Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 01 de julho de 2009
Boletim nº 118 - Terapia de ambientes
Tarkett Fademac

Curso EAD : Eficiência Energética de Edifícios
Em Curso a Distância
O IBDA, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura , juntamente com o Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura - SitEscola.com, desenvolvem o curso Eficiência Energética para Edifícios. Coordenado pelo Engenheiro Eletricista Emílio Carlos Bortolucci do Centro de Componentes Semicondutores- CCS da Unicamp, trata-se de uma abordagem introdutória a respeito da Regulamentação de Avaliação da Conformidade para Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos divulgada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.


Idosos transformam o mercado imobiliário

Em Arquitetura Inclusiva
O acelerado e significativo crescimento do número de idosos no Brasil vêm transformando o perfil dos clientes que adquirem um lançamento imobiliário. Esse público bem exigente, possui necessidades específicas que vem sendo estudadas pelas construtoras. A pessoa idosa com o passar dos anos apresenta um declínio físico natural da idade, aumentando riscos de acidentes dentro da casa. A arquitetura, exerce um papel fundamental nessa etapa, pois com a aplicação de recursos na iluminação, criação de espaços amplos, pisos seguros, entre outros, amplia-se a autonomia e a segurança, fatores essenciais quando se pensa em qualidade de vida.


Terapia de Ambientes

Em Arquitetura - Terapia de Ambientes
Há muitos anos atrás, recebi por e-mail um pequeno conto que permaneceu em minha memória. Ele falava de um sábio chinês que, quando chamado por seu cliente para indicar o local correto em que deveria ser construída a casa em um grande terreno, passou vários dias tomando chá em meio à mata... Ao fim desses dias, indicou uma determinada posição ao cliente. Este, curioso, perguntou ao mestre porque havia levado tanto tempo para escolher a posição exata da casa. Ao que o sábio mestre respondeu: eu não estava escolhendo um local para colocar a casa, estava esperando que o terreno me dissesse onde deseja que a casa seja construída.


Bioengenharia dos Solos na Estabilização de Taludes e Erosões

Em Geotecnia
A bioengenharia é a integração dos conhecimentos de engenharia civil, agronômica e a biologia de modo a ser completa a ação de estabilizar as camadas superficiais dos solos sob ações erosivas das águas e de deslizamentos. Além de ser uma atitude ecologicamente correta, pois utiliza de conhecimentos atualmente existentes de áreas ou setores da economia diferentes integrando-os para solucionar problemas de instabilizações de solos de forma mais natural e ou de acordo com a natureza.


Incentivo X Proibição das portas de 60 e 70 cm

Em Arquitetura Inclusiva
Estive na " I Jornada de Arquitetura Inclusiva”, realizada na sede da SECOVI em São Paulo, pelo IBDA – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura e o IBA – Instituto Brasil Acessível, em junho e após um dia de debates e palestras, resolvi fazer uma pergunta ao final de uma palestra sobre legislação: POR QUE NÃO PROIBIMOS A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PORTAS DE 60 E 70 CM? Uma palestrante (cadeirante e arquiteta) me informou que isso iria criar problemas em projetos de espaços pequenos como banheiros de apartamentos, outro palestrante me disse que tinha muita resistência do mercado, porém estávamos “caminhando”para isto.


Carta geotécnica: Um salto à frente no estatuto das cidades.

Em Geotecnia
Nas chuvas desse último verão coube especialmente ao estado de Santa Catarina, com destaque de suas cidades do Vale do Itajaí, demonstrar tragicamente ao país os elementares erros de compatibilidade que em muitas situações vêm repetidamente se estabelecendo entre as expansões urbanas e as características geológicas e geotécnicas das áreas que estão sendo ocupadas. Bom lembrar que lições idênticas, com milhares de vítimas já computadas e enormes prejuízos patrimoniais e financeiros, são dadas anual e recorrentemente por Nova Friburgo, Ouro Preto, Petrópolis, Rio de Janeiro, Campos do Jordão, Belo Horizonte, Recife, Salvador, São Paulo e tantas outras cidades brasileiras que têm sua expansão urbana avançando sobre áreas de relevo mais acidentado e encostas geotecnicamente instáveis.


Energia solar

Em Energia
Dentre as várias discussões que a contemporaneidade nos traz, a otimização do aproveitamento das matrizes energéticas ocupa lugar destacado, e nesse contexto, em meio às diferentes formas de gerar eletricidade, a energia solar vem, cada vez mais, ganhando espaço em todo o mundo. Consta-se que a história da utilização energia solar para fins específicos começou ainda na era antes de Cristo, quando, na Idade Moderna, um alambique solar foi construído, assim como uma cadeira solar, iniciando o processo de aproveitamento da energia solar para a geração de energia mecânica.


 

Para sua reflexão

Existe uma nova porta
Muitos dos fracassos desta vida estão concentrados nas pessoas que desistiram por não saberem que estavam muito pertos da linha de chegada. Thomas Edison

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Iniciamos o ano de 2010 prevendo uma catástrofe global na economia, e claro, o Brasil junto. Agora, ao terminarmos o 1º semestre do ano, como você entende que se comportou o nosso setor da construção:

a) Melhor do que previsto, a crise foi bem menor do que esperado

b) Como previsto, a crise foi muito forte

c) Pior que o previsto, a crise foi muito maior do que esperava

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.