Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

por redação do Fórum da Construção

Alta tecnologia para H2O - tecnologias da água no Pavilhão Alemão Expo de Zaragoza



As tecnologias de água alemãs gozam de grande demanda em todo o mundo diz um especialista no tema: Stephan Köster, que trabalha no instituto de Economia de Água em assentamentos Humanos de Universidade RWTH, de Aquisgrán. O engenheiro assessorou os organizadores do Pavilhão Alemão na Expo Zaragoza na  eleição das tecnologias de água exibidas no evento. A exposição vista no Pavilhão Alemão proporciona um panorama do poder inovador da Alemanha. Algumas das tecnologias se adequam especialmente para países em desenvolvimento e emergentes.



Quer seja o melhoramento da qualidade da água potável ou o tratamento das águas residuais: os visitantes da Expo vêem como funciona o abastecimento de água potável em uma metrópole, como a mesma água pode ser usada duas vezes e como o raio ultravioleta da luz purifica a água.



O Pavilhão Alemão proporciona um panorama de produtos representativos alemãs que já estão no mercado e tem uma meta clara: apresentar as tecnologias em forma de uma inesquecível experiência.



01 Quando a faísca salta
Purificação de água com eletrodos cobertos de diamantes: um procedimento inovador e com futuro. No Pavilhão Alemão, os visitantes podem colocar para funcionar a técnica da empresa Condias, surgida do Instituto Fraunhofer, com um gerador a manivela: uma faísca acende eletrodos de diamante, que geram um processo de oxidação, que por sua vez purifica a água. Os eletrodos eliminam poluentes orgânicos na água sem recorrer a produtos químicos. O método faz desaparecer substâncias indesejadas na água destinada ao consumo humano, como pesticidas ou restos de medicamentos.



02 Solução ecológica
Tratamento biológico de águas residuais em pequenas usinas de purificação. Seja no banheiro, no chuveiro ou na máquina de lavar roupas, os lares geram águas residuais, que devem ser tratadas. Mas não são todos os lugares, por exemplo em zonas rurais, que estão conectados a rede pública de esgoto. Também para esses casos existe uma solução ecológica: pequenas usinas de purificação, que na Alemanha desempenham um importante papel. Usinas como as da empresa Hans Huber operam com um princípio igual ao das grandes depuradores, com várias camadas, conseguindo excelentes resultados de purificação com um tratamento biológico das águas residuais.

03 Regar plantas com água do chuveiro
Usar duas vezes a mesma água: é nessa idéia que está inspirada a tecnologia Aquacycle, onde é tratada água residual pouco suja, por exemplo, a que sobra depois de lavar a louça. A instalação de reciclagem da empresa Pontos purifica as águas residuais, como a do chuveiro, com um procedimento mecânico-biológico, sem recorrer a substâncias químicas. A água limpa assim obtida não tem qualidade de água potável, mas pode ser utilizada para diversos outros fins: para o banheiro, lavar roupa, limpar o chão ou regar as plantas do jardim.



04 Obtenção inteligente de água potável
Um procedimento quase natural: O instituto Kompetenzzentrum Wasser e a empresa de água Berliner Wasserbetriebe, de Berlin, exibem uma técnica que ilustra o abastecimento de água de uma grande cidade. Berlim obtém sua água potável, 400 milhões de litros diários, exclusivamente de recursos de água dentro do perímetro da cidade, algo único no mundo. A água é obtida em sua maior parte por filtração natural das águas do Spree e de outros rios. A filtração da água de rio é um bom procedimento para obter água potável quando não se tem a disposição águas subterrâneas nos volumes necessários.



05 Luz ultravioleta que purifica água
Uma opção a purificação de água com substâncias químicas é a desinfecção com luz ultravioleta de empresa Osram, de Munique. Neste procedimento clássico, que atualmente experimenta um renascimento, a água flui por um recipiente com uma fonte de luz ultravioleta em seu interior e é purificada somente pelos raios da luz. A energia da luz ultravioleta destrói a estrutura celular das bactérias, causando sua morte.



06 Paisagens aquáticas alemãs
Regiões e cidades marcadas pela água: esta projeção panorâmica não mostra nenhuma tecnologia para a purificação ou eliminação de águas residuais. Aqui o tema é somente o lado charmoso da água: paisagens alemãs em que a água desempenha um papel de destaque. A Central Alemã de Turismo mostra em uma grande tela de regiões de grandes atrativos turísticos ou cidades na Alemanha cujo atrativo em particular é a água. A viagem leva do Lago de Constança, passando pelo Reno até o Mar do Norte, mostra a costa do Mar Báltico no inverno e noites de verão a margem do lago Binnenalster, em Hamburgo. Água para desfrutar.



07 Como obter energia de águas residuais
Purificar água e obter energia: as usinas de purificação de águas de cidade de Wolfsburg operam com um método singular. Em lugar de despejar a água purificada nas correntes de água, como é normal, a aproveitam também para outros fins. Wolfsburg mostra em Zaragoza sua tecnologia, com a qual também gera energia. Na usina depuradora se obtém água para a agricultura, água para enriquecer o solo e seus lençóis freáticos e gases de lixo. O gás do lixo é aproveitado para gerar energia ecologicamente.



08 Cooperação internacional para água limpa
A água tem grande importância na cooperação alemã para o desenvolvimento: No Pavilhão Alemão da Expo são mostradas três "bombas de água". Quem as coloca para funcionar dá começo à projeção de um filme e vê os recipientes de água, que servem de tela, projetos de desenvolvimento onde a Alemanha apóia o abastecimento e purificação sustentável da água.



09 Melhores águas subterrâneas
Um sistema de alerta preventivo: Com o monitor dos lençóis freáticos, a empresa Sesatec, de Kiel, apresenta um sistema de controle de águas subterrâneas. Os lençóis freáticos são considerados a mais importante fonte de água potável. A tecnologia microbiológica mostrada está baseada em um procedimento natural para o melhoramento da qualidade das águas subterrâneas. Uma rede de finos sensores introduzidos no solo controla o processo microbiológico na terra e nos lençóis freáticos. Os sensores funcionam também como sistema de alarme preventivo, no caso de impurezas ameaçarem contaminar os depósitos naturais de água.



10 Filtrar inteligentemente a água da chuva
Muito simples, mas particularmente efetiva: a tecnologia de filtro para purificar a água da chuva. A água da chuva que corre pelas ruas e por terrenos industriais contém uma série de partículas contaminantes e não deve ser despejada nas correntes de águas sem tratamento. A tecnologia que a empresa 3P Technik Filtersysteme, exibe no Pavilhão Alemão aborda o problema: a água da chuva suja não é coletada primeiro e purificada depois em grandes tanques, ao invés disso é interceptada e filtrada ali mesmo onde é gerada. A água purificada pode então logo fluir diretamente para as correntes de água.



11 Como as leis cuidam da água
A proteção das águas na Alemanha é um êxito: O Instituto Federal do Meio Ambiente traz à Expo uma peça multimídia que explica aos visitantes em três capítulos como estavam armazenadas diversas correntes de água na Alemanha e como elas puderam ser salvas graças a leis ambientais: Os exemplos concretos do Lago de Constança, o rio Elba e a região urbana de Berlim ilustram como foram solucionados problemas ambientais que estavam transformando em um perigo para o abastecimento de água potável. Ademais descreve-se a legislação sobre proteção de águas na União Européia e na Alemanha.



12 Missões pós-catástrofes em todo o mundo
A Agência Federal de Ajuda Técnica (THW) conduz missões em todo o mundo: depois de furacões, terremotos ou inundações geralmente é necessário algum auxílio. Precisamente após essas catástrofes naturais a distribuição de água é prejudicada, principalmente a distribuição de água potável. Especialistas da THW estão treinados para conseguir o mais cedo possível a purificação da água. No Pavilhão Alemão se mostram filmes sobre diversas missões da THW no Sudeste Asiático, Uganda e Nova Orleans. Ademais podem-se ver importantes equipamentos da THW para casos de emergências, como por exemplo um laboratório móvel para análise de água.



13 Equipe pequena e móvel de grande eficácia
Em casos de emergência é muito útil e pode ser levado rapidamente a todo o mundo: a equipe de purificação de água da empresa Kärcher é uma grande ajuda após catástrofes naturais, quando é destruída boa parte da infra-estrutura e falta água potável. Com o equipamento móvel, que filtra substâncias contaminantes da água, pode assegurar-se o abastecimento de água onde mais se necessita: nos hospitais e escolas. Com essa moderna técnica, a THW e outras organizações de ajuda tem abastecido de água potável inúmeros seres humanos.



14 Música e poesia que fluem
Submerja-se em um mundo de sons: após tanta técnica, é bom ter alguma arte. No Pavilhão Alemão há também 14 "Chuveiros Sonoros" da empresa Hansgrohe, que surpreendem o visitante. Quem esperaria ver sair de um chuveiro música ou poesia? Diante das paisagens aquáticas alemãs os visitantes podem passar por baixo das "duchas sonoras" sem se molhar; sentar e escutar como soam diversos instrumentos que juntos formam uma orquestra. Embaixo de algumas duchas pode-se escutar também conhecidas poesias sobre a água, como os famosos versos de Heinrich Heine sobre Lorelei em seu penhasco sobre o Reno.



Vale a pena conhecer a “experiência Flutuante” do pavilhão alemão Expo Zaragoza : de 14 de junho a 14 de setembro de 2008

Fonte: www.magazine-deutschland.de; editado pela redação do Fórum da Construção

Mais informações sobre as empresas e tecnologias apresentadas no Pavilhão Alemão podem ser encontradas na Internet:
www.condias.de
www.huber.de
www.pontos-aquacycle.de
www.kompetenz-wasser.de
www.osram.de
www.deutschland-tourismus.de
www.wolfsburg.de
www.bmz.de
www.sensatec.de
www.3ptechnik.de
www.umweltbundesamt.de
www.thw.bund.de
www.karcher.de
www.hansgrohe.de

Comentários

Mais artigos

A pressão d'água do meu chuveiro (da minha torneira ou vaso sanitário) está baixa. como resolver?

Conheça seis manifestações patológicas nas instalações hidráulico-sanitárias

Tipos de tubos: PVC, CPVC, PPR, PEX, PVC Esgoto!

Os erros mais comuns em reformas hidráulicas, e como evitá-los

6 dicas hidráulicas para a construção da sua nova casa

12 formas de economizar e reaproveitar água

Truques para descobrir se há vazamento de água na sua casa

Evite problemas com o encanamento

Vantagens de encanamento de PVC

Você acha que está com um vazamento de água?

Negligência com as instalações hidráulicas

Automação aplicada ao tratamento de efluentes. Preservação do meio ambiente.

Solução para falta d’água está sob a terra

Eterclean: filtro para tubulação de água

O saneamento paulista e uma frase histórica de Churchill

Desenvolvimento de novas técnicas de irrigação de precisão que garante uso racional da água

Os esgotos na Região Metropolitana de São Paulo

Alta tecnologia para H2O - tecnologias da água no Pavilhão Alemão Expo de Zaragoza

Brasil expõe projetos de saneamento básico em Zaragoza

Patologias freqüentes em sistemas prediais hidráulicos sanitários e de gás combustível decorrentes de falhas no processo

Água feita pelo homem tem química diferente

Aqua Vitae.com: blog latino-americano especializado no tema da água

Empresas e condomínios já tratam esgoto

Múltiplas necessidades, soluções variadas

Saneamento Básico e seu impacto no setor da construção

Revolução no Saneamento Básico

Doutores da Construção

Sistema compacto de tratamento de esgoto no formato vertical

Aquecedores a gás: não seja você a próxima vítima!

Transbordamento: antes de aumentar as secções das calhas, amplie a capacidade dos condutores verticais

Esquema de funcionamento e dimensionamento da instalação de água fria em residências

Água quente nos banheiros: qual é a melhor opção de aquecedor, elétrico, gás ou solar? Central ou localizado?

Qual a durabilidade do encanamento de um edifício? Qual o melhor material para as tubulações hidráulicas?

Pressão disponível, pressão estática e pressão dinâmica. O que é isto?

Conexão à rede pública de esgoto e o controle de roedores