Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 09 de junho de 2010
Boletim nº 172 - Placas cimentícias ampliam opções para sistemas construtivos
Imagine Tarkett FADEMAC

Placas cimentícias ampliam opções para sistemas construtivos
Em Coberturas / Sistemas Construtivos
Tomar banho com chuveiro elétrico é mais econômico do que em aparelhos dotados de aquecedores solares e a gás, revela pesquisa da Escola Politécnica (Poli) da USP. O estudo do Centro Internacional de Referência em Reuso de Água (Cirra) também aponta que o chuveiro elétrico apresenta consumo médio anual de água menor que os demais sistemas de aquecimento.


Cursos a distância no IBDA. Balanço de 1 ano
Em Curso a Distância
Neste mês de junho/2010, IBDA e SitEscola.com completam um ano de parceria. Neste primeiro ano, por se tratar de um lançamento, tanto o IBDA como o SitEscola.com investiram recursos para oferecer aos arquitetos, projetistas, engenheiros civis, estudantes e outros profissionais da área da construção civil, cursos a distância a baixos custos.


Água e luz: pequenas providências que podem trazer grandes benefícios
Em Conforto ambiental
Já faz algum tempo que reduzir o consumo de água e luz não é uma questão somente financeira, mas também de consciência ambiental. Para ser amigo da natureza, deve-se planejar ao máximo na hora de reformar ou construir, para gastar o mínimo possível com iluminação, aquecimento e refrigeração dos ambientes no decorrer dos anos.


Paisagismo e Sustentabilidade
Em Paisagismo
Com o aquecimento do mercado imobiliário dos últimos anos e a crescente preocupação com a preservação ambiental, tem-se observado um aumento significativo na demanda por árvores nativas de porte desenvolvido (DAP - Diâmetro da Árvore à Altura do Peito - igual ou superior a 7 cm). Este quadro deve ser intensificado ainda mais com a aproximação da Copa de 2014. Espera-se investimentos de grande envergadura para a área de infraestrutura urbana.


Efeitos da iluminação no comportamento humano

Em Iluminação
Se percebermos no cotidiano das pessoas, veremos que somos guiados por estímulos visuais, variando no ciclo dia e noite desde o momento que acordamos até o período noturno. Estes estímulos variam conforme os horários e ambientes que frequentamos em diversos períodos do dia. Semelhante ao nosso ciclo diário a iluminação natural tem temperaturas de cor mais baixa na faixa de 3000K (avermelhado) no início do dia onde temos um período mais calmo.


A patologia existente por detrás dos deslizamentos de solos

Em Geotecnia
A entrada do ano de 2010 foi acompanhada por catástrofes em deslizamentos de solos e isto se  vem desenrolando há mais de três meses. Cabe refletir se estas são naturais ou seriam previsíveis.


Reforma de casas antigas: substituição de forro de estuque atacado por umidade e cupins

Em Patologias da construção
As casas construídas entre as décadas de 30 a 60 chegaram ao final de sua vida útil. Além das instalações elétricas e hidráulicas, o fato que mais pede atenção urgente é a substituição dos forros feitos em estuque, invariavelmente comidos pelos cupins e afetados pelas infiltrações dos telhados. A substituição do estuque, em especial, leva a um reflexão sobre as alternativas e qual seria a influência de cada uma delas na vida útil da obra e no montante a ser gasto para recolocar o imóvel em condições de uso.


Decoração de sua casa? Arquiteto ou decorador?
Em Arquitetura e Design de Interiores
Para a decoração o profissional relativo a essa atividade é o decorador certo? Ainda não. O arquiteto ainda é o profissional que mais exerce a atividade para executar projetos de decoração.




Curso a Distância Curso a Distância
Curso a Distância Curso a Distância
Curso a Distância

Para sua reflexão

Entre vitórias e derrotas
Não tente ser um homem de sucesso; em vez disso, tente ser um homem de valor. Albert Einstein

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

É Copa do Mundo de Futebol. E não poderíamos deixar de nos envolver com esse momento. Queremos sua opinião. Com relação a nossa seleção, você:

a) Está otimista

b) Está pessimista

c) Não se interessa por futebol

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.