Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 28 de outubro de 2009
Boletim nº 144 - Isolamento acústico. O que é? Como resolver?
Imagina Tarkett FADEMAC

Isolamento acústico. O que é? Como resolver?
Em Coberturas / Sistemas Construtivos
A cada dia, aumenta a nossa sensação de desconforto com barulho. Enfrentamos esse problema durante todo o nosso dia. Em casa, no trabalho, na rua, e cada vez pior. E disso, vem muito dos problemas de saúde do homem moderno. E como enfrentar esse problema? O que é um isolamento acústico?


Arquitetura brasileira contemporânea: caminhos - final

Em Construindo
A arquitetura desenvolvida no Brasil, país de dimensões continentais e grandes diferenças regionais, nem sempre alcança a imprensa internacional, e no entanto não deixa de apresentar aspectos de interesse global. Nos artigos anteriores, procurando exemplificar algumas de nossas principais realizações em vários setores de nossa arquitetura, mencionei alguns projetos e obras, que entendo, explicitam linhas de interesse na arquitetura contemporânea em nosso país. Encerrando essa análise, os últimos setores:


A importância da profissionalização de mão de obra na impermeabilização
Em Impermeabilização
A Construção Civil no Brasil está em alta, e com ela, aumenta a necessidade de mão de obra qualificada para execução de serviços diversos em uma edificação. Encontramos no mercado bons profissionais que sabem executar um bom concreto, realizam uma pintura de primeira qualidade, mas se formos procurar profissionais para executar serviços de impermeabilização, encontraremos problemas.


Cursos a distância são a tendência do momento
Em Curso a Distância
Quem se saiu bem com a atual crise financeira foram às instituições de ensino que oferecem cursos a distância, via internet, cujo foco é a formação continuada e em serviço, sobretudo, de profissionais já graduados, porque as organizações empresariais, na busca de minimizar os custos com treinamento, encontraram na educação a distância (EAD) uma ferramenta para aperfeiçoar, capacitar e/ou suprir deficiências oriundas da educação formal de seus colaboradores, além de transmitir informações de modo rápido a respeito de mudanças no cenário econômico, visando aumento da produtividade dos negócios.


Projetos de arquitetura : Contraste x Integração

Em Soluções Arquitetônicas
Diálogo e contextualização são as duas palavras que mais ouvimos hoje num debate sobre arquitetura. Mas dependendo do ponto de vista, estes termos podem ser usados para conceituar opiniões antagônicas. Mas afinal, a arquitetura é como a vida onde, dizem, “os opostos se atraem”? Ou deve conviver em harmonia com seu entorno?


Vai construir? E o terreno?

Em Construindo
O primeiro passo para construir uma edificação é a compra do terreno, obviamente se você não o possui. Existem aspectos relevantes e limitações físicas e legais impostas ao terreno que vão influenciar diretamente no seu projeto e podem, eventualmente, inviabilizar um determinado plano que você tem em mente.


O mito dos piscinões na cidade de São Paulo

Em Geotecnia
Considerando a forma como a construção dos piscinões no município de São Paulo tem sido conduzida posso imaginar que o título acima também poderia ser: “A indústria dos piscinões” ou ainda “A máfia dos piscinões”. Tomando conhecimento de dois processos recentes para contratação de piscinões pela SIURB da Prefeitura e somando ao histórico sobre esse assunto que já conhecia senti necessidade de escrever esse texto.


 
 

Para sua reflexão

Passo a passo
Sonhe grandes sonhos, mas tome pequenos passos. Robert Schuller

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

O que é Paisagismo para você?

a) Uma forma de interagir com a natureza

b) Uma forma de alterar a natureza

c) Uma forma de suavizar e unir arquitetura e meio ambiente

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

SitEscola

SitEscola

STAG

 
1ª Edição
Abril/09
2ª Edição
Maio/09
3ª Edição
Junho/09
4ª Edição
Julho/09
5ª Edição
Agosto/09
6ª Edição
Setembro/09

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.