Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 10 de junho de 2009
Boletim nº 113 - Arquitetura Corporativa: um agente de resultados positivos nas organizações
Lançamentos Eternit 2009

2º Curso EAD: Viabilidade Executiva na Prática da Engenharia de Custos
Em Curso a Distância
Na prática da engenharia de custos a viabilidade executiva é ferramenta fundamental na apreciação e implementação de empreendimentos na construção civil e obras de engenharia. A viabilidade executiva envolve aspectos técnicos, econômicos e financeiros, possibilitando o real gerenciamento de custos.


Arquitetura Corporativa: um agente de resultados positivos nas organizações

Em Arquitetura Corporativa
No século atual, o tempo é marcado de forma diferente. Em 2009 as horas do dia não são as mesmas de 1811, ano do início da construção comercial com o primeiro mercado de Paris, o St. Martin – seguido das primeiras salas comerciais, época em que os negócios imobiliários foram favorecidos pelas ações “pós-revolução francesa”.


A Amanco inova mais uma vez e lança a nova versão do HidroCAD Amanco 1.2. Faça a sua atualização.

Em Hidráulica
A nova versão traz de novidades o manual em PDF, uma interface de cálculo reformulada e também avisos de atualização automática. Faça a sua atualização! Não é preciso desinstalar a versão anterior, apenas instalar a nova por cima da antiga, tomando o cuidado do AutoCAD® estar fechado.


Jardins e flores no inverno

Em Paisagismo
No Brasil, quando falamos em inverno a imagem que criamos é muito mais agradável do que uma paisagem coberta de neve, árvores com galhos secos e desfolhados e ausência completa de flores. Com os devidos cuidados, as plantas dos jardins e dos vasos podem resistir bem aos efeitos do frio, chegando bonitas e sadias na primavera.


Iluminação sustentável

Em Iluminação
Ao investir-se em sustentabilidade, os benefícios vêm de todos os lados. Mas o que seria mais importante como foco: Economizar o máximo com insumos naturais ou investir em aumento de produtividade? Pesquisas indicam que 1% de ganho de produtividade é mais representativo do que 100% na redução do consumo de energia, considerando os custos, em geral, de um escritório.


Repintura sem sustos

Em Tintas e vernizes
Mudar a cor da parede é quase obrigatório quando a ideia é renovar um ambiente. Mas, nem sempre o resultado é aquele que se espera. Algumas dicas simples podem evitar surpresas desagradáveis e garantir uma superfície bem acabada. Limpar e lixar a parede que vai receber a nova pintura é a primeira providência. Mas, é no momento de decidir com qual cor pintar que os procedimentos podem variar.


Hotel ou residência?

Em Empreendimentos Imobiliários
Um fenômeno imobiliário registrado no país nas décadas de 80 e 90 foi a proliferação de flats em todos os grandes centros urbanos, o que foi feito sem um planejamento da demanda, gerando uma grave crise para essa modalidade de empreendimento, especialmente em decorrência da baixa taxa de ocupação e elevado valor do condomínio, que chegou a ficar mais caro que o próprio aluguel.


Pisos vinílicos : Quando valorizar a imitação significa respeitar a natureza

Em Pisos vinílicos
Da madeira, apenas a inspiração. Alguns produtos parecem, mas não são. Nem por isso, devem ser “desclassificados” por falta de originalidade. Quebrar determinados paradigmas exige que se desprenda de conceitos do passado. Anos atrás, muitos arquitetos, decoradores e consumidores torciam o nariz para revestimentos que buscavam copiar desenhos ou texturas da natureza. Foi assim com a cerâmica que, apesar de se originar da terra, sempre teve uma queda pela reprodução, quer seja de estampas de tecidos, quer de pedras, mármores, até tijolos e madeira.


Lei federal exige específicamente a ART de orçamento

Em Exercício Profissional
A fixação de valores (através do orçamento) deve respeitar o artigo 109 da Lei nº 11.768 que diz: - Art. 109. “O custo global de obras e serviços (executados com recursos dos orçamentos da União), será obtido a partir de custos unitários de insumos ou serviços iguais ou menores que a mediana de seus correspondentes no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), mantido e divulgado, na internet, pela Caixa Econômica Federal”.


Para sua reflexão

Melhor retorno
Daqui a cinco anos a sua vida irá refletir fielmente as suas prioridades de hoje. Como será a sua vida daqui a cinco anos? Peter Mass

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Ao elaborar o seu projeto de construção você utiliza programas de simulação e modelagem para auxiliar nos cálculos de desempenho térmico, avaliação de radiação solar incidente, análise de insolação, dimensionar protetores solares, análise dos ventos ,dentre outros, cálculos necessários para determinar o conforto ambiental e, portanto, a eficiência energética do edifício projetado?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Amanco

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.