Não está conseguindo visualizar esta mensagem? Leia on-line a partir do nosso site.

Logotipo do IBDA - Fórum da Construção
São Paulo, 15 de maio de 2013
Boletim nº 303 - Retrofit, a nova tendência das reformas
Eternit Louças


Dúvidas mais comuns em relação aos pisos vinílicos Imagem de Divulgação do Artigo
Em Pisos vinílicos
Muitas pessoas têm dúvidas com relação à utilização de pisos vinílicos, seja na hora de especificar, aplicar ou manter. O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Tarkett Fademac, empresa parceira do Fórum da Construção, tomou o cuidado de selecionar as perguntas mais freqüentes que chegam ao seu Departamento Técnico, para facilitar a vida dos consumidores, arquitetos, engenheiros e construtores.


Como Aplicar a Sustentabilidade em Casa? Imagem de Divulgação do Artigo
Em Arquitetura sustentável
O termo sustentabilidade nunca foi tão falado quanto nos dias atuais. Com os problemas provocados pelas mudanças climáticas aumentando em toda parte do planeta, as pessoas começaram a se interessar mais e mais pelo assunto e a mídia, cumprindo o seu papel, passou a dar destaque a inúmeras iniciativas ligadas a essa nova forma de trabalhar a relação entre o homem e suas necessidades e o meio ambiente que provém os meios necessários ao seu sustento e a manutenção de nossas vidas.


Estratégia de defesa para condomínios Imagem de Divulgação do Artigo
Em Segurança
Recentemente, cinco criminosos armados abordaram um homem que caminhava próximo do prédio onde reside. Um dos bandidos, que estava bem vestido, anunciou o assalto e lhe ordenou que retornasse.


Retrofit, a nova tendência das reformas Imagem de Divulgação do Artigo
Em Retrofit e Restauração
Quando as construções já não atendem mais as necessidades e os usos para os quais são destinadas, encontra-se na reforma uma solução imediata para aprimorar a edificação e adequá-la às exigências do usuário.


Como fazer a retificação de área no Registro de Imóveis
Em Exercício Profissional
Todos os que lidam com projeto e construção sabe da dificuldade em apresentar os documentos exigidos pelos órgãos públicos, principalmente quando há documentos antigos envolvidos. Era comum descrever a divisa de um imóvel como “Até a figueira grande, margeando córrego tal”. Ora, a figueira já morreu, o córrego mudou de curso e a divisa do terreno ficou indefinida. Como proceder nestes casos?


Reforma de casas antigas: substituição de forro de estuque atacado por umidade e cupins Imagem de Divulgação do Artigo
Em Patologias da construção
As casas construídas entre as décadas de 30 a 60 chegaram ao final de sua vida útil. Além das instalações elétricas e hidráulicas, o fato que mais pede atenção urgente é a substituição dos forros feitos em estuque, invariavelmente comidos pelos cupins e afetados pelas infiltrações dos telhados. A substituição do estuque, em especial, leva a um reflexão sobre as alternativas e qual seria a influência de cada uma delas na vida útil da obra e no montante a ser gasto para recolocar o imóvel em condições de uso.


O que significa o conceito “build to suit”?
Em Empreendimentos Imobiliários
Por definição, trata-se de uma modalidade de operação imobiliária que pode ser traduzida como construção sob medida, consistindo em um contrato pelo qual um investidor viabiliza um empreendimento imobiliário segundo os interesses de um futuro usuário, que irá utilizá-lo por um período pré-estabelecido, garantindo o retorno do investimento e a remuneração pelo uso do imóvel.


A Viabilidade da Mecanização na Construção Civil
Em Gerenciamento de obras
Cada serviço possui um custo de mão-de-obra, material e equipamento, tudo isso deve ser agregado ao preço final do produto, o levantamento desses custos deve ser o ponto mais difícil no planejamento de um projeto, por que trabalhamos diretamente com variáveis de custos e principalmente o fator humano que por natureza é bastante complexo, tudo isso dentro de um sistema previamente elaborado para um determinado projeto que deve atingir todos os seus objetivos.

Para sua reflexão

Reinventando
Se a única ferramenta que você tem é um martelo, sua tendência será tratar todas as coisas como se elas fossem um prego. Abraham Maslow

Clique na frase acima e leia todo o texto

Novo Fórum

Dicionário do Engenheiro e Arquiteto

Enquete

Sustentabilidade. Essa é uma preocupação real no desenvolvimento de seus projetos?

a) sim

b) não

c) somente em condições especiais

Ver todos os resultados anteriores


Apoio

O Fórum da Construção é apoiado por organizações preocupadas com o desenvolvimento da Arquitetura, Engenharia e construção de forma a beneficiar não apenas os profissionais mas toda a sociedade brasileira.

Eco Building Eternit Tarkett Fademac Eternit
Instituto Brasil Acessível SINAENCO Siamfesp ABCEM
Metalica SitEscola SitEscola STAG


Você está recebedo este boletim por ter se cadastrado no Fórum da Construção.
Se você recebeu este email de um amigo e gostaria de se cadastrar para receber nosso boletim semanal, cadastre-se aqui.
Perdeu nossos boletins anteriores? Sem problemas, leia on-line.
Problemas com o recebimento deste e-mail? Por favor, contate o webmaster.
Caso não deseje mais receber nosso boletim é só responder essa mensagem colocando REMOVER no assunto.