Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 12 de novembro de 2008
Boletim nº 82 - Revitalização de fachadas
Eternit | Eterplac - Placa Cimentícia

Placas cimentícias revitalizam fachadas
Em Coberturas / Sistemas Construtivos
Sempre, seja em tempos de crise ou não, especialistas em vendas afirmam que o que se procura em um produto é a relação custo x benefício. Certo? Parcialmente certo! Na verdade, a arquitetura e a engenharia quebraram, há muito, esse paradigma e, cada vez mais, exigem soluções compatíveis com modernos métodos da construção civil. Um exemplo disso é que a tecnologia atual permite mudar e renovar as fachadas e reduzir custos com a substituição das antigas placas de alumínio (ainda preferência nacional) por placas cimentícias.

Marketing pessoal? O que é isto? Café forte para profissionais.
Em Cafézinho Eletrônico - Marketing para profissionais
Historicamente no Brasil o ato de vender esteve sempre associado à sub–profissão e a enganosa imagem mental de que se o sujeito não teve sorte (ou competência) numa área técnica digna, foi ser vendedor! Piorando este quadro, vem mais: o Marketing assumiu o papel de anjo da guarda do quadro de vendas.

O designer de interiores, profissional ou amigo?
Em Decoração e Arquitetura de Interiores
Tenho visto a cada dia mais lojas do ramo de decoração - principalmente de mobiliário, mas também de outros produtos - acenarem com consultorias e projetos "gratuitos", fornecidos dentro das próprias lojas, a quem ali adquira seus móveis, cerâmicas, louças e metais. Trata-se de uma generalização do serviço prestado há muitos anos pelas lojas de armários modulados, que tem se espalhado pelo mercado na luta pelos Clientes que têm se interessado a cada dia mais por ter casas "bonitas e acolhedoras".

Decoração de natal, hora de arrumar a casa!
Em Decoração e Arquitetura de Interiores
Além das tradicionais mesas de Natal podemos criar pinturas diferentes e especiais em apenas uma parede no living, ou junto a uma pequena parede onde ficará a árvore natural (seja mais criativa e não precisa de muitos presentes nela!)... Essa parede poderia receber a cor da borgonha, ou o vermelho paixão ou verde folhagem... Até um douradão vale nessa época, natal nos permite abusar!? Temos já lindas tintas metalizadas para pinturas de paredes prata ou ouro velho além do dourado, único inconveniente é o custo dessas tintas especiais.

Sustentabilidade na Construção: nem Flinstones, nem Jetsons
Em Arquitetura sustentável
Na edição do passado dia 22/10/2008 o caderno ambiente da Folha on-line publicou um artigo sob o título “Paulistanos deixam de comprar produtos "verdes" se custarem mais caro” onde, a determinada altura, se diz “...como se fala tanto em sustentabilidade e aquecimento global, a quantidade de informações, muitas vezes contraditórias, confunde e cansa até o mais bem intencionado ecologicamente.”

Dúvidas mais comuns em relação aos pisos vinílicos
Em Pisos vinílicos
Muitas pessoas têm dúvidas com relação à utilização de pisos vinílicos, seja na hora de especificar, aplicar ou manter. O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Fademac, uma das patrocinadoras do Fórum da Construção, tomou o cuidado de selecionar as perguntas mais freqüentes que chegam ao seu Departamento Técnico, para facilitar a vida dos consumidores, arquitetos, engenheiros e construtores.

De caixas a cisternas, como especificar reservatórios de água?
Em Hidráulica
Nunca os reservatórios de água tiveram tanta importância na construção civil. Não só considerando a saúde, quer seja familiar ou pública (haja vista o caso da dengue), mas também no que diz respeito à construção sustentável. Seja qual for o produto, as normas de greenbulding prevêem aspectos relativos à sistema de fabricação, à durabilidade, a custos de manutenção e conservação de produtos pelos usuários, além de também embutir nas exigências, questões como a qualidade de vida dos habitantes do edifício e do entorno onde a construção está sendo erguida. Com relação à água, os aspectos mais significativos ficam por conta do desperdício, do uso controlado da água, do reuso, do seu reaproveitamento.

Para sua reflexão

A boa resposta
Um erro é a oportunidade de começar tudo novamente; mas de uma maneira muito mais inteligente. Henry Ford

Clique na frase acima e leia todo o texto






Enquete

Como anda a qualidade de ensino nas faculdades de arquitetura e engenharia?

a) atende as expectativas do aluno

b) não atende as expectativas do aluno

c) professores e alunos, fingem que ensinam/estudam

d) é necessária urgente adequação do ensino com a realidade do mercado

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Fademac

Amanco

SINAENCO

Instituto Brasil Acessível

Siamfesp

ABCEM

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.