Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 61 - Como especificar reservatórios de água
São Paulo, 16 de maio de 2008
 
 
 
Instalações Hidráulicas
De caixas a cisternas, como especificar reservatórios de água?
Nunca os reservatórios de água tiveram tanta importância na construção civil. Não só considerando a saúde, quer seja familiar ou pública (haja vista o caso da dengue), mas também no que diz respeito à construção sustentável.
Mais detalhes

Engenharia de Custo
Nova área no Portal Fórum da Construção
Procurando constantemente acrescentar áreas de interesse para os profissionais que frequentam nosso portal, e atendendo inúmeras solicitações, estamos iniciando uma nova área específica dentro do nosso portal: Engenharia de custos. Essa área estará seguindo a orientação do Eng.Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto, que define essa área como sendo "o conjunto de técnicas e procedimentos para o cálculo e análise de custos de engenharia".

Arquitetura sustentável, reciclagem e ecologia
Sustentabilidade para Educar
"Dentro do universo de empreendimentos verdes, “Escolas Verdes” podem ser os mais importantes. Vivemos em um momento de mudança de paradigma. Quem seria o mais indicado para ensinar responsabilidade socioambiental?" Segundo a visão do Grupo SustentaX, uma nova sociedade sustentável está se formando, a partir da crescente preferência dos consumidores por produtos e serviços produzidos por empresas socioambientalmente responsáveis e Instituições de ensino podem ser grandes beneficiários de empreendimentos verdes, já que seu capital de maior importância é o humano.
Mais detalhes

Arquitetura e Design de Interiores
Terceira idade dentro de casa!
Depois de vários estudos, foram descritas no "The Able Renewable Home". (Washington, EUA - 1991), algumas sérias considerações no que tange ao conforto da terceira idade em sua residência e segurança, já que 75% dos acidentes com idosos acontecem em casa. Considere que as mudanças iniciam-se aos 50, mas fica mais complicado aos 65 anos. Descomplique, "arrumando" a casa corretamente!
Mais detalhes

Infiltração e Drenagem
Drenagem de Floreiras em Jardim Elevado
Problema: Numa área que seria somente uma laje de cobertura optou-se pela criação de uma área de lazer através da formação de um jardim lúdico. Para tanto foram construídas floreiras com camadas de solo com até 40 cm de espessura. A execução de um eficaz sistema de drenagem se fez necessária devido a dois fatores principais: evitar possíveis infiltrações na estrutura e eliminar a sobrecarga ocasionada pelo acúmulode água no solo e por um tradicional sistema de drenagem.
Mais detalhes

Enquete
Ao escolher o reservatório para água potável você verifica se o produto está em conformidade com as Normas Brasileiras para o sistema de reservação (reservatórios poliolefínicos e torneiras de bóia)? (clique no link para votar)

a) Sim, porque há fabricantes que produzem reservatórios feitos de resina sintética que não atendem aos requisitos mínimos de desempenho necessários, tampouco evitam desperdício de água.

b) Sim, porque é importante ter uma norma brasileira específica para esse tipo de reservatório , tão comum na construção civil brasileira.


c) Não. Eu não sabia que já existiam requisitos para esse tipo de produto como : opacidade, resistência ao impacto, resistência à deformação sob a ação da água, toxidade, etc.


d) Não, porque se o produto está no mercado e a marca é referência de qualidade eu não preciso me preocupar com detalhes de fabricação.


e) Sim. É importante saber que existe uma norma, principalmente quando está em jogo não só a saúde das pessoas, mas também o custo da obra, que está diretamente associado à especificação e cotação de preços.

Ver todos os resultados anteriores

Construção em desnível, contenções e arrimos
Case: Uso de gabiões caixa e saco para contenção de parede externa de galpão
Problema: Em função da ação da água e da inexistência de uma plataforma e deformação, uma antiga contenção de margem em gabiões veio a colapso quase que total, colocando em risco a integridade estrutural da parede externa de um galpão.
Mais detalhes
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)  
 


Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.