Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Steel Frame e Drywall (veja mais 26 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Steel Frame X Alvenaria: qual a melhor opção para sua obra



Na hora de planejar a construção de uma casa, talvez você tenha se perguntado se o sistema Steel Frame valia a pena, afinal, é uma técnica que vem tomando canteiros de obras. Mas afinal, o que é uma casa Steel Frame e ela realmente vale a pena em comparação com a tradicional construção de alvenaria? Nesse post você entenderá o que é e como funciona um sistema Steel Frame e se vale a pena levá-lo para a sua construção.


Steel Frame: O que é?

O Steel Frame, basicamente, é um sistema de construção que consiste em peças de aço galvanizado que, juntas, irão formar a estrutura da obra. A parte de vedação e acabamentos pode ser feita por outros materiais como painéis e placas de diversos elementos como madeira, painéis de alumínio composto, placas cimentícias e até mesmo drywall.

Em toda obra, a parte de maior importância é a base estrutural que, em construções tradicionais, é feita com concreto armado. No Steel Frame, as formas de aço galvanizado são dispostas e reformuladas de acordo com a ideia da estrutura da obra. É um modelo de construção que vem ganhando espaço nas obras no Brasil e é utilizado há muitos anos nos Estados Unidos.

O que significa steel frame?

Steel Frame literalmente significa estrutura de aço, que é a ideia de estrutura de todo o sistema. Ele também é conhecido como construção seca, já que não precisa de tijolos, cimento ou concreto. O aço utilizado é galvanizado, que significa que ele é revestido com zinco, que ajuda a evitar corrosões e fornece mais segurança para as obras.

O que é sistema steel frame e o que é light steel frame?

Light Steel Frame é outro nome para o sistema de Steel Frame. Esses modelos de estrutura começaram a ser utilizados graças a abundância de aço devida à revolução do setor metalúrgico nos Estados Unidos e também ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Com os perfis de aço colocados na disposição desejada, as placas e painéis são utilizados para fechar as laterais da construção. O telhado e a laje podem ser feitos com telhas de cerâmica, lajes pré moldadas de concreto ou então lajes de aço galvanizado com revestimento de madeira. Em construções feitas com aço leve, é possível subir até quatro andares.

Steel frame é mais barato que alvenaria?

A média de preço de construção de alvenaria e de sistema Steel Frame é muito parecida, porém, deve-se lembrar que as construções em Steel Frame não podem ser alteradas no final, tudo que foi posto no projeto da construção é o que será feito no canteiro de obras. Já em uma construção em alvenaria, muitas vezes há erros de cálculos e também improvisações e mudanças de projeto, tudo isso acaba por encarecer a obra.

Também deve-se lembrar que Steel Frame não utiliza materiais como tijolos, concreto e cimento. A quantidade de materiais a serem comprados é menor e também o período da construção é mais curto. Além disso, em média, uma parede de Steel Frame, para um determinado uso, pesa em média 40kg, já uma parede de alvenaria (tijolos), que servirá para o mesmo uso, pesa em média 160kg, no momento do frete de todo esse material para a obra, o peso e a quantidade de material influenciarão. Tudo isso colocado na balança pode gerar uma grande diferença.

Steel frame é mais barato que alvenaria?

Os preços para se construir em Steel Frame podem variar muito, isso se dá pois, na hora de se trabalhar com esse tipo de material, cada composição terá um valor específico, são sistemas como de teto, de parede, de banheiro. Além disso, cada região terá um frete determinado. Outro dado a ser pensado é na qualidade de cada componente escolhido, alguns materiais poderão ser melhores na resistência acústica, térmica e resistência a fogo, fator que pode encarecer o objeto.

E, por fim, a quantidade a ser comprada também influenciará no preço, uma carga fechada de um único material sairá muito mais em conta do que uma encomenda de três perfis de Steel Frame, por exemplo.

Qual a diferença entre drywall e steel frame

Por mais que as duas estruturas pareçam semelhantes na primeira vista, elas possuem utilidades diferentes. O Steel Frame, ou Light Steel Frame, é uma base de aço que dará toda a sustentabilidade da construção, desde às paredes até os telhados. Já o drywall é os acabamentos e vedações, não é construído para aguentar cargas pesadas como toda uma edificação.

Por que usar steel frame?

O sistema Steel Frame possui algumas vantagens em comparação com o tradicional método de alvenaria. Veja algumas das vantagens:

Menos resíduos da construção:
com menos materiais a serem levados para a obra, menos resíduos e desperdício é feito, além disso, menos água é gasta no processo da construção. Além disso, o aço utilizado no sistema Steel Frame é um material 100% reciclável;

Mais rapidez:
como tudo é apenas montado e a maioria das partes utiliza somente parafusos para a conexão dos perfis, o tempo fica muito mais otimizado;

Facilidade na execução:
Com as peças já compradas prontas, a construção no canteiro de obras fica muito mais simples. A manutenção das instalações de gás, de ar-condicionado e até elétricas e hidrossanitárias, fica muito mais prática já que, com as construções modulares, basta retirar a placa onde a manutenção é necessária e depois colocá-la de volta no lugar;

Grande durabilidade:
Os materiais utilizados na elaboração das peças são fabricados com matéria-prima de qualidade e sempre passam por diversos controles de produção;

Maior área disponível:
Graças às paredes mais finas das estruturas de Steel Frame em comparação com paredes de tijolos, mais espaço dentro das construções pode ser utilizado;

Menos etapas de construção:
Com a maior parte do processo já industrializado, a velocidade e a quantidade de etapas ficam cada vez mais breve;

Mais precisão:
As peças, como já dito, são encontradas prontas, portanto, diminuem o risco de erros de construção ou até mesmo improvisações e atrasos;

Personalização:
Com apenas a base pronta, o sistema Steel Frame permite uma variedade gigante de acabamentos, desde a parte interna até a parte externa;

Orçamentos mais precisos:
A conta da quantidade de material a ser usado em uma construção de Steel Frame é muito mais simples do que as contas de uma construção de alvenaria, logo, os erros de cálculo são praticamente impossíveis de serem feitos e o valor orçado será o mais próximo possível daquilo que realmente será gasto na obra.

As etapas da construção em Steel Frame começam pela fundação, geralmente ela é do tipo radier, que se assemelha com uma laje que abrangerá toda a área de construção, ela é mais rasa e também pode ser usada em diversos tipos de terrenos. Após isso, o esqueleto do sistema será montado com os perfis de Steel Frame em cima da fundação.

Com a estrutura montada, os complementos com outros materiais fecham as paredes com placas ou painéis. A parte externa, devido às intempéries e ao clima, geralmente usa-se placas de OSB (Oriented Strand Board, que pode ser traduzido como chapa de tiras orientadas), placas cimentícias e membranas hidrófugas, que servirão para evitar a umidade. Em ambientes internos, materiais como drywall são geralmente os mais usados.

Para isolamento acústico e térmico, recheios de lã como lã de rocha, de vidro ou de PET são boas escolhas para as estruturas de Steel Frame, esses elementos tendem a apresentar uma proteção maior até do que os tradicionais materiais de alvenaria como tijolos.

Em construções de mais de um andar com Steel Frame, usa-se lajes leves para fazer a divisão, elas são feitas de perfis de aço galvanizados com revestimento de madeira, placa cimentícia ou então algum outro tipo de placa.

Utilizar os próprios perfis de aço são uma boa ideia para manter uma estética mais industrial e moderna.

Lembrando que o modelo Steel Frame só pode ser utilizado em obras de até quatro andares de altura, sua estrutura prática e leve de aço galvanizado não consegue suportar, sozinha, mais peso do que isso.

Qual a durabilidade de uma casa em steel frame

Muita gente não sabe, mas a durabilidade de uma construção em Steel Frame é bem grande, em média, ela pode chegar entre 300 a 400 anos.

O que é mais barato wood frame ou steel frame

Wood Frame é muito comum para os estilos de construção nos Estados Unidos, para eles, realmente a madeira utilizada para esse método de construção acaba sendo até mais barata que o aço do Steel Frame.

No Brasil, porém, o sistema Steel Frame é o mais utilizado, isso se dá, pois, a madeira perfeita para o Wood Frame acaba sendo muito cara e difícil de achar, ela não pode ter nenhum tipo de falha e também tem que estar dentro do enquadro par que a obra dê certo.

Quando o steel frame chegou no brasil

O modelo de construção em Steel Frame surgiu primeiramente após a Segunda Guerra Mundial, em países que precisavam se reconstruir de maneira rápida e prática, principalmente na Alemanha, nos Estados Unidos e no Japão.

Na época, a madeira não era o suficiente para abastecer todas as obras. O aço, então, surgiu como meio de solucionar o problema, além de ser um meio mais fácil de evitar alastramento de fogo do que a madeira.

No Brasil, o Steel Frame surgiu na década de 90 e vem sendo cada vez mais popularizado. Porém, ainda é pouca a mão de obra especializada nesse tipo de construção, fator que pode ser um pequeno empecilho na hora de contratar a equipe para a edificação de sua obra.

Por mais que esse método de construção já tenha se comprovado um ótimo meio de otimizar construções e melhorar a sustentabilidade das obras, ele ainda não é tão conhecido quanto fora do país.



Fonte:gdsul.com




Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue





Comentários

Mais artigos

3 dicas para criar um bom projeto arquitetônico para construções em Light Steel Frame

As diferenças entre o sistema Drywall e Steel Frame

Steel Frame X Alvenaria: qual a melhor opção para sua obra

Drywall: Vantagens e desvantagens de sua utilização

Conheça formas diferentes do uso do drywall

O que é Drywall? Descubra vantagens e suas aplicações

Wood frame, o que é? Vantagens, desvantagens e características

Como utilizar o Drywall?

Steel Frame: o sistema construtivo que todo Engenheiro precisa conhecer

Steel Frame: o que é, características, vantagens e desvantagens

Descubra o que é sanca.

12 Motivos para utilizar Drywall como Parede

Gesso na Construção Civil: Vantagens e Desvantagens

Como pintar teto de gesso

O conceito de Light Steel Framing

Gesso Acartonado - Drywall : Usos e Vantagens

Conheça as vantagens e desvantagens do drywall antes de escolher sua parede

Quando usar gesso ?

Estudos comprovam que o Gesso da Construção Civil pode ser reciclado.

Vantagens do Gesso Acartonado

Light steel framing: Estruturas em Aço Leve

Divisórias de Gesso Acartonado: consumidor brasileiro está desinformado.

O que é o Light Steel Framing

Light Steel Framing traz novas possibilidades para a arquitetura

Sistema Drywall - Construção seca, limpa e econômica

Drywall facilita pequenas reformas e incentiva novas tecnologias

Paredes de gesso e blindadas