Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 24 de fevereiro de 2010
Boletim nº 160 - O conceito de Arquitetura Emergencial
Eternit Louças

As catástrofes não avisam, o que fazer frente a isso? - O conceito de Arquitetura Emergencial
Em Construindo
O primeiro mês do ano de 2010 se passou e nos deixou a triste sensação de começar o ano com notícias de catástrofes naturais inesperadas. Haiti, Angra dos Reis e São Paulo tomaram conta de todos os jornais e assolaram o mundo com tamanha tristeza por suas vítimas.


Novos Paradigmas da Arquitetura Contemporânea

Em Soluções Arquitetônicas e Ideias Criativas
A divulgação do vencedor do concurso fechado para a construção da nova sede do MIS (Museu da Imagem e do Som) no Rio de Janeiro, mais uma vez fomentou a discussão quanto ao estilo do projeto. O impacto do edifício na paisagem da praia de Copacabana suscitou polêmica – assim como já havia acontecido com a Cidade da Música (Christian de Portzamparc) na Barra e o projeto cancelado do Guggenheim (Jean Nouvel) para o Píer Mauá.


Pisos vinilicos: um novo olhar!
Em Pisos vinílicos
Um olhar mais atual sobre os atributos dos pisos vinílicos ao mesmo tempo que os reforça também altera a ordem de importância de cada uma dessas qualidades ao considerarmos questões como sustentabilidade e qualidade de vida. O uso de piso vinílico em ambientes corporativos já está consagrado: escritórios, hospitais, escolas são referência em aplicações geradas pela necessidade de resistência ao alto tráfego e pelas características de fácil manutenção e de assepsia do produto.


Curso EAD - Muros de Arrimo em Solos Reforçados – Noções Básicas
Em Curso a Distância
O IBDA, Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura , e o Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura - SitEscola.com, disponibilizam mais um Curso à Distância : Muros de Arrimo em Solos Reforçados – Noções Básicas. O objetivo é o de apresentar as noções básicas sobre a solução de muros de arrimo (ou soluções de desníveis) com técnicas modernas, seguras, econômicas e ecologicamente corretas.


Em assembléia, acionistas da Eternit aprovam compra da Tégula

Em Coberturas / Sistemas Construtivos
O Grupo Eternit – líder nos mercados de cobertura, painéis e placas cimentícias – aprova a aquisição da Tégula, empresa líder no segmento de telhas de concreto. Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada em 10/02/10, os acionistas do grupo aprovaram a compra, que consolida a Eternit como a maior e mais diversificada companhia no setor de cobertura do Brasil.


O Brasil é um país de oportunidades para engenheiros...

Em Exercício Profissional
Não podemos pensar em crescer se não dispomos de engenheiros, envolvidos com este crescimento. Externando seus pontos de vista, debatendo e dando a cara para bater...Os grandes planos de investimentos em infraestrutura continuarão se dando por meio de interesses políticos, independente desta ou daquela frente político-administrativa.


Paisagismo: A importância das cores no jardim

Em Paisagismo
A distribuição das plantas de acordo com sua cor resulta num belo jardim. Quando se pensa em jogar com cores, deve-se lembrar que a beleza do conjunto depende não da cor em si, mas de sua combinação com as demais cores utilizadas. Por exemplo: imagine-se um vaso de flores brancas que tenha como pano de fundo uma parede igualmente branca. Não há realce, não é mesmo? Mas se este mesmo arranjo for colocado contra uma parede escura... saltará aos olhos! O mesmo ocorre no jardim.


PAC: Gargalos e tropeços!
Em Construindo
Gargalo, como sabe todo apreciador de um bom gole, é "colo de garrafa, ou de outra vasilha, com entrada estreita". Mas é também "obstáculo, empecilho", segundo informa o Aurélio. O primeiro sentido está mais ligado às alegrias da vida. O outro, à atividade própria dos planejadores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva costuma atribuir a seu governo o resgate do planejamento, uma prática abandonada, segundo ele, por vários de seus antecessores.



 
 
 

Para sua reflexão

A prática
Quem pode entender realmente o amor, até que ele seja visto em ação. Joe Hale

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Os órgãos públicos estão utilizando adequadamente toda competência da Engenharia Brasileira para tratar dos problemas de deslizamentos de solos?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eternit

Tarkett Fademac

Eternit

Instituto Brasil Acessível

SINAENCO

Siamfesp

ABCEM

Metalica

SitEscola

SitEscola

STAG

 
1ª Edição
Abril/09
2ª Edição
Maio/09
3ª Edição
Junho/09
4ª Edição
Julho/09
5ª Edição
Agosto/09
6ª Edição
Setembro/09

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.