Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Nessa área o IBDA tem a parceria da Eternit. Atuando no Brasil desde 1940, líder no mercado brasileiro de telhas e caixas-d’água na construção civil brasileira, dentro de seu objetivo estratégico de consolidar a marca como provedora de produtos e soluções para a construção civil, revoluciona o segmento de louças sanitárias e lança no setor produtos que combinam beleza e funcionalidade.
Das elegantes cubas aos arrojados vasos sanitários de peças únicas, sem esquecer os requintados modelos de pias, o consumidor alia tudo isso à marca Eternit.
Saiba mais: www.eternit.com.br

Em Lavabos, banheiros e salas de banho (veja mais 36 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como planejar o seu banheiro para que ele fique mais agradável e bonito



Como deixar seu banheiro mais aconchegante? E como fazer isso, independente de seu tamanho? Veja conosco:


Armários Para Banheiro

Um dos maiores erros que as pessoas cometem nos banheiros pequenos é escolher móveis superdimensionados, gabinetes tão grandes que não da nem para abrir a porta do banheiro, ou ainda móveis que acabam com a área de circulação.

Isso faz o banheiro ficar sufocante e desagradável, além de aumentar a probabilidade de acidentes, já que as pessoas ficam sem espaço suficiente para se locomover.

Dependendo do espaço físico do banheiro é mais indicado usar armários planejados que consigam aproveitar melhor os espaços disponíveis, como os cantos que são chanfrados por causa do sistema hidráulico, que acabam dificultando a escolha dos móveis modulares.

Se o seu banheiro não tiver espaço para portas de abrir, os armários podem ter portas de correr, que economizam um bom espaço nos banheiros planejados pequenos.
Outra vantagem dos móveis planejados para o banheiro é poder criar divisões internas, prateleiras e nichos que atendam perfeitamente a sua necessidade de armazenamento. Assim, fica mais fácil manter o banheiro organizado.

Já os móveis modulares tem um custo menor, mas é preciso tomar cuidado com as medidas do gabinete e também com o posicionamento da pia, ou cuba sobre o móvel para que esta não atrapalhe a circulação.

Organização do banheiro

Mesmo com armários planejados você vai ter que selecionar apenas itens essenciais para guardar, em banheiros pequenos evite guardar produtos de beleza, de preferência apenas para os itens de higiene pessoal. Neste caso você pode reservar um espaço para maquiagem no quarto.

Se o seu banheiro tem prateleiras, aproveite para usar caixas organizadoras para manter tudo em seu devido lugar.

Cuba Para Banheiro

Antes de escolher o modelo de cuba para o seu banheiro você deve ter em mente as dimensões do gabinete, pois existem diversos modelos de cubas para banheiro, com formatos e tamanhos que podem variar de acordo com o móvel escolhido.

Quando você for a qualquer loja de acessórios e cerâmicas para o banheiro as cubas vão estar divididas da seguinte forma: cubas de apoio, cubas de embutir, cubas de sobrepor, cubas de semiencaixe.

Cubas de Apoio: São aquelas que ficam aparentes, em cima da bancada ou armário do banheiro, neste caso o armário tem que ser mais baixo para acomodar a cuba e ao optar pelas cubas de apoio você terá mais espaço dentro do gabinete do banheiro.

As cubas de apoio, geralmente, não possuem recorte para as torneiras, ou seja, você terá que utilizar torneiras de parede ou então torneiras mais altas.

Cubas de Embutir: As cubas de embutir, como o nome já diz, são cubas que são instaladas no interior do gabinete, abaixo das bordas do tampo.

Elas não mais discretas, pois seu volume fica dentro do armário, porém elas diminuem o espaço para armazenamento e necessitam de armários mais altos para a sua instalação. Para as cubas de embutir o ideal é usar torneiras mais baixas.

Cubas de Sobrepor: As cubas de sobrepor são aquelas que também ficam no interior do móvel, mas que as suas bordas ficam acima do tampo.

Assim como as cubas de embutir, as de sobrepor ocupam espaço no interior dos gabinetes do banheiro, mas são mais discretas e também é indicado as torneiras baixas.

Cubas de Semiencaixe: As cubas de semiencaixe são ideais para banheiros pequenos que não tem espaço para armários profundos, quando o armário irá atrapalhar área de abertura da porta ou a circulação. Pois, elas são semi-encaixadas na bancada, ficam com uma parte prolongada para frente do armário.

Estas cubas exigem um projeto bem detalhado do armário, com a medida certa para que a cuba se encaixe perfeitamente. As cubas de semiencaixe são semelhantes às cubas de sobrepor, ficam com uma borda acima da bancada, mas o volume principal da cuba fica embutido. Sendo ideal o uso de torneiras baixas.

Os armários mais baixos que podem receber as cubas de apoio reduzem o impacto visual do armário no banheiro, mas deixam o volume da cuba aparente o que pode ser interessante se você quer dar um destaque a sua bancada, desta forma a cuba passa a ter um papel decorativo.

Espelho Para Banheiro

Os espelhos podem ser ótimos aliados para ampliar a sensação de espaço no banheiro, para isso é interessante usar grades superfícies de espelhos lisos, que comecem já na borda da bancada ou do gabinete até quase o forro do banheiro, ou ainda espelhos que comecem junto ao piso até o forro.

Outra ideia bacana para o banheiro é usar iluminação LED sobre o espelho do banheiro, isso da uma soltura interessante para o espelho, isso vem sendo muito utilizado nos projetos de banheiros modernos. Ou ainda, aproveitar para combinar armários aéreos estreitos, com prateleiras e cobrir tudo com um espelho de correr.

Box do banheiro

Aproveitando a sequência do espelho para falar do box para banheiro, para economizar espaço o ideal é optar por portas de correr no box, que dispensam o raio de abertura das portas e também usar vidro transparente, para ampliar o alcance visual da área do banheiro.

Revestimentos Para Banheiro

As cores claras, o branco e o bege, favorecem os banheiros pequenos, isso acontece porque as cores claras, ou luminosas, refletem a luz melhor do que as outras cores, o que cria uma sensação de amplitude. Além disso, o branco é pela psique humana, associado à limpeza e a purificação. E obviamente, sendo o banheiro o lugar da nossa higiene o branco condiz com essa percepção psicológica da cor.

Embora, o branco favoreça também a percepção visual da sujeira acumulada, fios de cabelo, poeira. O que pode trazer um trabalho adicional na higiene do banheiro.

Já as cores mais escuras, tendem a criar um ambiente mais introspectivo e quando aplicadas em superfícies que contrastam com as cores claras, as cores escuras podem criar uma sensação de profundidade.
De qualquer forma, sendo cores escuras ou claras, para não errar a mão na composição de cores do banheiro é preferencial escolher cores neutras: branco, preto, cinza, bege, marrom, etc. Deixando as cores mais saturadas para os detalhes do banheiro. Ou usar as outras cores em tons dessaturados misturados a cores claras, ou seja, cores pastéis, por exemplo.

Tipos de revestimento para banheiro

Vamos começar definindo as áreas molhadas, no interior do box e logo atrás da pia do banheiro, são as áreas propensas a serem constantemente molhadas, nessas áreas é importante usar revestimentos impermeáveis para proteção da parede. Isso também vale para o piso do banheiro que está sujeito a ser lavado, diferente das outras áreas da casa em que apenas de passa um pano úmido.
Sendo assim, nas áreas molhadas o ideal é utilizar cerâmicas como ladrilhos hidráulicos, porcelanato, pastilhas cerâmicas e outras pastilhas (vidro e resinada). Pintura epóxi, cimento queimado com aplicação de verniz.

Alguns projetos utilizam madeira natural com verniz, o que já não é ideal. Hoje, com porcelanatos imitando perfeitamente a madeira é melhor optar por este material.

Nas áreas secas do banheiro, que são as paredes que não sofrem a ação constante do vapor e da água pode-se usar outros tipos de revestimento, como: papel de parede, adesivo de parede, pastilhas de coco, tecidos, tinta acrílica.

No piso do interior do box sempre usar revestimentos antiderrapantes, pisos com ranhuras para que a água escorra, como os porcelanatos que imitam seixos rolados, que tem uma textura agradável para massagear os pés.

Janela do Banheiro

Para manter o banheiro fresco, não acumular muito vapor no banheiro e evitar a proliferação de mofo e outros microrganismos os banheiros devem ser bem ventilados, de preferência com janelas abertas para a área externa. Criando também uma corrente de ventilação com uma entrada de ar frio que pode ser pela porta do banheiro, que impulsiona o vapor pela janela.

Por isso, sempre após o banho mantenha a porta e a janela do banheiro aberta, o ideal é usar janelas altas que além de oferecer mais privacidade para quem está usando o banheiro ainda estimula a saída do ar quente (lembrando que o ar quente sobe e o ar frio desce).



Fonte:mullermoveis.com.br




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Aprenda como modernizar banheiro antigo em 5 etapas

Como resolver vazamento em box de banheiro?

Encanamento de banheiro: 5 dicas para evitar problemas

O assunto é banheiro? 10 mitos e verdades que envolvem o cômodo

Você sabe o que é lavabo? Entenda o que é e como decorar

Inovações para um banheiro mais sofisticado

Banheiros modernos

Como transformar seu banheiro simples em uma sala de banho de luxo

Benefícios da hidromassagem: entenda como pode ajudar no combate ao estresse

11 pontos de atenção na hora da instalação dos produtos para o banheiro

Lavabo ou Banheiro — Você Sabe as Diferenças entre Eles?

Como limpar o banheiro? Dicas para uma limpeza completa

Um banheiro inovador, como construí-lo.

8 Dicas de Decoração de Banheiros Modernos

Como escolher as louças do banheiro

Como reformar banheiros sem enlouquecer!

Como planejar o seu banheiro para que ele fique mais agradável e bonito

Reforma ou projeto do banheiro: bidê ou ducha higiênica?

Definindo as louças sanitárias no seu projeto.

5 dicas para acertar na escolha das louças do banheiro

Como escolher as louças do banheiro?

Água, como reduzir o consumo no banheiro?

Para o seu banheiro ficar na moda!

Banheiro, como torná-lo mais aconchegante

Atenção na hora de criar um novo banheiro em imóveis antigos

Banheiro pode virar sala de banho com boa iluminação

Como planejar um banheiro com banheira

Água, como reduzir o consumo no banheiro?

Como decorar banheiros pequenos

Decore seu banheiro com estilo

Como decorar um banheiro com estilo

Como decorar um banheiro

Os banheiros dos espaços corporativos precisam ser sisudos e desconfortáveis?

Banheiro: 10 erros comuns em projetos.

Criando banheiros bonitos

Eternit: além das telhas e mais do que caixas d`água

Bacias sanitárias e o consumo de água