Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 14 de janeiro de 2009
Boletim nº 90 - Varejo da construção no Brasil deverá crescer 8,5% em 2009
Eternit | Eterplac - Placa Cimentícia

Orçamentos estimativos sem identificação de autoria pode anular licitação pública.
Em Exercício Profissional
A Lei nº 8666/93 no seu Art. 40, alínea XVII , item II do § 2º. estabelece a obrigatoriedade da Administração Pública apresentar juntamente com o edital de licitação o ORÇAMENTO ESTIMATIVO EM PLANILHAS DE QUANTITATIVOS E PREÇOS UNITÁRIOS. Por outro lado. a legislação profissional, cuja lei maior é a Lei Federal nº 5.194/66 em seus vários artigos estabelece uma série de condições que disciplinam a matéria, sobretudo com relação a responsabilidade de autoria do orçamento.


Oferta de trabalho para 5.563 arquitetos e engenheiros

Em Exercício Profissional
Exatamente 5.563 Prefeitos tomaram posse neste inicio de ano, anunciando austeridade como regra básica. Pelo menos 5.563 arquitetos e engenheiros deverão ser responsáveis pelos departamentos de obras e outras inúmeras secretarias. Um número expressivo de profissionais movimenta-se no entorno deste fato. Profissionais responsáveis pelas secretarias de meio ambiente, de agricultura, de planejamento, infra- estruturas, habitação, responsáveis por fiscalização edilícia, engenheiros contratados para integrar as comissões de licitações, às comissões de avaliações, a comissão de recebimento de obras, engenheiros e arquitetos responsáveis por ...


Geotecnia : O papel e as enormes responsabilidades das investigações geológicas

Em Geotecnia
Os vários acidentes que infelizmente vêm ocorrendo amiudadamente em obras de engenharia em todo o país, alguns poucos chegando ao noticiário de mídia, têm trazido à baila a íntima relação dessas obras com os terrenos geológicos em que são construídas. E, por conseguinte, a enorme importância que as investigações geológicas têm para o êxito técnico desses empreendimentos.


Crise? Momento ideal para novos mercados, novos desafios. Para os profissionais e para a indústria.

Em Arquitetura Inclusiva
Aonde estão as novas oportunidades de mercado em momentos como o atual? Como, e para onde diversificar as linhas de produtos? Existem novos nichos que arquitetos, engenheiros, profissionais enfim, podem buscar? Aonde encontrar essas respostas? Em todos os meios de comunicação a crise econômica mundial é o assunto sempre em destaque. Quer seja pela importância inegável do momento, quanto pelo fato de que problemas e tragédias (veja a guerra de Israel e o Hamas) atraem audiência e sempre despertam curiosidade.


Varejo de material de construcão deverá crescer 8,5 % em 2009 no Brasil.

Em Exercício Profissional
Apesar da turbulência na economia causada pela crise internacional no segundo semestre de 2008, o setor de material de construção teve um desempenho notável, fechando o ano com crescimento de 9,5% sobre 2007, segundo a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção). O faturamento do varejo de material de construção em 2008 foi de R$ 43,23 bilhões. Os dados refletem o comportamento das lojas em volume de vendas.


Banheira - Uma opção indispensável em seu projeto

Em Decoração e Arquitetura de Interiores
Depois de um dia exaustivo, nada é mais relaxante do que um banho de imersão. E se for acompanhado pela massagem com jatos de água, fica melhor ainda. No entanto, muitos usuários deixam de lado o prazer de ter uma banheira em casa, por falta de esclarecimentos, estímulo ou disposição para realizar uma reforma no banheiro. Para construções novas, nem sempre o produto faz parte do projeto, por inúmeras razões: preço, espaço ou pura falta de informação.


Home Office une conforto e tecnologia

Em Conforto ambiental
É perfeitamente possível, e muito saudável, encontrar o equilíbrio entre a intimidade da vida pessoal e com as responsabilidades profissionais. Para que isso ocorra, basta criar um espaço de trabalho adequado, um home office que harmoniza praticidade e conforto. Esse tipo de ambiente deixou de ser um luxo. Hoje é fundamental na casa. O arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris defende que o home office deve obedecer a algumas regras básicas, independentes do tamanho do projeto. "É importante que seja funcional, arejado, claro e aconchegante. Nunca podemos nos esquecer do tripé estética, funcionalidade e bem-estar", acrescenta.


Banheiro inclusivo e Universal Design: segurança e comodidade

Em Decoração e Arquitetura de Interiores
O banheiros está entre os locais mais importantes e caros de uma construção, sem falar que é uma das áreas onde mais se encontra projeto e tecnologia em cada detalhe. O conceito de banheiro inclusivo procura dar um novo enfoque no projeto destes ambientes, visando à segurança e independência dos usuários. Segurança e independência são dois importantes objetivos para projetos de banheiros. A Arquiteta Sandra Perito, doutoura na aplicação do Desenho Universal pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo e autora do protótipo Universal Home (www.universalhome.com.br), considera todo o banheiro como área molhada, e não apenas o box, tornando assim o espaço mais seguro e funcional, no que se convencionou chamar de “Banheiro inclusivo”.

Para sua reflexão

Compartilhando alegria
Eu sei que sou amigo de alguém quando penso: ´Não é mesmo maravilhoso que tal pessoa haja recebido tal e tal coisa, ou realizado isso ou aquilo?´ Ao fazer essa afirmação eu a faço com enorme satisfação... Carlo Maria Guilini

Clique na frase acima e leia todo o texto






Enquete

Os profissionais do nosso setor, tem dificuldades na indicação de lojas de material de construção para seus clientes. O que você espera que uma loja proporcione?

a) Preço

b) Qualidade nos produtos

c) Atendimento com profissionais preparados

d) Diversidade de marcas

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Fademac

Amanco

SINAENCO

Instituto Brasil Acessível

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.