Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 27 de agosto de 2009
Boletim nº 132 - Prepare sua piscina para as delícias do verão
Lançamentos Eternit 2009

Construção civil e sua eterna crise
Em Empreendimentos Imobiliários
Vejo com apreensão o atual quadro em que se encontra a construção civil em nossa cidade. O reflexo da crise econômica neste setor é tão claro que me espanta ver as autoridades se calarem diante deste fato que só faz agravar a situação econômica dos que dedicaram sua vida a esta atividade.


A água subterrânea está se tornando casa da mãe joana.

Em Geotecnia
Especialmente nas áreas urbanas as intervenções diretas e indiretas (poluição, extração, depleção) sobre a água subterrânea têm atingido níveis alarmantes, com conseqüências gravíssimas tanto sobre o próprio recurso hídrico, entendido como manancial de boa água para a sociedade, como sobre o comportamento geotécnico dos terrenos afetados por variações do Nível d’Água advindas de sobre-exploração do recurso ou de operações de rebaixamento forçado do lençol associadas à implantação de obras civis.


Pisos sustentáveis: Você sabe onde se está pisando?

Em Pisos vinílicos
Para tentar garantir qualidade ambiental interna é bom começar pela base. Um Piso Sustentável pode ser ferramenta fundamental na busca por ambientes internos mais saudáveis. A grande dificuldade, porém, encontra-se na delimitação de sustentabilidade, ou melhor: O que faria de um Piso, Sustentável?


Cobertura com Telhas de fibrocimento
Em Coberturas / Sistemas Construtivos
Quando se elabora um projeto arquitetônico, uma das primeiras preocupações é com a cobertura. Embora tenha como função essencial garantir a estanqueidade (capacidade de reter a água) e ter bom desempenho térmico e acústico, não podemos nos esquecer que é o elemento mais visível em um conjunto arquitetônico


Curso EAD - Muros de Arrimo em Solos Reforçados – Noções Básicas

Em Curso a Distância
O IBDA, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura , e o Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura - SitEscola.com, disponibilizam mais um Curso à Distância : Muros de Arrimo em Solos Reforçados – Noções Básicas. O objetivo é o de apresentar as noções básicas sobre a solução de muros de arrimo (ou soluções de desníveis) com técnicas modernas, seguras, econômicas e ecologicamente corretas.


Minas abandonadas poderão gerar energia geotérmica

Em Energia
As galerias das minas subterrâneas que estão se aproximando da exaustão de suas reservas minerais poderão ser aproveitadas para gerar energia geotérmica, fornecendo eletricidade ou água quente para os municípios e propriedades rurais no seu entorno.


O que usar, tijolo ou bloco?

Em Materiais básicos
O mercado oferece opções de tijolos e blocos feitos com diferentes matérias-primas e tamanhos. Divididos em duas categorias – estruturais ou de vedação –, eles são, em grande parte, responsáveis pela qualidade da construção e pelos gastos gerados na obra. Por isso, para fazer a escolha certa, o melhor é seguir o conselho de arquitetos e engenheiros: antes de decidir, avalie a relação custo-benefício. De um lado da balança coloque o preço e o rendimento do material. Do outro, sua qualidade.


Prepare sua piscina para as delícias do verão

Em Paisagismo
Durante o inverno, nem sempre dedicamos a atenção que a piscina merece. Enquanto isso, a água perde sua pureza e retém resíduos. Conseqüentemente, sua recuperação, no verão, exigirá custos maiores e manutenção redobrada. A escolha é sua: preservar a piscina sempre bem tratada ou enfrentar os prejuízos no verão. Ao contrário do que muitos defendem, os baixos custos para construir uma piscina apresentam muitos inconvenientes. Somente um bom projeto aumenta o valor do imóvel em 20%, um índice que comprova o quanto vale o investimento, seja na concepção e construção de uma nova, como na reforma de uma piscina já existente.


 

 

1ª Edição
Abril/09
2ª Edição
Maio/09
3ª Edição
Junho/09
4ª Edição
Julho/09

Para sua reflexão

A todo custo
Um mar calmo jamais produz um marinheiro habilidoso. Provérbio inglês

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Conforme dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância, um em cada 75 brasileiros estuda a distância e haverá um crescimento de 40% desta modalidade de ensino até 2010. Considerando-se a necessidade de atualização do profissional do nosso setor, você:

a) reconhece ser uma excelente alternativa, e pretende fazer cursos a distância – EAD

b) reconhece ser uma excelente alternativa, mas, não pretende fazer cursos

c) não conhece bem o sistema de cursos a distância

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

SitEscola

SitEscola

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.