Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por Redação do Fórum da Construção

6 Dicas fundamentais de segurança residencial para deixar sua casa protegida!



Cada tipo de moradia tem especificidades quando pensamos em segurança. As medidas de proteção que você precisa tomar quando mora em um apartamento são diferentes daquelas que os moradores de casas precisam ter.

Com casas e campo e praia acontece o mesmo. Toda ação é importante para deixar sua casa protegida e ter mais segurança no seu cotidiano.


Se você pensa em viajar para as festas de final de ano é bom ir se programando desde já para fazer melhorias na segurança da sua residência e não ter preocupações atrapalhando suas comemorações.

Trouxemos algumas dicas para que você avalie seu lar e tome providências para melhorar a proteção:

1. Confira todos os pontos frágeis da casa e reforce a segurança

A primeira coisa é fazer um checklist com todos os pontos de entrada da sua casa: corredores, garagem, janelas, portão e qualquer outra passagem. Veja se está tudo em ordem em todos estes locais, se é possível haver alguma invasão por eles e se todas as fechaduras ou cadeados estão funcionando bem. Mantenha tudo bem trancado sempre. Também é bom checar se há pontos cegos em que uma pessoa possa se esconder.

Caso alguém da casa perca as chaves é bom trocar todos os miolos de fechaduras. Nunca se sabe se as chaves podem ter caído nas mãos de alguém que já está observando a sua casa e esperando um momento para invadir.

Sempre vale a pena investir em cadeados, correntes e travas de segurança extra para colocar nos portões e portas de casa, principalmente no período da noite. Se você gosta de cães, tenha um. Ele pode ser um alarme em caso de tentativa de invasão e assustar os invasores.

2. Instale alarmes e luzes com sensores de presença

Lâmpadas com sensor de presença podem fazer uma grande diferença também para assustar um possível invasor. A luz acendendo de repente vai alertá-lo, iluminar o local e ele poderá ser visto facilmente, o que desestimula que a invasão seja concluída e a polícia pode ser acionada mais rapidamente.

Alarmes nas principais entradas da casa, como portão externo e porta de casa cumpre a mesma função da lâmpada, mas é ainda mais assustador e mais eficaz. Existem tipos diferentes de alarmes que são acionados de formas diversas. Para saber o que é mais adequado a sua residência converse com um especialista no assunto, que também poderá fazer a instalação.

Se você tem carros na garagem, não se esqueça de ligar os alarmes deles porque muitos veículos são invadidos dentro de casa para o roubo de acessórios do automóvel.

3. Grades e vidros temperados nas janelas e portas

Uma porta de alumínio, que geralmente é instalada em cozinhas, é muito frágil e pode ser arrombada. Se sua casa conta com alguma destas, vale a pena contratar um serralheiro para fazer um portão sob medida para ser colocado nas portas. Com certeza você dormirá mais tranquilo com uma proteção maior nas entradas.

O mesmo é válido para as janelas. Sua casa tem janelas que podem dar acesso ao interior? Invista em grades ou vidros temperados. Os vidros podem ser a escolha de quem deseja manter uma estética mais arrojada, mas é bom garantir a proteção com janelas blindadas.

Fechaduras, cadeados e travas também podem ajudar na segurança das janelas. É fundamental ter mais de uma fechadura em todas elas.

4. Verifique seus muros

Muitos invasores escolhem os muros como forma de entrar em uma residência. Para evitar este tipo de pesadelo, deixe os muros o mais altos que puder. Um pedreiro pode levantar muros com facilidade em um trabalho de poucas horas dependendo do tamanho.

Para reforçar a segurança o ideal é fazer a instalação de cercas elétricas por toda a extensão da casa. Além de intimidar, elas podem dar um choque e impedir a invasão da residência.

5. Instale câmeras de segurança

O monitoramento do ambiente pode ajudar de diversas formas, tanto para checar algum barulho estranho quando se está dentro de casa quanto para observar a sua residência de outros locais quando se está fora. Por meio de softwares em nuvem é possível inserir login e senha e ter acesso a imagem das câmeras em tempo real.

Além disso, as câmeras podem ser programadas para gravar as imagens, que podem ser vistas a qualquer momento. Caso ocorra algum incidente e a invasão aconteça, é possível investigar por meio das imagens.

O investimento pode ser um pouco alto, mas com certeza é válido para aumentar a segurança da sua casa. Atualmente o monitoramento por câmeras tem muitas funções diferentes e podem ser ligados a outros dispositivos para ampliar suas capacidades.

6. Dê vida a sua casa

Invasores evitam casas com movimento. Se você tem um vizinho ou familiar de confiança, peça para ele passar na sua casa para recolher a correspondência e limpar a parte externa.

Quando o ambiente fica muito empoeirado e com panfletos demais passa a ideia de que a casa está abandonada então vale a pena ter alguém cuidando disso quando se está fora. E não descuide disso no seu cotidiano.

Todas estas dicas podem e devem ser utilizadas juntas, aplicadas no cotidiano e virar rotina na segurança da sua casa, mas devem ser ainda mais reforçadas quando você e sua família estiverem viajando, por exemplo.


Fonte:www.multisafe.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue


Comentários

Mais artigos

Tecnologias que ajudam a manter o terreno seguro

6 Dicas fundamentais de segurança residencial para deixar sua casa protegida!

Saiba como funcionam os tipos de sensores de alarme

Equipamentos de segurança residencial que você não pode ignorar

7 dicas para melhorar a segurança em condomínios

6 Dicas fundamentais de segurança residencial para deixar sua casa protegida!

Câmeras de segurança: em quais lugares a lei permite instalar?

Conselhos para evitar assaltos à residências

Fique atento à segurança residencial durante as férias de julho

Corrimão: Item de Segurança

Acesso facilitado de veículos em condomínios causam fragilidades à segurança

Portarias despreparadas de condomínios podem facilitar ações criminosas

Como os marginais escolhem uma casa para invadir?

Dicas de Segurança - Em Residências e Empresas

Dicas de Segurança Residencial

Como escolher um sistema de alarme residencial

Dicas de Segurança em Residências

Como o ladrão escolhe um prédio para invadir?

Cuidados que o zelador deve ter para prevenir incêndios

Segurança em casa é garantia de férias (ou passeios) tranquilas

Porteiro e as qualidades que deve ter

Como deixar a casa segura durante as férias.

Você cuida da porta de seu apartamento?

Estratégia de defesa para condomínios

Construindo Segurança de sua familia

Janela vigilante detecta movimento à sua frente

Cuidado antes, para não se arrepender depois

Segurança monitorada : O olho mágico eletrônico

Arquitetura e segurança em casas de campo e de praia

EPI é necessidade para todo profissional

A influência da Arquitetura na Segurança