Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 06 de julho de 2011
Boletim nº 222 - Porque o arquiteto deve fazer a administração das obras.
Eternit Louças

Porque o arquiteto deve fazer a administração de obras.
Em Exercício Profissional
Os arquitetos vêm tendo dificuldade em estabelecer-se no mercado de trabalho, devido aos fatores que estamos enumerando aqui neste artigo. Mas a solução pode estar bem perto, o arquiteto precisa apenas fazer uso de suas prerrogativas legais e abranger mais áreas do que aquelas em que atua normalmente.

Revestimentos vinílicos para área molhadas, a solução da Tarkett Fademac
Em Pisos vinílicos
A Tarkett Fademac, empresa líder na fabricação de pisos vinílicos, traz ao mercado o sistema Wetroom®, exclusivamente desenvolvido para garantir segurança, higiene e conforto térmico em áreas como banheiros, vestiários e piscinas.


Placas cimentícias ampliam opções para sistemas construtivos
Em Coberturas / Sistemas Construtivos
A Eternit é hoje líder de mercado no segmento de placas cimentícias. A empresa tem investido constantemente na ampliação de seu portfólio voltado para sistemas construtivos. A vantagem desse tipo de produto é a praticidade e agilidade na hora de construir. O uso das placas permite uma obra mais limpa, com menor desperdício de materiais e sem necessidade de canteiro de obra.


Curso EAD: Home Office: um desafio para o mundo corporativo
Em Curso a Distância
De modo colaborativo o IBDA, a Beca e-work e SitEscola.com desenvolveram o curso Home-Office: um desafio para o mundo corporativo visando atender os profissionais de corporações de médio e grande porte e que trabalham nos departamentos de gestão de pessoas, bem como aqueles responsáveis pela elaboração de estratégias com visão prospectiva, que pretendem implantar em suas organizações o teletrabalho, ou dizendo de um outro  modo, o escritório não territorial, apresentando para isso o significado de home-office e as habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento do trabalho realizado em casa, portanto, distante da sede da corporação.


As previsões de Nostradamus, e a vergonha da Copa de 2014?
Em Exercício Profissional
O Sinaenco, sindicato que congrega no Brasil as empresas de arquitetura e engenharia brasileiras, tem como lema “Antes de uma boa obra existe sempre um bom projeto”. Pensando nisto realizou uma campanha pelo planejamento da Copa 2014, e entre 2008 e 2009 promoveu uma caravana para todas as cidades-sedes, onde procurou conscientizar as autoridades sobre o real significado do Mundial e as oportunidades que abriria, identificando os principais desafios que cada cidade teria para sediar a Copa 2014.


É o fenômeno, estúpido!

Em Geotecnia
Para explicar aos pasmos a surpreendente superioridade eleitoral de Clinton sobre o velho Bush nas eleições de 1992, o estrategista eleitoral dos democratas, James Carville, cunhou a frase que viria a ficar famosa: “É a economia, estúpido!”. Na verdade, uma melhor tradução para a língua portuguesa falada no Brasil seria algo como “É a economia, sua múmia!”


Como decorar uma sala

Em Arquitetura e Design de Interiores
Como dizem os ingleses a sala é o “quarto de viver”, a divisão onde convivemos com os outros, o local onde socializamos com amigos e família. Assim, quando pensamos em decorar uma sala de jantar devemos pensar em nós, mas também nos outros. Enquanto o quarto é um local privado a sala é sem dúvida o lugar público da nossa casa onde quase tudo acontece.


Saúde: Seis regras de ouro para você.
Em Saúde para Profissionais
Muita gente costuma defender a Medicina Alternativa com a famosa frase “se é natural, não faz mal”. Eu costumo responder que veneno de cobra é uma substância completamente natural – e pode fazer um estrago danado. Para não comprar gato por lebre e ser capaz de escolher um tratamento alternativo que funcione, verifique sempre estas 6 regras de ouro:


Os cuidados com o desempenho acústico em edifícios
Em Saúde para Profissionais
A recente Norma Brasileira de Desempenho de Edifícios (ABNT NBR 15.575) introduz de forma inovadora e pela primeira vez no arcabouço normativo do nosso país o conceito de desempenho de edifícios. A norma passará a ser exigida em março de 2012 e foi feita com base nas diretrizes da ISO 6241, uma norma internacional feita pela ISO (International Standardization Organization), que padronizou a tradução técnica das necessidades humanas em requisitos de desempenho objetivos, entre eles o estrutural, térmico, acústico e lumínico.

 

 


Curso a Distância Curso a Distância
Curso a Distância Curso a Distância
Curso a Distância Curso a Distância

Para sua reflexão

Possível a você
Você erra 100% das tentativas que não chega a fazer. Wayne Gretzky

Clique na frase acima e leia todo o texto

Vídeos

Vídeos

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Você acha que o arquiteto também deve administrar obras, ou deve cuidar apenas do projeto?

a) O arquiteto deve cuidar apenas do projeto. Construção é coisa de engenheiro

b) O arquiteto pode cuidar de obras, mas apenas as que ele mesmo projetou

c) O arquiteto pode cuidar de obras mas apenas eventualmente, em casos especiais

d) O arquiteto deve cuidar apenas da execução da decoração e acabamento

e) O arquiteto pode e deve administrar obras, sejam de projetos seus ou de outros

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.