Logotipo_Forum_Construcao Borda Boletim Informativo nº 71 - Patologias: sistemas prediais e de gás combustível
São Paulo, 11 de agosto de 2008
 
 
 
Instalações Hidráulicas
Software de hidráulica – você sabe analisar?
O Fórum da Construção aproveitou o lançamento do software HidroCAD pela Amanco para levantar uma questão com relação às ferramentas desenvolvidas para auxiliar nos projetos hidráulicos: o que os profissionais consideram como valor, quais seus pontos fortes, aqueles que fazem a diferença? Uma enquete realizada entre os internautas do Fórum apontou que, mais do que a diminuição do tempo de elaboração do projeto, a segurança com relação a desenhos e cálculos baseados nas normas NBR para hidráulica é o fator que mais contribui para o projeto, levando 46% das respostas.
Mais detalhes

Instalações Hidráulicas
Dúvidas Mais Freqüentes no uso de Tubos de PVC
Os tubos de PVC são usados há décadas na Construção Civil e fazem parte da vida de todos nós. Entretanto, até mesmo alguns profissionais do ramo, com anos de experiência, têm algumas dúvidas sobre o produto e como usá-lo. Lembro-me perfeitamente de quando era criança – há algumas décadas... - quando as tubulações das obras eram feitas todas em ferro, para a água fria, ou em manilhas de barro e chumbo, para o esgoto.
Mais detalhes

Instalações Hidráulicas
Patologias freqüentes em sistemas prediais hidráulicos sanitários e de gás combustível decorrentes de falhas no processo
Este trabalho apresenta as patologias mais freqüentes verificadas em anos recentes nos sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás combustível de 24 edifícios residenciais novos e antigos, no município de Curitiba, objeto de laudos técnicos decorrentes da atividade profissional dos autores. Além de quantificar as patologias mais freqüentes apontadas nesses laudos, o trabalho lista as causas mais freqüentes, concluindo que estão principalmente relacionadas a deficiências nos respectivos projetos de sistemas prediais hidráulico-sanitários e de gás.
Mais detalhes
Instalações Hidráulicas
Aqua Vitae.com: blog latino-americano especializado no tema da água
O blog Aqua Vitae.com é a única publicação on-line especializada no tema da água, com um enfoque 100% latino-americano, produzido pelo setor empresarial, presente na Expo Zaragoza. A revista Aqua Vitae é uma publicação especializada que circula desde o ano de 2005, em 14 países da América Latina. Devido a sua relevância, recebeu um dos prêmios latino-americanos e do Caribe da Água PLACA 2007, como melhor iniciativa privada, por ser a única revista a tratar do tema da água com um enfoque regional na América Latina.
Mais detalhes
Instalações Hidráulicas
Esquema de funcionamento e dimensionamento da instalação de água fria em residências
O uso do PVC para água e esgoto simplificou muito a confecção destas instalações, mas ainda tem muita gente com dúvidas. Para estas mostramos aqui o diagrama básico das instalações prediais de água fria em residências, inclusive com um método simplificado de dimensionamento, para quem detesta cálculos.
Mais detalhes

Enquete
Qual a maior contribuição que um software para projetos hidráulicos pode oferecer? (clique no link para votar)

a) Agilidade – diminuição do tempo de elaboração do projetoa

b) Flexibilidade - interface amigável com outros softwares, compatibilidade com outras ferramentas

c) Prevenção de riscos - possibilidade de simulação

d) Segurança - desenhos e cálculos baseados nas normas NBR para hidráulica

Ver todos os resultados anteriores

Instalações Hidráulicas
Pressão disponível, pressão estática e pressão dinâmica. O que é isto?
Entendendo de vez a questão de pressão disponível, pressão estática e pressão dinâmica. Por que esse assunto sempre foi misterioso???? Agora não é mais, acompanhe a explicação do Eng. Manoel Botelho e entenda estes conceitos. Um dos assuntos menos entendido da Hidráulica, por incrível que pareça, é a questão das pressões da água.
Mais detalhes
 
 
Apoio
O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.
 
   Direitos Autorais Reservados (2007)  
 


Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.