Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Carreiras de Sucesso (veja mais 15 artigos nesta área)

por Arq. Iberê M. Campos

O encanto do paisagismo de Gilberto Elkis



Atualmente, os elementos que ocupam a área externa das residências, condomínios e coberturas vão muito além do jardim. Cascata natural, pergolado, Jacuzzis, fonte, espelhos d’água, spa, raia olímpica, árvores frutíferas, plantas exóticas estão transformando o quintal em patrimônio tão valioso quanto a construção em si. Assim, os gastos com paisagismo cada vez mais podem ser chamados de investimentos e movimentam boa parte do orçamento das obras. Neste contexto surgiram profissionais que conquistaram merecido renome, como o Arquiteto e paisagista Gilberto Elkis.

Apesar de nascido e criado no litoral paulista, Gilberto mora em São Paulo há muitos anos. Gilberto cresceu em um ambiente onde quase não se falava em paisagismo. Seu pai era médico, por influência da família acabou cursando Administração de Empresas no Mackenzie, em São Paulo. Mas sempre se interessou pelo assunto e procurava conhecer a natureza de forma empírica, até que em 1986 foi estagiar nos Estados Unidos e teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o tema com os principais produtores de plantas e paisagismo da Califórnia, como a Evergreen e a Springtime Growers.

Depois disto, decidiu se aprofundar nos estudos e realizou inúmeras viagens pelo mundo, dedicadas à pesquisa e ao conhecimento da flora nas mais diversas paisagens. Sua casa, no bairro da Vila Madalena em São Paulo, como não poderia deixar de ser, tem um imenso jardim, que Gilberto cuida com muito carinho e cuidado.

Há quase vinte anos no ramo do paisagismo, Gilberto Elkis é um craque em jardins. Em sua vasta carteira de clientes há famosos, como a apresentadora Eliana, a atriz Malu Mader, a socialite Carin Mofarrej, o empresário João Dória Jr, entre outros.

Seus arrojados projetos paisagísticos estão cada vez mais em alta. Nada mais natural pois além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, valorizam o imóvel em mais de 50% e esbanjam encantamento, pois são sempre incrementados com espelhos d’água e muito verde. Em seus projetos cheios de efeitos cinematográficos, Elkis usa água sempre que pode. Adora um espelho-d'água, segundo ele a água é um elemento vital e encanta pelo movimento e pelo barulho. A piscina do requintado Hotel Unique em São Paulo é um belo exemplo.
Uma peculiaridade de Gilberto Elkis é dar toques contemporâneos a jardins tropicais, clássicos e europeus. Seus projetos costumam trazer surpresas, como vasos de ferro pendurados em tirantes de aço ou bolinhas de gude em espelhos-d'água. Mas também integram seu repertório jardins clássicos, com direito a tuias e magnólias simétricas. Realizados com o auxílio de quarenta profissionais, seus projetos vão de terraços a grandes jardins.
Seu escritório fica na Rua Rodésia, 497, Vila Madalena, tel. (11) 3815-9537

Comentários

Mais artigos

Projetando escritório de advocacia, com criatividade no aproveitamento dos espaços

Rose Elizabeth Mello – DiversiArte

A mulher, o trabalho e o stress

Benedito Abbud: 40 anos de história na arquitetura paisagística

Arquiteto Zanettini completa 50 anos dedicados à arquitetura

Projeto cria conselho exclusivo para arquitetos

A crise está terminando. Você ganhou ou perdeu com ela?

O profissional e o sucesso do projeto

A lua que não dei!

Capela brasileira recebe Prêmio Internacional de Arquitetura Sacra

Para sua reflexão

O encanto do paisagismo de Gilberto Elkis

Bruno Padovano -– criar é preciso!

Siegbert Zanettini -- 40 anos de sucesso

Em Santos, arquiteta concilia família e profissão sem mistérios

Karina Korn