Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 23 de abril de 2009
Boletim nº 102 - Projeto inclusivo de verdade
1ª Jornada Nacional

Projeto inclusivo de verdadeFoto de um quarto acessível
Em Arquitetura Inclusiva
A promoção da acessibilidade na arquitetura não é um tema novo, mas ainda é, relativamente, difícil de colocar em prática. Prevista no Estatuto das Cidades (Lei nº 10.257, de 2001), já estava na pauta do programa de necessidades em projetos de grandes empresas, que tinham de adaptar suas dependências para receber os deficientes físicos que passaram a ter de contratar, por força da Lei 8.213, de 1991.


Ao sucesso!

Em Cafézinho Eletrônico - Marketing para profissionais
Há neste país (e na América Latina, em geral) uma cultura pequena de "não valorizar o trabalho". Empreender sem risco, investimento ou esforço é o ouro de tolo.Todos esperam ser atendidos em suas necessidades, de acordo com suas idiossincrasias e, pasmem, na hora que têm vontade. Esperamos que terceiros nos digam o que fazer, que “especialistas” validem opiniões e por aí vai.Isto é sintoma de que ainda estamos na "menoridade", por nossa própria falta de esclarecimento ou, em bom alemão: Aufklarüng.


Casa Cor reúne três eventos em um só

Em Exercício Profissional
A partir desta edição, a Casa Cor agrega mais dois eventos: a Casa Hotel, voltado à área de turismo, e a Casa Kids, criada para atender pais e filhos. As três mostras acontecem simultaneamente de 26 de maio a 14 de julho, no Jockey Club de São Paulo. Cerca de 110 ambientes serão expostos em uma área de 22 mil m². Isso deve aumentar a permanência do público no local, segundo o presidente da mostra, Angelo Derenze. Referência mundial em decoração de interiores, a Casa Cor aborda este ano um tema que pauta as discussões do momento: a sustentabilidade. Além disso, homenageia os 100 anos de nascimento do paisagista brasileiro Roberto Burle Max, um grande defensor da natureza e da brasilidade.


Casa de bambu é leve, barata e à prova de terremotos

Em Soluções Arquitetônicas
Um pesquisador chinês radicado nos Estados Unidos desenvolveu uma nova forma para construir casas de bambu que nada deixa a dever às casas norte-americanas, construídas com placas de materiais compósitos, ou às casas chinesas, construídas de alvenaria. E, se a menção a uma casa de bambu lhe traz à mente uma choupana feita com bambus empilhados, é melhor pensar de novo e lembrar-se das tecnologias de processamento de madeiras hoje disponíveis e dar uma olhada nesta casa de bambu do século XXI - a foto abaixo mostra o protótipo construído com a nova tecnologia.


O que é retrofit?

Em Restauração e bens históricos
Quem lida no mundo da construção talvez nunca tenha ouvido falar tanto em “retrofit” como nos últimos tempos. O termo em Inglês nada mais é do que a popular “reforma”, mas aqui com um sentido de customizar, adaptar e melhorar os equipamentos, conforto e possibilidades de uso de um antigo edifício. Mas porque reformar ao invés de fazer um prédio novo? Bem, há várias coisas a serem consideradas.


Novas fontes de financiamentos sustentarão crescimento da construção civil

Em Empreendimentos Imobiliários
As ações adotadas pelo governo brasileiro para combater os efeitos da crise internacional foram ampliadas. Ontem (15/3), a Câmara dos Deputados aprovou medida provisória que autorizou o Tesouro Nacional a conceder crédito de R$ 100 bilhões ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Segundo a Anamaco (Associação Nacional dos Distribuidores de Materiais de Construção), a ampliação do pacote habitacional, a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para 30 itens básicos e a criação de uma linha de financiamento especial para as empresas participantes do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) são os três fatores essenciais que sustentarão o crescimento de 5% do setor este ano.


Construção civil: Baixa renda garante desempenho das construtoras

Em Empreendimentos Imobiliários
Os primeiros resultados de vendas do setor de construção civil este ano são reveladores: apesar da crise, a demanda continua aquecida e os resultados das companhias que atuam na baixa renda foram positivos antes mesmo dos efeitos do pacote habitacional. Ontem, PDG Realty e MRV divulgaram as prévias de resultados operacionais do primeiro trimestre. Os números mostram que, depois da crise, as empresas foram muito mais cautelosas e reduziram lançamentos. Mas, proporcionalmente, as vendas subiram, o que significa que as companhias queimaram estoques - produtos lançados, em obras ou prontos - e que aumentaram muito no ano passado depois da enxurrada de novos empreendimentos.

Para sua reflexão

Não se envenene.
Negativismo é a ancora que pode paralisar a vida de alguém permanentemente. William Robinson

Clique na frase acima e leia todo o texto


Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Você analisa a Arquitetura Inclusiva e a Sustentabilidade, considerando o quanto podem agregar em valor econômico em suas obras?

a) Sim, entendo que acrescentam e valorizam muito

b) Não, nunca me preocupei com isso

c) Nunca havia analisado pelo aspecto de agregar valor as obras

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Amanco

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.