Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 13 de maio de 2009
Boletim nº 105 - Mais de 2 milhões de brasileiros estudam à distância
1ª Jornada Nacional

Mais de 2 milhões de brasileiros estudam a distância
Em Curso a Distância
Desde o inicio desta década os brasileiros encontraram no Ensino Aberto e a Distancia (EAD), via internet, um caminho promissor para atualizar seus conhecimentos profissionais, permanecer no mercado de trabalho e aumentar seus rendimentos por intermédio de programas de progressão funcional. Nestes últimos anos, contudo, o crescimento foi vertiginoso.


O Clima e as Plantas Ornamentais

Em Paisagismo
O Brasil é um país com grande área territorial e possui uma flora muito diversificada. Em sua grande extensão territorial podemos encontrar diversos domínios ecológicos caracterizando a diferença de clima e condições meteorológicas, o que está intimamente ligado à presença de certas espécies de plantas cultivadas em diferentes regiões.


Concreto flexível é capaz de se autoconsertar sem intervenção humana

Em Materiais básicos
Um concreto desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, é capaz de se autoconsertar apenas com a adição de água e dióxido de carbono (CO2). O autoconserto é possível porque o novo concreto foi desenvolvido para dobrar e se quebrar em finíssimas lacunas, equivalentes à metade do diâmetro de um fio de cabelo humano, em vez de se quebrar em pedaços ou criar fissuras grandes, como acontece com os concretos normais.


Painéis Wall Eternit: projetos com aparência de obra de arte.

Em Coberturas / Sistemas Construtivos
É inegável que a construção civil atual apresenta traços de obra de arte. Atingir essa meta é possível porque a arquitetura utiliza técnicas inovadoras de projeto, construção e design. Para alcançar esse efeito, podem ser explorados métodos e produtos modernos, que possibilitam à arquitetura inovar e desenvolver novos conceitos.


Transbordamento: antes de aumentar as secções das calhas, amplie a capacidade dos condutores verticais

Em Hidráulica
Não é raro ocorrer transbordamento de calhas em forros e lajes de teto quando ocorrem chuvas intensas. Conforme a intensidade e a duração da chuva, a água extravasada para dentro do ambiente pode representar sérios prejuízos e aborrecimentos para os seus usuários. Mas nem sempre o problema está na capacidade das calhas em si, mas nos condutores que estão com pouca capacidade.


Ensinar a pensar

Em Cafézinho Eletrônico - Marketing para profissionais
Muito se tem agitado as empresas, depois das marolas internacionais e o cortejo de vaticínios, que se lhe sucedeu. Então, nada melhor que verificar qual peça está faltando na engrenagem, para que possamos contribuir para a melhoria da espécie. Às vezes, em meio a tanto progresso e tecnologia,esquecemos de coisas básicas e cometemos erros decimais. Foi pensando e pesquisando que achei a melhor receita moderna para acalmar mercados, formar líderes, gerir empresas e governar nações. Esta abordagem é baseada numa mais antiga: educar para não ter que punir. Segue abaixo:


Acessibilidade universal

Em Arquitetura Inclusiva
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 24 milhões de brasileiros ou 15% da população possuem mobilidade reduzida temporária ou permanente. Um universo que cresce ainda mais se incluirmos os idosos, obesos e as gestantes. Todos são contemplados pela NBR 9050:2004, norma técnica que estabelece os parâmetros para o projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

Para sua reflexão

Erros
Não olhe para onde você caiu, mas onde você escorregou. Provérbio Africano

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Diante das novas exigências que o meio ambiente tem apresentado para a área da construção civil, você faria um curso a distância para atualizar seus conhecimentos visando atender esta nova demanda?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Amanco

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.