Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Steel Frame e Drywall (veja mais 15 artigos nesta área)

Paredes de gesso e blindadas



Proteção contra balas perdidas a pessoas, alvos móveis, patrimônio público e pessoal. O sistema para paredes e tetos drywall difundiu-se, inicialmente, na Europa e nos Estados Unidos, onde também foi mais utilizado e divulgado. Chegou ao Brasil há cerca de dez anos, conquistando, a princípio, os mercados comercial e corporativo.
As vantagens do novo sistema conquistaram o setor residencial, aumentando a demanda por tecnologias mais sofisticadas. Desenvolvido pela Knauf do Brasil – empresa brasileira com mais de 80 anos no setor - o sistema Safety Wall de paredes blindadas foi elaborado para a segurança de áreas residenciais, comerciais, industriais, públicas e outros locais que necessitem de proteção contra armamentos, até calibre 7,62 mm.

O lançamento marca o pioneirismo da empresa líder européia em sistemas de construção a seco. “Estamos nos adiantando às necessidades do mercado brasileiro, oferecendo produtos com alta teconologia e perfeitamente adequados à realidade e às exigências do brasileiro”, afirma Fernanda Mattos, gerente de marketing da Knauf do Brasil.

Criado a partir de estudos realizados e aprovados pela polícia alemã, o Safety Wall foi aperfeiçoado pela empresa, que elevou o nível de proteção balística, tornando-o adequado à proteção contra balas perdidas, aos alvos móveis, pessoas e patrimônio público e pessoal.

Construção do sistema

O sistema consiste na instalação de guias de aço galvanizado, com alma de 1 mm de espessura, fixadas nas partes superior e inferior, com parafusos ou chumbadores. Entre as guias, são instalados montantes duplos, também em aço galvanizado, com 1 mm de espessura, completando a estrutura de sustentação da parede. De acordo com a proteção desejada, são colocadas, de cada lado, chapas de aço de 2 mm ou 5 mm de espessura, parafusadas aos montantes e intercaladas com chapas de gesso acartonado de 12,5 mm de espessura. Assim, a chapa de gesso funciona como um protetor frontal e posterior da chapa de aço, que pode ser comparado a um sanduíche.

É possível aumentar o número de chapas de aço e de gesso, conforme a necessidade do projeto. Vale lembrar que o aumento da massa de gesso reduz o efeito de rotação do projétil ao encontrar a parede blindada.

Onde usar

Adaptável a praticamente todas as situações da construção civil, o sistema pode ser instalado durante a obra ou após o término. As paredes blindadas podem ser instaladas, em edifícios (sem limite de andares), casas, bancos, escolas, construções subterrâneas, órgãos públicos ou privados e até mesmo em áreas externas, como embarcações e plataformas. O resultado final é equivalente ao de uma parede convencional, podendo receber várias opções de acabamento, como pintura, textura, papel de parede e outros tipos de revestimentos.

Apesar da versatilidade, o uso de paredes blindadas é especialmente indicado para cofres, células de sobrevivência, cabines de segurança, protetores de caixas eletrônicos, casas lotéricas, unidades de trabalho de caixas de bancos e casas de câmbio.

Comentários

Mais artigos

12 Motivos para utilizar Drywall como Parede

Gesso na Construção Civil: Vantagens e Desvantagens

Como pintar teto de gesso

O conceito de Light Steel Framing

Gesso Acartonado - Drywall : Usos e Vantagens

Conheça as vantagens e desvantagens do drywall antes de escolher sua parede

Quando usar gesso ?

Estudos comprovam que o Gesso da Construção Civil pode ser reciclado.

Vantagens do Gesso Acartonado

Light steel framing: Estruturas em Aço Leve

Divisórias de Gesso Acartonado: consumidor brasileiro está desinformado.

O que é o Light Steel Framing

Light Steel Framing traz novas possibilidades para a arquitetura

Sistema Drywall - Construção seca, limpa e econômica

Drywall facilita pequenas reformas e incentiva novas tecnologias

Paredes de gesso e blindadas