Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 52 - Case de drenagem em campo de futebol
São Paulo, 29 de fevereiro de 2008
 
 
 


Enquete
Diante da globalização, qual seria o melhor caminho a ser tomado pelos profissionais da construção em relação ao futuro da arquitetura brasileira? (clique no link para votar)

a) aproveitar a quantidade de informação e a velocidade a que circula para conhecer projetos, novas tecnologias, materiais etc e ver de que modo seriam úteis em cada lugar do país.
b) manter de tendência de copiar projetos textualmente, já que são vitoriosos em lugares mais avançados.
c) evitar demolir obras de referência , locais, contribuindo para a construção de uma cultura de arquitetura local.
d) aprender mais sobre como aproveitar os recursos do lugar e o seu relacionamento com o urbanismo e a arquitetura.
e) pensar numa arquitetura única para cada lugar dentro do pensamento universal.
f) Uma arquitetura não contribua para o esgotamento dos recursos naturais, sem deixar de ser parte deste mundo globalizado.


Infiltração e Drenagem
Case de drenagem em campo de futebol: Estádio Bento de Abreu
Problema: O gramado do Estádio Bento de Abreu, do Marília Atlético Clube, equipe de futebol da 1ª divisão do estado de São Paulo, possuía um ineficiente sistema de drenagem, o que comprometia a qualidade técnica das partidas disputadas sob chuva.
Mais detalhes

Exercício Profissional
O verdadeiro papel das entidades de classe
Associativismo uma forma nobre de afirmar valores e viver a cidadania plena...
Dez entre dez Estatutos de uma Entidade de Classe do Sistema Confea/CREAs, pretende zelar pela ética profissional, cuidar dos interesses dos profissionais associados, promover a cidadania, defender o meio ambiente e a Sociedade.
Entidades no sistema são criadas por idealizadores de um mundo melhor, pessoas que acreditam que a valorização profissional é possível e que muito podem contribuir com a qualidade de vida.
Mais detalhes

Arquitetura sustentável, reciclagem e ecologia
Sustentabilidade para o mercado de construção
O cenário em que ocorrerá a 16ª Feira Internacional da Indústria da Construção é promissor: A previsão de crescimento para o setor de materiais de construção em 2008, após um crescimento acumulado de 8,5% no último ano em comparação com 2006, é de 8,5% a 10% segundo a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).
Para as empresas de construção brasileiras, de acordo com um relatório recente do banco de investimento Merril Lynch, a expectativa é de um crescimento médio anual de 52% no lucro por ação para os próximos três anos.
Mais detalhes
Impermeabilização
Mercotrade lança linha exclusiva Unifix na Feicon Batimat 2008
Além dos silicones acéticos e neutros, selantes especiais, polímeros, poliuretanos, espumas expansivas, fitas, aplicadores e sintéticos, a Mercotrade apresentará no evento a sua mais nova linha exclusiva de adesivos e selantes, a Unifix, com destaque para a massa reparadora Lite, que chega em novos tamanhos para atender à crescente demanda do mercado.
Mais detalhes
Exercício Profissional
2º passeio de arquitetos no Rio Tietê
O site Arq!Bacana está organizando no sábado, 15 de março de 2008, em parceria com o MCB - Museu da Casa Brasileira, o Segundo Passeio pelo Rio Tietê para arquitetos, urbanistas, paisagistas e designers. O evento se constitui numa oportunidade pioneira de encontro e discussão “in loco” não só sobre o rio, mas também sobre o seu entorno e sobre questões como mananciais, economia de água, meio ambiente e paisagem urbana.
Mais detalhes
 Resultado da Enquete Anterior

O barulho das tubulações é considerado um dos maiores inconvenientes das edificações. Considerando que,geralmente, as pessoas só conseguem perceber o problema quando já estão ocupando o edifício,você acredita que os consumidores devem ser informados a respeito?

Sim, sempre que a construtora conseguir uma solução técnica que valoriza o imóvel. - 28.34%

 
Nunca, porque a tubulação fica embutida e soluções técnicas não visíveis não são percebidas pelos consumidores. - 10.7%
 
Qualidade de vida envolve conforto ambiental. E o ruído causado pelas tubulações é um desconforto. Se há solução para o problema, o consumidor deve ser informado a fim de valorizar o investimento. - 30.48%
 
É uma obrigação porque até agora só houve soluções paliativas, como revestir os tubos com material fono-absorvente.Com a chegada de tubos como o Silentium, os consumidores passarão a exigir a solução do problema. - 30.48%
 
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)  
 


Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.