Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 53 - Quem tem medo de Oscar Niemeyer?
São Paulo, 08 de março de 2008
 
 
 


Enquete
O mundo da construção é masculino? (clique no link para votar)

a) Não, apenas na área de engenharia
b) Não, há alguns anos cresce o número de mulheres engenheiras e arquitetas
c) Sim, tradicionalmente ainda é, pois a maioria dos profissionais reconhecidos são homens
d) De certa forma sim, porque as mulheres ainda não ainda não se diferenciaram dos homens com projetos e construções consideradas referência


Desenho Universal
Ergonomia é fundamental em respeito ao cliente!
Ergonomia em casa, visa o real conforto no amplo sentido de habitar! Indispensável é manter olhar atento à segurança, e maior funcionalidade de cada “posto de trabalho” no lar, exemplos:
Na cozinha: fogão tradicional ou cook top,esse último excelente opção para cadeirantes por não ter nada na parte inferior.
Mais detalhes

Exercício Profissional
Zaha Hadid – uma arquiteta orgânica. Gosta de construir descontruindo
A arquitetura feminina não poderia estar melhor representada. Zaha Hadid nasceu em Bagdá. É uma arquiteta iraquiana baseada em Londres que fascina pela ousadia das formas de seus projetos, considerados intrigantes, pela audácia, por viver à frente do seu tempo.
Mais detalhes

Exercício Profissional
Sustentabilidade para o mercado de construção
Dentro de cinco anos, qualquer empresa que tenha a ambição de estar ou permanecer na liderança do mercado deverá ser reconhecida pelos seus clientes e pela sua cadeia produtiva como tendo uma operação competitiva, ética e sustentável.
Esta é a avaliação do presidente do grupo Sustentax e engenheiro Newton Figueiredo, que aponta a mudança de paradigma de empresas e consumidores como “inevitável”: “Ser sustentável não quer dizer ser responsável com o meio ambiente apenas; significa adotar uma postura de responsabilidade social, ambiental e econômica.
Mais detalhes
Arquitetura e Design de Interiores
Vintage & Retrô
Fui entrevistada pelo Jornal da Tribuna de Santos a respeito de um tema bastante pertinente hoje: a tendência ao retorno dos Vintages e Retrôs. Reproduzo aqui a entrevista com exemplos ilustrados. Esgueirem-se entre terminologias de REs: redesign, relooké, revival, reedição, restauração... VINTAGE é um clássico original, de importância ou qualidade reconhecida. Não confundir com RETRÔ, que é um design que se inspira no passado, podendo inclusive ter influências de várias décadas num mesmo produto.
Mais detalhes
Arquitetura sustentável, reciclagem e ecologia
Retrofitting é tema da campanha dos pré-candidatos democratas nos EUA
Enquanto o Banco Mundial dá um puxão de orelha no Brasil, os pré-candidatos a presidente dos Estados Unidos do Partido Democrata já incluíram nos seus programas a eficiência energética por meio de reforma e adequação dos imóveis existentes conhecida com "retrofitting".
Mais detalhes
 Resultado da Enquete Anterior

Diante da globalização, qual seria o melhor caminho a ser tomado pelos profissionais da construção em relação ao futuro da arquitetura brasileira:

Aproveitar a quantidade de informação e a velocidade a que circula para conhecer projetos, novas tecnologias, materiais etc e ver de que modo seriam úteis em cada lugar do país. - 23.36%

 
Manter de tendência de copiar projetos textualmente, já que são vitoriosos em lugares mais avançados. - 7.48%
 
Evitar demolir obras de referência , locais, contribuindo para a construção de uma cultura de arquitetura local. - 6.54%
 
Aprender mais sobre como aproveitar os recursos do lugar e o seu relacionamento com o urbanismo e a arquitetura. - 26.17%
 
Pensar numa arquitetura única para cada lugar dentro do pensamento universal. - 14.02%
 
Uma arquitetura não contribua para o esgotamento dos recursos naturais, sem deixar de ser parte deste mundo globalizado. - 22.43%
 
Exercício Profissional
Quem tem medo de Oscar Niemeyer?
Duas críticas recentes - "The New York Times" e "Isto É" - sobre a obra do arq Oscar Niemeyer, levantam questões como irresponsabilidade funcional, zero de preocupação com conforto ambiental, erros de partido e outros quesitos mais, como modificações infelizes da própria obra.
Mais detalhes
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)  
 


Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.