Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 29 de outubro de 2008
Boletim nº 80 - Crise? E qual sua atitude?
1ª Jornada Nacional - Arquitetura Inclusiva

Crise? E qual a sua atitude?
Em Carreiras de Sucesso
E o mundo está novamente enfrentando uma nova crise financeira. Essa é maior que as outras? É mais ou menos importante? Tudo é sempre muito relativo. Das crises sempre podemos ter somente três certezas:

Projeto piloto comprova viabilidade econômica da casa universal
Em Arquitetura Inclusiva
A construção do protótipo teve como um dos principais objetivos desmistificar o preconceito que construir uma moradia dentro dos padrões universais oferece mais custo ao empreendedor. O custo é praticamente o mesmo da construção convencional e nem sempre é necessária uma área maior.

Suspeita-se que Retaludamento em Aterro Causa Risco à Rodovia
Em Construção em desnível
Um aterro para alargamento de pista poderia ser a razão de trincas longitudinais ao longo de uma rodovia. Um parecer técnico indicava esta possibilidade, porém, sem ter havido uma investigação geotécnica laborial.

Contribuindo com a sustentabilidade: indústria cimenteira transforma pneus e resíduos em cimento
Em Arquitetura sustentável
A preocupação com sustentabilidade alcança um dos grandes agentes poluidores do nosso mundo moderno: os pneus velhos. Através de co-processamento, uma contribuição efetiva da indústria do cimento para a sustentabilidade. O processo usa pneus e outros resíduos como matéria prima para a fabricação de cimento e ajuda a preservar o meio-ambiente.

Ecobuild 2009
Em Arquitetura Inclusiva
Acontece em março de 2009, em Londres o Ecobuild 2009, o maior evento mundial dedicado ao design e construção eco-sustentável. Nesta sua quinta edição o evento atrairá cerca de 800 expositores e 30 mil visitantes, além de promover mais de 100 conferências e seminários e dezenas de atrações especiais.

Proposta de Política Industrial para a Construção Civil
Em Exercício Profissional
No último dia 6 de outubro, reuniram-se na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), cerca de 120 representantes da cadeia produtiva da construção civil que acompanharam o lançamento do "Caderno Técnico - Proposta de Política Industrial para a Construção Civil - Edificações”.

Setor da construção se antecipa e estuda plano de ação em combate a crise
Em Exercício Profissional
Fiesp discute com o governo projetos para viabilizar o desenvolvimento da indústria da Construção Civil. Diante do cenário de instabilidade econômica mundial, o diretor titular do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic), José Carlos de Oliveira Lima, encontrou-se nesta quarta-feira (22), em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, para discutir ações imediatas afim de minimizar os efeitos da crise no setor.

Enquete

O barulho proveniente das tubulações de esgoto foi apontado como um dos ruídos que mais incomodam os moradores de um prédio. Para resolver essa questão foi lançada uma linha de tubos de esgoto de PVC mineralizado com propriedade de isolamento acústico.
Com relação à solução:

a) É importante porque elimina a necessidade de revestir o tubo de esgoto com material fono-absorvente para atenuar o problema

b) É importante considerar a nova tecnologia como diferencial de conforto e de preocupação com poluição sonora, especialmente em edificações de alto padrão onde esse atributo é reconhecido pelos potenciais moradores

c) Não conheço essa nova tecnologia em tubos de PVC para esgoto

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Fademac

Amanco

SINAENCO

Instituto Brasil Acessível

Siamfesp

ABCEM

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.