Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 29 de abril de 2009
Boletim nº 103 - Energia solar térmica na Antártica
Hidrocad - Amanco

Energia Solar Térmica na AntárticaFoto de um quarto acessível
Em Energia
Quem disse que aquecimento solar não funciona em regiões extremamente frias? Desde Fevereiro de 2008, algumas estações de pesquisa inglesas utilizam os coletores solares tipo tubos de vácuo ( tubos de calor) para se aquecerem. O clima é agressivo nas Ilhas Adelaide a 1860 km ao sul das Ilhas Falkland: poderosas tempestades, temperaturas bem abaixo de zero e muita neve no período de inverno. Mesmo assim a BAS(British Antarctic Survey) utiliza a energia solar.


Obra rápida e limpa. Eco – Pousada Teju-Açu

Em Coberturas / Sistemas Construtivos
A Eco - Pousada Teju-Açu , Fernando de Noronha, possui um projeto arquitetônico que teve como base a premissa da preservação do ecossistema local com o cuidado de evitar tipos desnecessários de intervenção no meio-ambiente. Além disso, possui um sistema de captação de água da chuva, que aliado ao tratamento de esgoto e sistema de energia solar, faz da pousada um exemplo de construção consciente.


Contratos de gaveta

Em Empreendimentos Imobiliários
Apesar do aumento das facilidades cada vez maiores para obtenção de crédito imobiliário, muitos compradores ainda não conseguem vencer as barreiras burocráticas do financiamento e recorrem a uma alternativa de aquisição da casa própria conhecida no mercado imobiliário como “contrato de gaveta”. Trata-se de um instrumento caracterizado pelo acordo entre alguém que contraiu um financiamento imobiliário e outro que assume o imóvel e, conseqüentemente, pagamento da dívida através de um contrato particular, sem receber a anuência do agente financiador.


Etiquetagem de Imóveis: uma questão de números

Em Arquitetura sustentável
A primeira crise do petróleo (1973) teve o condão de despertar consciências mundo afora para a racionalização dos gastos com energia. O item "consumo" passou a fazer parte dos critérios a ter em conta ao comprar um carro. Seguiram-se os eletrodomésticos com o mercado substituindo as imensas Frigidaire por marcas européias menores e mais econômicas. Os consumidores passaram a prestar mais atenção nas etiquetas.


Lições de Santa Catarina. Autoridades, queiram por favor anotar

Em Geotecnia
Esse ano as trágicas lições foram oferecidas especialmente por Santa Catarina, mais especificamente pelas cidades de seu Vale do Itajaí. Mas lições idênticas são dadas anual e recorrentemente por Nova Friburgo, Ouro Preto, Petrópolis, Rio de Janeiro, Campos do Jordão, Belo Horizonte, Recife, Salvador, São Paulo e tantas outras cidades brasileiras que têm sua expansão urbana avançando sobre áreas de relevo mais acidentado e encostas geotecnicamente instáveis.


Vendas após pacote são recorde nas construtoras

Em Empreendimentos Imobiliários
As construtoras que atuam na baixa renda estão assustadas - esse é o termo - com o tamanho da demanda gerada pelo pacote habitacional do governo. A partir do dia 13 de abril, quando o programa entrou em vigor, os acessos ao site dessas companhias explodiram. E boa parte desse interesse está se convertendo em vendas. O primeiro fim de semana pós-pacote foi o melhor da história para empresas, como MRV, Goldfarb, Tenda e Rodobens. As vendas chegaram a dobrar ou até triplicar.


O jardim sensorial e suas principais características

Em Paisagismo
O jardim, desde a antiguidade, sempre foi um espaço de lazer e prazer mesclando um paradigma de sonho e realidade. Através deste espaço, era possível viajar no tempo, experimentar sensações diferentes, promover encontros e entrar em contato com a natureza em sua mais exuberante expressão. Segundo Michael Corajaud, o jardim é como fragmento de um sonho e deve ser compartilhado por todo e qualquer usuário, incluindo os portadores de algum tipo de deficiência -- visual, auditiva ou física. Os idosos também têm direito, com sua natural perda de mobilidade e diminuição dos sentidos.

Para sua reflexão

Sobre preocupação
Eu posso me sentir culpado a respeito do passado, apreensivo em relação ao futuro, mas só posso agir no presente. Abraham Maslow

Clique na frase acima e leia todo o texto


Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Com as novas linhas de crédito para a construção, e as reduções de IPI de vários produtos do nosso setor, você já está sentindo uma evolução positiva no mercado de construção brasileiro ?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Amanco

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.