Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 13 de agosto de 2009
Boletim nº 129 - Dicas para construir a casa dos seus sonhos
Lançamentos Eternit 2009

O que é uma nascente? Como identificá-la?
Em Geotecnia
Especialmente a partir da formulação e da aplicação da legislação ambiental protetora de mananciais a questão da definição teórica de uma nascente e de sua identificação e interpretação exata em campo apresentou-se como uma demanda frequente ao corpo técnico afim, geólogos, hidrogeólogos, geógrafos, hidrólogos.


Curso EAD: Viabilidade Executiva na Prática da Engenharia de Custos

Em Curso a Distância
Na prática da engenharia de custos a viabilidade executiva é ferramenta fundamental na apreciação e implementação de empreendimentos na construção civil e obras de engenharia. A viabilidade executiva envolve aspectos técnicos, econômicos e financeiros, possibilitando o real gerenciamento de custos.


Jardim bom pra cachorro

Em Paisagismo
Porque os cães parecem adorar destruir nosso jardim? Você pode não querer acreditar, mas a grande maioria dos problemas cotidianos de nossos cães são fruto do pouco estímulo e da falta de exercícios que vivem, dia após dia.Nenhum cachorro foi criado pensando nas horas que ele teria que passar sozinho, todos os dias.


Dar desconto não é pecado. É estratégia
Em Cafézinho Eletrônico - Marketing para profissionais
Durante os primeiros oito anos da minha carreira de engenheiro (à frente de um escritório de projetos e consultoria) a minha política de negociação de preços era simples, curta e grossa: "NÃO HÁ NEGOCIAÇÃO NO PREÇO !" Eu me aborrecia com clientes que pediam descontos. Achava que eles estavam desvalorizando o meu produto.Dar um desconto significava (no meu entendimento) admitir que o produto não valia tanto quanto havia sido pedido originalmente.


Arquitetura Apropriada em busca da Sustentabilidade

Em Arquitetura sustentável
Atualmente o documento “Agenda 21 para Construções Sustentáveis”, uma das interpretações mais importantes feitas pelo CIB (Conselho Internacional de Edifícios) para o setor da construção, vem chamando a atenção para o modo de alcançar a tão desejada arquitetura sustentável: “O projeto Sustentável atual exige - o pensar globalmente, o atuar regionalmente e viver localmente”.


A Patologia Geotécnica

Em Geotecnia
A engenharia geotécnica tem que ser integral para não criar patologias. A sua aplicação sem considerar a intuição pode ser catastrófica.A origem da patologia em engenharia geotécnica (contenções, taludes, fundações, barragens, e outras) em nosso ver, esta relacionada a diversos fatores, mas um é o principal e essencial trata-se da intuição, percepção, bom senso ou senso crítico.


Vai montar seu canteiro de obras? Atente para alguns detalhes da norma

Em Exercício Profissional
Assim como para segurança do trabalho existem normas para acomodar e implantar seu canteiro de obras com segurança e dentro dos padrões, conforme regem as leis do trabalho. No caso a norma que cuida deste assunto é a NR-18, que regulamenta os itens descritos em seguida.


Dicas para construir a casa dos seus sonhos

Em Exercício Profissional
Imagine só que é maravilhoso, mas também um pouco complicado, realizar a casa dos "seus" sonhos. Imagine então quando for "nossos" sonhos, daí complica ainda um pouquinho mais. Mas nada para entrar em pânico nem desanimar e muito menos brigar. É só seguir umas dicas básicas que garanto que funcionam. A vida a dois não é fácil, mas quem disse que a vida é fácil? Não nascemos para ficar isolados numa ilha,precisamos aprender a se relacionar e a conviver com harmonia e isso é em relação a tudo que envolve nossas vidas. Mas existem momentos críticos que precisamos estar atentos. As pessoas são diferentes em muitos aspectos, gostos pessoais, opiniões e hábitos.



 

 

1ª Edição
Abril/09
2ª Edição
Maio/09
3ª Edição
Junho/09
4ª Edição
Julho/09

Para sua reflexão

Um modo diferente de ser
É muito mais fácil liderar homens ao combate de guerra do que acalma-los e dirigi-los para o paciente e doloroso parto da paz. Andre Guide

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Em função do problema da mobilidade urbana, o trabalho a distância, ou teletrabalho, parece ser uma alternativa ao expediente tradicional. Em cidades da Flórida o poder público já promove incentivo fiscal para as empresas que adotam o trabalho remoto e, consequentemente, pela contribuição ao meio ambiente. Você acha que o trabalho remoto será uma saída viável para diluir o caos nas grandes cidades entupidas pelo trânsito?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

SitEscola

SitEscola

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.