Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 01 de abril de 2009
Boletim nº 100 - Cobertura com telhas de fibrocimento
Tarkett Fademac

Cobertura com Telhas de fibrocimentoFoto de uma telha
Em Coberturas / Sistemas Construtivos
Quando se elabora um projeto arquitetônico, uma das primeiras preocupações é com a cobertura. Embora tenha como função essencial garantir a estanqueidade (capacidade de reter a água) e ter bom desempenho térmico e acústico, não podemos nos esquecer que é o elemento mais visível em um conjunto arquitetônico Existem várias opções de produtos, mas as telhas de fibrocimento estão entre as mais conhecidas dos brasileiros.


A casa de emissão zero

Em Arquitetura sustentável
Usualmente o verão é marcado por sucessivas notícias de chuvas fortes que geraram enchentes, desabamentos, perdas, desabrigados e mortes de pessoas ou mesmo famílias. A falta de estrutura de grandes cidades, aliada à omissão de políticas públicas eficazes baseadas em estudos divulgados e casos similares, colabora para as tragédias tão noticiadas pela mídia, no entanto, não podemos desprezar a força da natureza, haja vista a proporção inédita do volume de água despejada sobre nosso solo.


Os US$ 5 trilhões do G20 solucionarão a crise?

Em Exercício Prosissional
Depende. A débâcle mundial surgiu nos EUA. Começou com a desaceleração econômica no país há cerca de dois anos, em 2007. Isto aumentou a insolvência do mercado imobiliário, que havia assumido riscos muito além do que a prudência recomendaria. Tomou proporções alarmantes com a crise de credibilidade financeira, que não deve ser confundida com crise de liquidez, sendo deflagrada pela imperícia das autoridades econômicas do governo Bush, que permitiram a quebra do banco Lehman Brothers.


Tecnologia Associada a Patrimônio Histórico

Em Restauração e bens históricos
Cada vez é mais forte o contraste entre o passado e a nova tecnologia que progride a cada dia. Estou comentando isto, porque achei interessante quando visitei algumas cidades históricas que estão tendo que conviver com novas tecnologias em função do aumento do turismo o que implica na expansão da rede hoteleira, restaurantes, comércio e prestação de serviços, todos eles interligados hoje à rede de internet, telefonia, sistema bancário entre outros.


Parede de painéis monolíticos de solo-cimento

Em Geotecnia
A construção com terra têm mostrado sua versatilidade através dos séculos. Em todos os recantos do mundo, as técnicas construtivas surgiram em quase todas as civilizações do passado e expandiram-se através das invasões e colonizações, comuns na história da Humanidade.


1ª Jornada Nacional de Arquitetura Inclusiva: Quanto representa economicamente esse mercado no mundo imobiliário?

Em Arquitetura Inclusiva
Pela primeira vez, a Arquitetura Inclusiva será analisada sob o ponto de vista econômico, porém sem deixar de lado o debate sobre a premissa fundamental do projeto arquitetônico humanístico de compreender a diversidade humana, colocando em perspectiva esse segmento do mercado da construção diante do pragmático mundo dos negócios.


A importância do tubo corrugado, parede dupla, nas instalações de esgoto sanitário

Em Hidráulica
Nunca se falou tanto de saneamento básico de forma tão abrangente, não só considerando seu valor para a promoção da saúde e para a qualidade de vida das pessoas, mas também pelo seu impacto no meio ambiente. Parte fundamental do processo de desenvolvimento da infra-estrutura, a execução de sistemas coletores de esgoto requer investimento elevado, pois exige valas profundas, nivelamento perfeito da tubulação, tecnologia para considerar a influência dos lençóis freáticos na construção, prevenir contra contaminações, garantir segurança na manutenção, enfim um sistema confiável e durável.


Decoração de interiores: O espaço infantil

Em Decoração e Arquitetura de Interiores
Cores e novos formatos no mobiliário infantil estimulam de uma maneira lúdica o interesse pelo próprio quarto. Para que a casa e a escola realizem da melhor maneira sua vocação de transmitir segurança e saber, é necessário que o espaço arquitetônico seja polivalente e simulativo, de modo a permitir o livre exercício da imaginação. O ambiente deve ser claro e arejado, os móveis simples e leves e o material prático e lavável.

Para sua reflexão

Vida plena
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita. Mahatma Gandhi

Clique na frase acima e leia todo o texto


Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Depois do plano de construção de 1.000.000 de casas, da melhoria nas condições de financiamento da casa própria, a redução do IPI em diversos materiais de construção era o que estava faltando para impulsionar o nosso setor?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Amanco

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.