informado a fim de valorizar o investimento.
d) É uma obrigação porque até agora só houve soluções paliativas, como revestir os tubos com material fono-absorvente.Com a chegada de tubos como o Silentium, os consumidores passarão a exigir a solução do problema.


Arquitetura sustentável, reciclagem e ecologia
Indicador de dispersão urbana mostra impacto ambiental das cidades
A urbanização dispersa é uma tendência mundial, mas, ao mesmo tempo, um fenômeno que ainda começa a ser estudado. Nesse tipo de urbanização os novos bairros surgem longe do centro da cidade e se espalham em diferentes formas, que vão desde condomínios de luxo até favelas no entorno de estradas.
Mais detalhes

Exercício Profissional
Relação aberta, gol na certa!
A relação entre profissional e cliente, para ser feliz, dar "de goleada", desde o período de concepção do projeto arquitetônico até o momento de colocar as flores no vaso, necessita de muita transparência!
De um lado, o cliente deve esclarecer que sua família, por exemplo, faz as refeições numa bandeja sentada no sofá do home theater, e não na tradicional mesa de jantar.
Mais detalhes

Restauração e bens históricos
O restauro da arquitetura histórica de terra com a super-taipa
Edifício construído entre o final do século XVIII e início do XIX, a Matriz de Bananal (Estado de São Paulo, Brasil) se apresenta como um dos bens religiosos edificados mais significativos no contexto histórico do Vale do Paraíba. Conservando as suas paredes originais de taipa de pilão, a Matriz Bom Jesus do Livramento é também um exemplo das diversas iniciativas que, ao longo de quase dois séculos, se acumularam em gostos e preferências formais e estilísticas, ampliando e afirmando a fé de sua comunidade através da grande arte decorativa.
Mais detalhes
Iluminação
Tubo refletor permite aumento de 100% de luminosidade de lâmpadas
Os tradicionais dilemas de aumentar a luminosidade da área sem aumentar o consumo ou de economizar o consumo de energia sem prejudicar a luminosidade parecem ter encontrado uma solução. O ecotubo, um sistema projetado pela empresa Ecoenergia, promete aumentar a eficiência das lâmpadas fluorescentes tubulares. Trata-se de uma lâmina espelhada que se encaixa na lâmpada existente , redirecionando os raios de luz para sua máxima eficiência.
Mais detalhes
Revestimentos e acabamentos
Importância da Assessoria Técnica à Obra (ATO) de Muros de Arrimo e Contenção
Metais agora podem ter qualquer cor, sem precisar de tinta ou revestimento. Fazer com que peças metálicas assumam qualquer cor, e sem precisar de tinta ou qualquer tipo de revestimento. Foi isso o que conseguiu uma equipe de físicos da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Eles utilizaram um raio laser para alterar a forma como a superfície dos metais interage com a luz.
Mais detalhes
 Resultado da Enquete Anterior

O que você acha de pisos em geral cujos desenhos imitam padrões da natureza como, por exemplo, madeira, pedras, mármore etc.:

Interessante, se o desenho não tem a pretensão de “parecer” original, mostrando apenas ter se”inspirado” na natureza. - 29.23%

 
É forçar demais desnecessariamente, porque madeira é madeira, cerâmica é cerâmica, vinil é vinil etc. e cada material deve buscar abrir seu próprio espaço, autêntico. - 15.07%
 
Tudo que imita é de mau gosto. - 9.38%
 
Ótimo porque, quando bem feito, pode substituir produtos retirados da natureza e contribuir para a sustentabilidade do planeta. - 22.79%
 
Tudo é uma questão de conceito e de estilo. Acima de tudo está a originalidade , a qualidade e os padrões de fabricação do produto. - 23.53%
 
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)  
 


Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.