Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 18 de março de 2009
Boletim nº 97 - A arquitetura como instrumento de inclusão social
Lançamentos Eternit 2009

Parece madeira, mas é piso FademacFoto de uma sala
Em Pisos vinílicos
A Fademac, multinacional pertencente ao Grupo francês Tarkett e que há 42 anos atua no segmento de pisos vinílicos, está revolucionando o mercado: pisos que imitam madeira. Com isso, alia a preservação do meio ambiente com o gosto do consumidor que sempre preferiu a madeira para compor a decoração de seu imóvel.


Marketing de relacionamento: Café em Taça
Foto de uma sala
Em Cafézinho Eletrônico - Marketing para profissionais
Pausa para um cafezinho falando de uma ocasião delicada na vida profissional: a negociação! "Negociamos o tempo todo com os clientes e com fornecedores, e sempre é um momento de stress e onde sabemos que "tudo" conta".
O que se pensa muitas vezes é diferente do que se faz! A estratégia da negociação nem sempre cobre todas as nossas surpresas da hora de “arena”.


A arquitetura como instrumento de inclusão social

Em Arquitetura Inclusiva
Os progressos da medicina têm permitido que cada vez mais pessoas tenham a vida prolongada, acarretando uma profunda mudança no perfil demográfico da sociedade brasileira: pessoas idosas representam, hoje, uma significativa parcela da população. Todavia, mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico, dificilmente se poderá acabar com todas as disfunções orgânicas decorrentes do envelhecimento.


Arquitetura sustentável : Ubatuba - SP ganha o primeiro residencial clube.
Desenho de uma xícara de café
Em Arquitetura sustentável
“Latitude 23”, condomínio com a mais completa infraestrutura de lazer emprega conceitos da bioarquitetura. Projetado pelo escritório Ito Ventura Arquitetura e Urbanismo, com projeto paisagístico assinado pela Tal Quin Tal Arquitetura da Paisagem, o residencial clube "Latitude 23", em Ubatuba, é um exemplar da aplicação da sustentabilidade na construção civil.


Os esgotos na Região Metropolitana de São Paulo

Em Hidráulica
Tendo em vista que a SABESP está dando início à 3ª fase do Projeto Tietê julguei oportuno tentar fazer uma análise da situação dos esgotos na RMSP embora reconheça as dificuldades de sintetizar um tema tão grande e complexo. Na minha opinião, ao lado do Uso e Ocupação do Solo e do Trânsito se constitui num dos maiores desafios dessa região não só pelo tamanho como principalmente pela extrema dificuldade em soluciona-lo satisfatoriamente. Os demais problemas da região também são grandes porém tem soluções mais claras.


Os 3 postulados sagrados da geologia de engenharia

Em Geotecnia
Como se sabe, a Geologia de Engenharia brasileira desenvolveu-se basicamente fora do contexto acadêmico, devendo esse desenvolvimento em grande parte a esforços autodidatas de seus profissionais. Em seu início no país, desde os anos 50, a GE brasileira sofreu grande influência dos paradigmas técnicos da Engenharia Geotécnica, o que a levou a priorizar o esforço de medição de parâmetros geotécnicos.


A evolução da Arquitetura de Interiores

Em Decoração e Arquitetura de Interiores
Para contar a história da evolução dos nossos cômodos de maneira clara e didática, vamos considerar que a Arquitetura de Interiores é resultado da trilogia SOCIAL, SERVIÇOS e ÍNTIMO. Vamos também fazer um paralelo com os INTERIORES que temos em nosso presente.

Home Office une conforto e tecnologia Desenho de uma xícara de café
Em Conforto ambiental
É perfeitamente possível, e muito saudável, encontrar o equilíbrio entre a intimidade da vida pessoal e com as responsabilidades profissionais. Para que isso ocorra, basta criar um espaço de trabalho adequado, um home office que harmoniza praticidade e conforto. Esse tipo de ambiente deixou de ser um luxo. Hoje é fundamental na casa. O arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris defende que o home office deve obedecer a algumas regras básicas, independentes do tamanho do projeto.

Para sua reflexão

Seguindo em frente
Você ou pode conviver com seus problemas, reclamar deles e permitir que o arrastem para baixo; ou pode se levantar, fazer alguma coisa a respeito deles e se posicionar mediante uma atitude melhor e mais produtiva. Mike Malone

Clique na frase acima e leia todo o texto


Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Na próxima semana, dia 24 de março, começa em São Paulo duas das maiores feiras do setor : A FEICON, no Anhembi, e a REVESTIR, no Transamérica. Você ...

a) Não pretende visitar

b) Pretende visitar para conhecer os lançamentos

c) Pretende visitar para seu relacionamento profissional

d) Pretende visitar por curiosidade

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Fademac

Amanco

Instituto Brasil Acessível

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.