Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 14 de setembro de 2009
Boletim nº 136 - Governador Serra, peça ao IPT um plano alternativo de combate às enchentes
Lançamentos Eternit 2009

Pisos vinílicos : Quando valorizar a imitação significa respeitar a natureza
Em Pisos vinílicos
Da madeira, apenas a inspiração. Alguns produtos parecem, mas não são. Nem por isso, devem ser “desclassificados” por falta de originalidade. Quebrar determinados paradigmas exige que se desprenda de conceitos do passado. Anos atrás, muitos arquitetos, decoradores e consumidores torciam o nariz para revestimentos que buscavam copiar desenhos ou texturas da natureza.


Arquitetura além da visão: uma reflexão sobre a iluminação nos ambientes empresariais

Em Iluminação
Em razão do crescente aumento do número de atividades realizadas em espaços fechados, o conforto ambiental passou a ser ponto fundamental na idealização dos projetos arquitetônicos. A iluminação, umas das principais variáveis de conforto, é motivo de grande preocupação nas empresas, especialmente nas áreas de recursos humanos e segurança do trabalho, por estar relacionada não só ao aspecto visual, mas também ao nível de ruído e à temperatura.


Obra rápida e limpa. Eco – Pousada Teju-Açu.

Em Coberturas / Sistemas Construtivos
A Eco - Pousada Teju-Açu , Fernando de Noronha, possui um projeto arquitetônico que teve como base a premissa da preservação do ecossistema local com o cuidado de evitar tipos desnecessários de intervenção no meio-ambiente. Além disso, possui um sistema de captação de água da chuva, que aliado ao tratamento de esgoto e sistema de energia solar, faz da pousada um exemplo de construção consciente.


O Poder do Som no Reequilíbrio dos Ambientes
Em Arquitetura - Terapia de Ambientes
Um dos fatores diretamente relacionados ao bem-estar e ao conforto ambiental diz respeito ao som e aos ruídos presentes nos ambientes. Os sons em volume muito alto podem gerar transtornos físicos imediatos. Pessoas submetidas a ruídos desagradáveis de forma constante desenvolvem altos níveis de stress.


A importância da manutenção na beleza do jardim

Em Paisagismo
Quando sonhamos com um belo jardim, esperamos ver folhagens verdes, flores exuberantes, gramados maravilhosos e muitos outros prazeres como sensações e cheiros. As plantas tornam o ambiente mais agradável. Por menor que seja o espaço, sempre é possível incluir um vaso ou um pequeno canteiro. Se você tem bastante espaço, então aproveite. Um jardim bem cuidado embeleza e valoriza o ambiente


Curso EAD - Muros de Arrimo em Solos Reforçados – Noções Básicas

Em Curso a Distância
O IBDA, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura , e o Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura - SitEscola.com, disponibilizam mais um Curso à Distância : Muros de Arrimo em Solos Reforçados – Noções Básicas. O objetivo é o de apresentar as noções básicas sobre a solução de muros de arrimo (ou soluções de desníveis) com técnicas modernas, seguras, econômicas e ecologicamente corretas.


Concrete Show 2009 faz balanço positivo do evento
Em Alvenaria estrutural
O otimismo do empresariado e o cenário altamente positivo desenhado pelo aquecimento do setor da construção civil impulsionaram a geração de R$ 500 milhões em negócios e o recorde em todos os aspectos da Concrete Show South América 2009. A 3ª edição da feira registrou um crescimento de 58,8% de área de exposição, 23,5% na visitação, 20% em expositores e 30% em palestras.


Governador Serra, peça ao IPT um plano alternativo de combate às enchentes

Em Geotecnia
Prezado governador, permita-me dirigir-lhe diretamente algumas palavras. Com a franqueza necessária para que essas palavras tenham a chance de ser úteis ao senhor e à sociedade. A atual estratégia de combate às enchentes de seu governo, que é a mesma dos anteriores, está totalmente equivocada.


 

 

1ª Edição
Abril/09
2ª Edição
Maio/09
3ª Edição
Junho/09
4ª Edição
Julho/09

Para sua reflexão

O valor do tempo
Perderam-se ontem, entre o nascer e o pôr-do- sol, duas horas de ouro, cada uma com sessenta minutos de diamante. Não se oferece recompensa porque se foram para sempre. Horace Mann

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

O IBDA estará promovendo Ciclo de Palestras com o tema: “Design de Interiores: o inicio de tudo”. Destacando: linhas, proporção, equilíbrio, textura, entre outros temas. Você acha que:

a) é importante, e gostaria de assistir

b) é importante, mas não teria interesse em participar

c) não é importante

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

SitEscola

SitEscola

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.