Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 66 - Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los
São Paulo, 24 de junho de 2008
 
 
 
Arquitetura e Design de Interiores
Em Julho, a 3a. Edição da ForMóbile
A ForMóbile 2008 - Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira-Móveis – será realizada de 29 de julho a 1º de agosto, ocupando todo o pavilhão do Parque de Exposições do Anhembi em são Paulo. Serão mais de 500 expositores em 73 mil m2 de área de exposição. A feira é pioneira no Brasil na introdução do conceito de segmentação por tipo de produto e, em 2008, será dividida, novamente, em quatro grandes áreas: Máquinas e Equipamentos, Matérias-Primas, Ferragens e Acessórios e Serviços.
Mais detalhes
Infiltração e Drenagem
Case Trincheira Drenante: Substituição de drenos convencionais por um sistema formado por geocompostos
Problema: A SP-461 é uma rodovia de pista simples, que interliga a cidade de Votuporanga à Nhandeara. Os drenos existentes foram executados há muito tempo, na época que a rodovia foi construída, e atualmente não apresentavam mais a eficiência necessária de escoamento das águas pluviais.
Mais detalhes
Engenharia de Custo
Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los
Gerenciamento de custos começa na criação do projeto, nos primeiros estudos de viabilidade, onde o nível de precisão geralmente é de ordem de grandeza. Nnosso objetivo é alcançar uma estimativa ou orçamento que seja definido em detalhamento de projeto. Passo a passo com o fluir da idéias, a criação vai se deparando com impossibilidades técnico-executivas, e com inviabilidades técnico-econômicas. O projetista seja ele um arquiteto ou um engenheiro-projetista pode inicialmente sentir suas “asas podadas”.
Mais detalhes

Energia
Gerador eólico de baixo custo
Desenvolvido pela Cooperativa de Energias Alternativas (Altercoop), empresa de Búzios (RJ), o gerador eólico Batuíra gera 500 watts/hora e foi feito para fornecer energia em locais não atendidos pela rede elétrica pública, mas tem sido comprado também por usuários urbanos.
Segundo o fabricante, é o único equipamento de sua classe feito no Brasil, seus componentes são resistentes à oxidação e praticamente dispensa manutenção.
Mais detalhes

Arquitetura sustentável, reciclagem e ecologia
Geoengenharia pode desacelerar ciclo global da água
À medida que aumentam as emissões causadas pela queima de combustíveis fósseis, a redução da luz solar que atinge a Terra poderia de fato ter um efeito de resfriamento sobre as temperaturas na superfície. Projetos de geoengenharia. Entretanto, um novo estudo mostra que essa manipulação intencional da radiação solar também poderá levar a um ciclo global da água menos intenso. Diminuir as temperaturas por meio da "geoengenharia" também poderá significar menos chuvas.
Mais detalhes

Enquete
Qual o veículo de comunicação que mais atende as suas necessidades profissionais de atualização? (clique no link para votar)

a) revista

b) tv

c) rádio

d) jornal

e) internet

Ver todos os resultados anteriores

Hidráulica
Vídeos
Assista aos vídeos:
- passo a passo de instalação do Amanco PPR, sistema de instalação para água quente.
- passo a passo de instalação das abraçadeiras do Amanco Silentium PVC, moderno sistema anti-ruído de tubulação de esgoto.
- passo a passo de instalação de caixas d'água em polietileno da Amanco.
Mais detalhes
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)  
 


Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.