Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 18 de janeiro de 2011
Boletim nº 203 - Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi aprovado. O que muda?
Imagine Tarkett FADEMAC

Como será a decoração em 2011?
Em Arquitetura e Design de Interiores
Ano novo pode significar decoração nova e com 2011 a dar os primeiros passos no design de interiores, fazemos uma pequena antevisão das principais tendências em decoração para este ano. Inspire-se e boas decorações! Ano novo pode significar decoração nova e com 2011 a dar os primeiros passos no design de interiores, fazemos uma pequena antevisão das principais tendências em decoração para este ano. Inspire-se e boas decorações!


Telhas de concreto, uma nova opção para seu projeto
Em Coberturas / Sistemas Construtivos
Embora o telhado tenha como principal objetivo a proteção do imóvel contra as intempéries, é indiscutível que é o elemento mais visível dentro de um projeto arquitetônico. O fato de estar no topo dos conjuntos arquitetônicos faz com que seja a parte mais visível da edificação, obrigando que o profissional dedique especial atenção à estética desse elemento e busque harmonizá-lo com o projeto como um todo.


Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi aprovado. O que muda?
Em Exercício Profissional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no último dia 30/12 o PLC 190/10 que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e regulamenta a profissão de Arquitetura e Urbanismo. O projeto foi sancionado com o veto do artigo 67, que garantia "o direito de registro no CAU ao profissional diplomado em urbanismo, cujo campo de atuação profissional será definido em função da respectiva formação acadêmica".


Curso EAD - O paisagismo: começando a conversa.
Em Curso a Distância
A crescente preocupação com os impactos de urbanização sobre o meio ambiente tem freqüentemente levado à percepção equivocada de que cidade e natureza situam-se em campos antagônicos. É na demonstração de que espaços construídos e naturais podem ser harmoniosamente conciliados, melhorando a qualidade de vida e do ambiente reside uma das nossas maiores contribuições: O Paisagismo.


Prioridades na Sustentabilidade Corporativa

Em Arquitetura sustentável
Temos visto inúmeras iniciativas no sentido de fazer com que as empresas caminhem para a chamada economia verde ou de baixo carbono. De outro lado, movimentos produzidos por respeitadas organizações empresariais e do terceiro setor estimulam as empresas a gastar tempo e recursos em “batalhas a favor do clima”: defensores do clima, empresas para o clima etc...


Criado um vidro mais forte do que o aço

Em Materiais básicos
Um vidro mais forte e mais resistente do que o aço? Não apenas isso, mas um vidro resistente a danos que supera a tenacidade e a resistência de qualquer material conhecido. E seus criadores, uma equipe de vários laboratórios dos Estados Unidos, afirmam que versões ainda melhores são teoricamente possíveis de se conseguir.


Substituiçao de lampadas incandescentes x fluorescentes
Em Elétrica
Na ansiedade de economizarmos energia e fazermos cumprir todos os itens de eficiência energética que os atuais conceitos estão impondo aos profissionais da área, acabamos esquecendo de analisar os casos com maior cuidado. Não questiono aqui quanto à economia das lâmpadas fluorescentes sobre as incandescentes, porém devemos analisar os efeitos negativos que as lâmpadas fluorescentes podem causar á rede de energia elétrica pelo uso de reatores que acabam gerando harmônicos e distorções na rede de energia.


Estamos preparados para a automação residencial?
Em Automação residencial
O conhecido escritor de ficção científica Isaac Asimov, na introdução da coletânea de contos “Máquinas que Pensam”, fazia uma constatação: “A tecnofobia sempre existiu, uma vez que não há sentimento mais natural que desconfiar de tudo que é novo e apegar-se ao que já foi testado e aprovado, ou seja, àquilo que já nos acostumamos. A experiência histórica, porém, demonstra que a aceitação da novidade é tão lenta e paulatina que a tecnofobia limita-se a ser apenas uma extravagância que atrasa ainda mais o progresso, aumentando a lentidão do que já é lento por natureza”.




Curso a Distância Curso a Distância
Curso a Distância Curso a Distância
Curso a Distância Curso a Distância

Para sua reflexão

Surpresas negativas
Você nunca será a pessoa que você pode vir a ser se pressão, tensão e disciplina forem retiradas da sua vida. James G. Bilkey

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. Será que agora providências reais serão tomadas para evitar que isso se repita no futuro?

a) Sim

b) Não

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.