Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 14 de outubro de 2009
Boletim nº 141 - Novo curso EAD: Arquitetura Corporativa
Cursos a Distância

CASA COR - Interiores sustentáveis
Em Arquitetura sustentável
O futuro da humanidade foi definido por 179 países na ECO-92 (nome pelo qual é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento) no Rio de Janeiro. Seu resultado formalizou-se com a Agenda 21, um programa de 27 ações, cujo objetivo era buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas.


Dúvidas mais comuns em relação aos pisos vinílicos

Em Pisos vinílicos
Muitas pessoas têm dúvidas com relação à utilização de pisos vinílicos, seja na hora de especificar, aplicar ou manter. O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Fademac, uma das patrocinadoras do Fórum da Construção, tomou o cuidado de selecionar as perguntas mais freqüentes que chegam ao seu Departamento Técnico, para facilitar a vida dos consumidores, arquitetos, engenheiros e construtores.


Placa cimentícia, unindo versatilidade, leveza e solução arquitetônica
Em Coberturas / Sistemas Construtivos
As placas cimentícias são componentes produzidos industrialmente, com alto padrão de qualidade e prontas para o uso na obra. É um produto recomendado para situações onde se requer maior resistência a impacto e à ação das águas, como por exemplo, fachadas. Entretanto é excelente solução para fechamento de ambientes internos (cozinha, banheiros, saunas, etc.), oferecendo várias soluções de projetos.


A avaliação/inspeção para a emissão da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia será gratuita em 2009
Em Energia
Segundo informações do Labeee - Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina para obter a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, o ENCE, o arquiteto ou engenheiro responsável pela obra deve estar atento a:


O mito dos piscinões na cidade de São Paulo

Em Geotecnia
Considerando a forma como a construção dos piscinões no município de São Paulo tem sido conduzida posso imaginar que o título acima também poderia ser: “A indústria dos piscinões” ou ainda “A máfia dos piscinões”. Tomando conhecimento de dois processos recentes para contratação de piscinões pela SIURB da Prefeitura e somando ao histórico sobre esse assunto que já conhecia senti necessidade de escrever esse texto.


A sustentabilidade na construção civil

Em Arquitetura sustentável
A construção civil tem vivido recentemente, uma época frutífera, cujos aumentos nos ganhos, valorização de seus profissionais e expansão do mercado são só algumas das causas e conseqüências desta realidade, entretanto como todo setor, deve estar atenta às demandas da sociedade na qual está inserida. As questões ambientais têm ocupado, gradativamente, cada vez mais espaço nos problemas dos países, desenvolvidos ou não, e a quantidade de resíduos deixados por construções, cerca de cinco vezes maior do que de produtos, tornou-se um dos centros de discussões da sustentabilidade.


 
 

 

1ª Edição
Abril/09
2ª Edição
Maio/09
3ª Edição
Junho/09
     
4ª Edição
Julho/09
5ª Edição
Agosto/09
6ª Edição
Setembro/09

Para sua reflexão

Perspectiva maior
Se você não tem idéia para onde você está indo, então o menor retrocesso que venha lhe ocorrer pode fazer com que lhe pareça algo gigantesco; a razão para isto é porque só foi naquilo que você focalizou. Tim Kirk

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

A Arquitetura Corporativa tem um papel fundamental no planejamento dos negócios e nos resultados operacionais e financeiros das organizações?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

SitEscola

SitEscola

STAG

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.