Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 20 de agosto de 2009
Boletim nº 131 - Dicas de construção: e os projetos?
Lançamentos Eternit 2009

Telhado Vivo ou Telhado claro?
Em Arquitetura sustentável
Um estudo recente do Laboratório Nacional Lawrence Berkley, na Califórnia, mostrou que pintar os telhados de branco ajuda a combater o aquecimento global. Enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar. Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com as ilhas de calor. Além disso, a temperatura interna também diminui e, assim, os ambientes exigem menos ar condicionado - o que reduz o consumo de energia e as emissões de gás carbônico.


Finalize sua obra com estilo

Em Tintas e vernizes
Uma opção econômica na hora do acabamento é a textura de parede, que está presente no mercado há vários anos. Com esse recurso pode-se simular madeira, tijolo, mármore, palha e até mesmo paisagens. Entendemos que texturas, pedras e fibras são muito mais do que recursos meramente decorativos: são também úteis. A textura é um revestimento que serve para embelezar, proteger e corrigir pequenos defeitos estruturais.


Dicas de construção: e os Projetos?

Em Empreendimentos Imobiliários
De posse do terreno, e legalmente registrado, é hora de pensar no projeto. É hora de por no papel os seus planos, mas ... Por onde começar? Será econômico gastar dinheiro com Arquitetos e Engenheiros se é tão fácil traçar as paredes num papel e dar para um empreiteiro construir? Nem pense nisso! Como diz a sabedoria popular “o barato sai caro”, e em construção esse ditado se aplica literalmente. Fazer economia no projeto é a maior ingenuidade que você poderia cometer.


Placas cimentícias revitalizam fachadas
Em Coberturas / Sistemas Construtivos
Sempre, seja em tempos de crise ou não, especialistas em vendas afirmam que o que se procura em um produto é a relação custo x benefício. Certo? Parcialmente certo! Na verdade, a arquitetura e a engenharia quebraram, há muito, esse paradigma e, cada vez mais, exigem soluções compatíveis com modernos métodos da construção civil. Um exemplo disso é que a tecnologia atual permite mudar e renovar as fachadas e reduzir custos com a substituição das antigas placas de alumínio (ainda preferência nacional) por placas cimentícias.


Pisos vinílicos auxiliam na questão da humanização hospitalar

Em Pisos vinílicos
Um novo conceito para os revestimentos e as tendências no compromisso com a saúde e com a humanização dos tratamentos hospitalares, esses parecem ser os pontos principais da proposta da Fademac na concepção de seus produtos para as diversas áreas que compõem um hospital. Do Centro Cirúrgico, Laboratório, Sala Limpa e Quarto Hospitalar, passando pela UTI, Enfermaria, Corredores e Recepção.


Degraus: Como integrá-los no projeto de um jardim

Em Paisagismo
O resultado final de um jardim depende principalmente da harmonia com que os seus elementos são integrados. Os degraus de uma escada ou de separação entre diferentes níveis não podem simplesmente compor um conjunto isolado, mas sim fazer parte da "paisagem" do jardim. Eis algumas sugestões que podem ajudar a buscar esta harmonia.


Mais de 2 milhões de brasileiros estudam a distância

Em Curso a Distância
Desde o inicio desta década os brasileiros encontraram no Ensino Aberto e a Distancia (EAD), via internet, um caminho promissor para atualizar seus conhecimentos profissionais, permanecer no mercado de trabalho e aumentar seus rendimentos por intermédio de programas de progressão funcional. Nestes últimos anos, contudo, o crescimento foi vertiginoso.


Condômino indesejável

Em Empreendimentos Imobiliários
Desde os primórdios, a vida em grupo não é tarefa fácil, pois conciliar tantas personalidades e estilos de vida particulares em um único ambiente pode trazer sérios problemas para muita gente, no entanto, o fato de respeitar os limites de cada um pode ser o bastante para uma convivência agradável. O problema é fazer todos pensarem assim.


 

 

1ª Edição
Abril/09
2ª Edição
Maio/09
3ª Edição
Junho/09
4ª Edição
Julho/09

Para sua reflexão

Ser amigo
Meu melhor amigo é aquele que consegue retirar de dentro de mim o que existe de melhor. Fred Britts

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Em função do problema da mobilidade urbana, o trabalho a distância, ou teletrabalho, parece ser uma alternativa ao expediente tradicional. Em cidades da Flórida o poder público já promove incentivo fiscal para as empresas que adotam o trabalho remoto e, consequentemente, pela contribuição ao meio ambiente. Você acha que o trabalho remoto será uma saída viável para diluir o caos nas grandes cidades entupidas pelo trânsito?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

SitEscola

SitEscola

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.