Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 14 de setembro de 2009
Boletim nº 135 - Decorando um Escritório modelo de dimensão padrão
Lançamentos Eternit 2009

Decorando um Escritório modelo de dimensão padrão
Em Arquitetura Corporativa
A necessidade de acomodar uma força de trabalho cada vez mais diversificada vem obrigando o arquiteto a pensar o espaço de forma mais flexível. O desafio é desenvolver produtos que tornem estes ambientes mais aconchegantes, tanto no projeto de escritórios de grandes empresas aos pequenos consultórios e escritórios de autônomo.


Uma Floresta Pouco Ecológica

Em Arquitetura sustentável
Volta e meia recebo mensagens de lojas, marcenarias e fornecedores em geral, de móveis, revestimentos e madeiras extraídas de "florestas de manejo sustentável" ou de "fazendas de manejo florestal", ou com o selo do FSC - Forrest Stewardship Council - órgão criado em 1990 na Califórnia, EUA, que confere o selo que indica que determinado produto vem de uma área manejada de forma ambientalmente adequada, socialmente justa e economicamente viável.


Relação arquiteto e cliente: um jogo de xadrez deveras complicado!

Em Exercício Profissional
Navegando na internet, fiquei sabendo pelo Wikipédia que na sociedade da Roma Antiga cliente (do latim cliens) era um plebeu associado a um patrono benfeitor (patronus, um predecessor de padrinho, patrão). Atualmente, o cliente tem outro papel. É uma pessoa (física ou jurídica) com acesso a várias opções de produtos ou serviços que participa de todo o processo de produção, desde a sua concepção até o seu consumo, e cuja aceitação do produto ou serviço garante a sobrevivência de quem os fornece.


O IBDA também está no TWITTER
Em Exercício Profissional
O Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e ler atualizações de pessoas ou empresas, em textos de até 140 caracteres, através da Internet ou celular.Com isso desenvolveu-se um sistema prático e rápido de divulgar e manter informado pessoas com o mesmo interesse, associando os sites ao Twitter, facilitando assim, a divulgação das novidades.


Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - parte 01

Em Soluções Arquitetônicas
A arquitetura desenvolvida no Brasil, país de dimensões continentais e grandes diferenças regionais, nem sempre alcança a imprensa internacional, e no entanto não deixa de apresentar aspectos de interesse global.Impulsionada pelo forte processo de desenvolvimento econômico e social alcançado pelo país ao longo de processo de instauração da democracia nos anos oitenta, após duas décadas de regime militar, a arquitetura nacional apresenta caminhos promissores que a podem recolocar numa posição de destaque no cenário global.


Agora é Lei: Ensaios Triaxiais e ATO - Taludes, Muros de Arrimo e Contenções

Em Geotecnia
A Norma da ABNT NBR-11682, válida a partir de 21/09/09, obriga execução em Estabilidade de Encosta. Esta norma levou mais de 5 anos de trabalho de especialistas em engenharia geotécnica, acadêmicos e práticos, passou pelos tramites da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e agora é lei. Pois, pelo artigo 39 do código do consumidor, estas normas têm força de lei.


O TAV (Trem Bala) e a tecnologia nacional
Em Soluções Arquitetônicas
Aproxima-se o momento da abertura dos procedimentos de licitação pública para projeto e obras do TAV – Trem de Alta Velocidade, que ligará os aeroportos de Rio (Santos Dumont e Antônio Carlos Jobim) aos de São Paulo (Cumbica e Viracopos), também atendendo algumas poucas paradas intermediárias.


Retrofit dá nova cara à sede da União dos Escoteiros do Brasil em Curitiba

Em Retrofit e Restauração
"A tendência do uso do vidro em edificações atuais responde um apelo de tecnologia e modernidade estética", com essa afirmação, Fernando Chueri Karam resume o objetivo do uso do vidro no Retrofit projetado por ele na nova sede da União dos Escoteiros, (UEB), que mudou a sua localização para o nobre bairro Água Verde em Curitiba.


 

 

1ª Edição
Abril/09
2ª Edição
Maio/09
3ª Edição
Junho/09
4ª Edição
Julho/09

Para sua reflexão

Lembre-se
Nós não sabemos quem nós somos, até que possamos ver o que somos capazes de fazer. Marta Grimes

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

O IBDA estará promovendo Ciclo de Palestras com o tema: “Design de Interiores: o inicio de tudo”. Destacando: linhas, proporção, equilíbrio, textura, entre outros temas. Você acha que:

a) é importante, e gostaria de assistir

b) é importante, mas não teria interesse em participar

c) não é importante

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

SitEscola

SitEscola

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.