Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Nessa área o IBDA tem a parceria da Eternit. Atuando no Brasil desde 1940, líder no mercado brasileiro de telhas e caixas-d’água na construção civil brasileira, dentro de seu objetivo estratégico de consolidar a marca como provedora de produtos e soluções para a construção civil, revoluciona o segmento de louças sanitárias e lança no setor produtos que combinam beleza e funcionalidade.
Das elegantes cubas aos arrojados vasos sanitários de peças únicas, sem esquecer os requintados modelos de pias, o consumidor alia tudo isso à marca Eternit.
Saiba mais: www.eternit.com.br

Em Lavabos, banheiros e salas de banho (veja mais 36 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como resolver vazamento em box de banheiro?



Por estar em contato com constante umidade, o vazamento em box de banheiro é mais comum do que você imagina.

Entretanto, apesar de normal, problemas hidráulicos, como esse, podem gerar muitas dores de cabeça, já que acabam danificando estruturas, prejudicando a estética, aumentando o consumo de água e até causando acidentes.


A boa notícia é que, uma vez identificado, a situação pode ser consertada de forma simples.

Alguns procedimentos exigem a intervenção de um profissional, ainda assim, com cuidado e paciência, é possível que você mesmo resolva o inconveniente conhecendo os métodos mais confiáveis e eficazes.

Neste artigo, você verá:

- como descobrir se há vazamento em box de banheiro;
- como pode ser feita a manutenção de box de banheiro;
- como parar o vazamento de água por baixo do box do banheiro;


Como descobrir se há vazamento em box de banheiro?

Muitas vezes os vazamentos não são percebidos de forma fácil. Ainda assim, é possível identificar esse tipo de problema observando alguns sinais:

- manchas na pintura da parede;
- tinta com bolhas ou descascando;
- sinais de bolor;
- rejunte saindo com facilidade, como ao passar o dedo;
- som oco onde passa a tubulação do banheiro;
- piso descolando.


Agora que você já sabe que o vazamento em box de banheiro apresenta essas características, fica mais fácil resolvê-lo e decidir se você chamará um profissional ou se arriscará no mundo da construção e do encanamento.

Quem deve fazer a manutenção de box de banheiro?

Além disso, é importante anotar que, mesmo sem apresentar qualquer uma das situações descritas a seguir, a revisão deve ser realizada:

- se a porta estiver ou fechando com dificuldade;
- observe se a guia da porta quebrada ou com flexibilidade excessiva;
- identifique se os batedores inferiores ou superiores estão quebrados.


Segundo a norma ABNT NBR 14207/2009, é estabelecido que a manutenção do box de banheiro deve ser feita no mínimo uma vez a cada 12 meses.

Para garantir a sua segurança e também que o seu produto não seja danificado, é importante que a manutenção de box de banheiro seja feita por profissionais especializados e capacitados para isso. Desta forma, o profissional será capaz de identificar com facilidade cada item componente do seu box – uma vez que a averiguação é feita sobre tudo e não apenas no vidro.

Como parar o vazamento de água por baixo do box do banheiro?

Assim como as infiltrações em casa, o vazamento também é um do problemas mais comuns no cômodo. Apesar da manutenção anual do box de banheiro ser recomendada com o auxílio de um especialista, você pode manter os cuidados no decorrer dos dias.

Principalmente se o seu item estiver apresentando vazamentos por baixo, você pode arrumar esse problema com algumas dicas. Veja:

1. Calafetagem

Uma das causas do vazamento em box pode ser calafetagem malfeita ou gasta. Se for o caso, você mesmo pode resolver o problema.

Antes de tudo, é preciso que você retire toda a calafetagem que já existe. Você pode usar uma faca para auxiliar nesse trabalho. Se preferir, utilize um removedor, que é vendido em lojas especializadas. Depois disso, limpe bem os resíduos que ficaram e espere a área secar por pelo menos um dia. Isso garante que o seu trabalho terá resultados.

Use uma fita adesiva para marcar uma margem de cerca de meio centímetro a partir do vão no qual será aplicada a calafetagem. Cuide para que a linha fique reta e não comprometa o acabamento.

Agora, você deverá aplicar o silicone de maneira uniforme, em toda a fenda. Use seu dedo para pressionar o produto e dar um acabamento melhor. É preciso deixar secar a área por pelo menos um dia até que seja retirada a fita adesiva.

2. Argamassa polimérica

As argamassas poliméricas são materiais produzidos com cimento especial e aditivos impermeabilizantes. São os produtos mais utilizados para sanar problemas de vazamento em cozinhas e lavabos.

Embora seja mais complexo, já que exige a retirada de pisos e azulejos, esse método também é bastante eficiente para acabar com os problemas no box do seu banheiro.

A aplicação deve ser feita com a superfície completamente limpa. Pode ser utilizada esponja de aço para retirar resíduos e sinais de umidade ou oleosidade.

Depois disso, é importante se certificar de que haja uma pequena inclinação no sentido do ralo, caso o problema esteja no chão do box. A formação de pequenas poças contribui para o aparecimento de problemas hidráulicos.

Feito isso, é importante aplicar o impermeabilizante em toda a área e de maneira uniforme. É preciso esperar cerca de seis horas para, então, repetir a aplicação no sentido oposto ao já feito.

3. Mantas de impermeabilização

Outra forma bastante eficaz de acabar com o vazamento em box de banheiro é com o uso de mantas de impermeabilização. Esse produto é facilmente achado em lojas de materiais de construção, mas também é mais indicado que seja feito por um profissional capacitado e com experiência. Essa solução é a mais indicada para vedação do ralo do box.

Assim como o método anterior, é necessário que toda a área seja limpa e esteja livre de graxas, resíduos e umidade. Após isso, a manta de impermeabilização deve ser aplicada de duas a quatro vezes, em sentidos cruzados, para garantir a eficácia. Dê um intervalo de pelo menos seis horas entre cada aplicação.

É preciso que, após a aplicação, sejam utilizadas telas estruturantes, que impedem a movimentação do produto, e deixar tudo livre de umidade por pelo menos 24 horas.

4. Selante de silicone impermeabilizante

Este é um dos métodos mais simples para consertar vazamento em box de banheiro. Entretanto, caso o problema seja a queda da água no ralo, como mencionado, o silicone funcionará de forma temporária.

Você deverá comprar o produto em lojas especializadas ou de materiais de construção. Normalmente ele já vem com aplicador, mas, em alguns casos, será necessário adquirir também uma pequena pistola. Fique atento para comprar um produto de qualidade. Alguns não são resistentes e podem ressecar e quebrar, aumentando os problemas a serem resolvidos.

Para resolver a situação de vazamento, limpe a área e remova o selante antigo, caso haja. Você pode utilizar um pano seco ou um aspirador de pó para retirar pequenas partículas invisíveis. A limpeza total é essencial para a eficácia do método.

Agora, prepare a pistola de aplicação encaixando o cartucho do selante com o bico já aberto. Pressione o gatilho até que você perceba que o conteúdo está saindo de forma constante.

Comece aplicando o selante em toda a área. Depois de se certificar de que o produto foi aplicado em cada centímetro, dê o acabamento com uma colher de plástico úmida. Basta pressionar contra a superfície para deixá-la uniforme.

Nivelou? Então espere 72 horas para o produto secar e o problema estará resolvido. Se preferir, isole a área para que os outros moradores, caso houver, não usem o chuveiro antes do tempo para secagem. Esse intervalo é essencial para garantir a eficácia do produto.

Dicas para aumentar a durabilidade do box de vidro de banheiro

Vazamentos costumam desesperar os moradores que, muitas vezes, acreditam que o problema compromete grande parte do orçamento. O ideal, no entanto, é identificar o problema o quanto antes, para evitar que as estruturas sejam danificadas e que mais soluções sejam necessárias.

Algumas ações que você pode ter para aumentar a sua durabilidade são:

- evite impactos muito fortes na abertura ou fechamento das portas do box;
- não force as portas quando difíceis de manusear;
- use somente água e sabão neutro para a limpeza do box;


Viu como vazamento em box de banheiro e sua manutenção pode ter soluções mais simples do que você imaginava?



Fonte:chavesnamao.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue
















Comentários

Mais artigos

Aprenda como modernizar banheiro antigo em 5 etapas

Como resolver vazamento em box de banheiro?

Encanamento de banheiro: 5 dicas para evitar problemas

O assunto é banheiro? 10 mitos e verdades que envolvem o cômodo

Você sabe o que é lavabo? Entenda o que é e como decorar

Inovações para um banheiro mais sofisticado

Banheiros modernos

Como transformar seu banheiro simples em uma sala de banho de luxo

Benefícios da hidromassagem: entenda como pode ajudar no combate ao estresse

11 pontos de atenção na hora da instalação dos produtos para o banheiro

Lavabo ou Banheiro — Você Sabe as Diferenças entre Eles?

Como limpar o banheiro? Dicas para uma limpeza completa

Um banheiro inovador, como construí-lo.

8 Dicas de Decoração de Banheiros Modernos

Como escolher as louças do banheiro

Como reformar banheiros sem enlouquecer!

Como planejar o seu banheiro para que ele fique mais agradável e bonito

Reforma ou projeto do banheiro: bidê ou ducha higiênica?

Definindo as louças sanitárias no seu projeto.

5 dicas para acertar na escolha das louças do banheiro

Como escolher as louças do banheiro?

Água, como reduzir o consumo no banheiro?

Para o seu banheiro ficar na moda!

Banheiro, como torná-lo mais aconchegante

Atenção na hora de criar um novo banheiro em imóveis antigos

Banheiro pode virar sala de banho com boa iluminação

Como planejar um banheiro com banheira

Água, como reduzir o consumo no banheiro?

Como decorar banheiros pequenos

Decore seu banheiro com estilo

Como decorar um banheiro com estilo

Como decorar um banheiro

Os banheiros dos espaços corporativos precisam ser sisudos e desconfortáveis?

Banheiro: 10 erros comuns em projetos.

Criando banheiros bonitos

Eternit: além das telhas e mais do que caixas d`água

Bacias sanitárias e o consumo de água