Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 20 de maio de 2009
Boletim nº 107 - Cursos a distância são a tendência do momento
Lançamentos Eternit 2009

Cursos a distância são a tendência do momento
Em Curso a Distância
Quem se saiu bem com a atual crise financeira foram às instituições de ensino que oferecem cursos a distância, via internet, cujo foco é a formação continuada e em serviço, sobretudo, de profissionais já graduados, porque as organizações empresariais, na busca de minimizar os custos com treinamento, encontraram na educação a distância (EAD) uma ferramenta para aperfeiçoar, capacitar e/ou suprir deficiências oriundas da educação formal de seus colaboradores, além de transmitir informações de modo rápido a respeito de mudanças no cenário econômico, visando aumento da produtividade dos negócios.


1º Curso EAD : Eficiência Energética em Edifícios

Em Curso a Distância
O IBDA em parceria com o SitEscola, inicia o oferecimento de cursos de Ensino Aberto e a Distância (EAD), através do sistema de "auto-aprendizado" que é uma modalidade que não tem prazo para iniciar e tampouco para terminar. Você pode começar o curso oferecido nessa modalidade em quaisquer dias e meses e terminá-lo após um dia, após semanas ou meses. Você determina o seu prazo de estudos. Quando houver dúvidas, basta enviar uma mensagem para o instrutor.


Ergonomia consciente

Em Arquitetura Corporativa
Os recursos aplicados através da ergonomia possibilitam melhorar a qualidade de vida no trabalho, permitindo um aumento no grau de satisfação dos funcionários e conseqüentemente o aumento da produtividade. No entanto, a ergonomia ainda é uma prática muito pouco aplicada entre a população. Muitas às vezes, conversando com amigos ou até mesmo com clientes, comento sobre os benefícios da ergonomia e percebo o quanto este recurso é desconhecido.


A incapacidade do estado de planejar e contratar

Em Empreendimentos Imobiliários
A retomada do crescimento nacional que vem sendo verificada nestes últimos anos (agora enfrentando as incertezas advindas da crise internacional) encontra o poder público planejador e contratante e a engenharia nacional fornecedora abalados por fenômenos estruturais recentes que os fragilizaram tecnologicamente e gerencialmente.


Casa para a vida toda? Para todos?

Em Arquitetura Inclusiva
A Medida Provisória nº 459/2009 refere-se ao Programa minha casa minha vida, iniciativa do Governo Federal. Ela ainda não foi votada na Câmara dos Deputados e apesar de haver 307 emendas apresentadas, nenhuma se refere à garantia de equidade para pessoas com deficiência, que representam 14,5% da população total do Brasil ( equivalente a 27 milhões de pessoas). A MP ignora, em seu texto, os princípios do desenho universal e da acessibilidade, preconizados na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, ratificada pelo Brasil com equivalência de emenda constitucional, através do Decreto Legislativo 186/2008.


Fechaduras: Abrindo os olhos do consumidor

Em Segurança
A recém-publicada NBR14913 estabelece que os fabricantes de fechaduras de embutir especifiquem nas embalagens os locais apropriados para a utilização de cada produto, levando em consideração o tráfego de pessoas e o grau de resistência a corrosão e arrombamento. “Com isso, o consumidor poderá escolher a fechadura de acordo com a sua real necessidade”, destaca o assessor técnico do SIAMFESP, Roney Honda Margutti. A partir do dia 15 de maio as fabricantes de fechaduras de embutir empregadas em portas externas, internas e de banheiro de edificações terão de obedecer aos requisitos mínimos estabelecidos pela NBR14913, exigíveis para fabricação, classificação, dimensionamento, segurança, funcionamento e acabamento superficial desses materiais.


A crise da água: escassez e problemas de gestão

Em Energia
Diversos pesquisadores e especialistas têm atribuído a problemática da água a dois fatores fundamentais: escassez e gestão. A "crise da água" vivida atualmente pela humanidade se deveria a uma ou outra variável. Para Adolpho José Melfi, professor titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), no entanto, não se trata de um problema causado apenas pela gestão ou pela escassez do recurso natural, mas sim pelos dois fatores intimamente interligados.

Para sua reflexão

O propósito de hoje.
Quando você dá a cada dia um propósito específico, no final de cada dia você terá realizado uma ação específica Chris Wallace

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Da mesma forma que o Selo Procel e a etiqueta INMETRO para aparelhos eletrodomésticos, uma etiqueta está sendo criada para indicar uma classificação de eficiência energética em edifícios. Esta medida incentivará o mercado da construção civil a fornecer edificações projetadas para atender uma eficiência acima do mínimo exigido pela regulamentação?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Amanco

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.