Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Arquitetura Inclusiva (veja mais 56 artigos nesta área)

A Igualdade Começa pelo Planejamento da Cidade



Ao longo das décadas, a produção das diferenças entre os homens se tornou muito mais visível, “a historia de qualquer sociedade até nossos dias é a história da luta das classes” (K.Marx) e essas lutas se desenrolam na cidade, nascedouro da burguesia e do proletariado industrial.

A cidade capitalista tem como premissa básica a produção e reprodução do capital resultando nas desigualdades.

Podemos entender a desigualdade na abordagem de Rousseau, que apontou duas espécies: uma, que ele denominou de natural ou física, porque foi estabelecida pela natureza e que consiste na diferença das idades, saúde, das forças corporais e das qualidades do espirito e da alma; outra, que ele denominou de desigualdade moral ou política e que consiste nos diferentes privilégios desfrutados por alguns em prejuízo dos demais, como por exemplo, os mais ricos e/ou mais poderosos. Nesse sentido, não é por um acaso que o planejador urbano esqueceu-se por longo tempo dos idosos, das pessoas deficientes, das crianças, das gestantes, como se estas não fizessem parte cidade, por serem considerados improdutivos.

A cidade produz e reproduz a exclusão social, quando não facilita a mobilidade plena no ir e vir da cidade, impedindo o real sentido da palavra cidadania. Quando nos referimos a cidadania, não estamos apenas ressaltando o caráter jurídico de direitos e deveres, mas o possibilitar da reversão da lógica da relação população e Estado, que ainda se encontra impregnada de clientelismo e assistencialismo.
A cidade tradicionalmente tem sido produzida dentro do padrão estético da funcionalidade e reprodução do capital, sendo construída de forma a adequar-se ergonomicamente, aos padrões tradicionais de seus usuários.

O final da década de 80 foi muito importante e significativo para a luta da cidadania no Brasil. Muitos dos direitos defendidos pelos movimentos sociais, consolidaram-se na constituição de 1988, que no bojo garante o acesso a estes aos direitos, posteriormente regulamentados por leis e decretos complementares, em nível federal, estadual e municipal.

No entanto, em muitos municípios estes direitos assegurados não são implementados uma vez que, o direito não deve restringir-se apenas ao caráter formal, mas as conquistas e ao exercício da cidadania plena tomemos como exemplo, a acessibilidade urbana. o número significativo de normas jurídicas que dispõem sobre o assunto, não garante que a cidade tenha em seu desenho urbano a universalidade da mobilidade de seus cidadãos.

Como já afirmamos anteriormente diversas Leis e Decretos foram promulgados no sentido de garantir a cidadania das pessoas deficientes. Podemos destacar o Decreto 3298 de 20 de Dezembro de 1999, que dispõem sobre a Política Nacional para Integração das Pessoas Deficientes; o Decreto 3956 de 08 de Outubro de 2001 que promulga a Convenção Internacional para a Eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas deficientes; a Lei 10098 de 19 de Dezembro de 2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das Pessoas Deficientes, entre outras que ao longo da pesquisa estaremos analisando.

É preciso compreender a leitura que as pessoas deficientes fazem da cidade em relação ao espaço urbano, e ao exercício da cidadania. Entender, que o desenho urbano não pode determinar o comportamento humano, mas sim permitir a convergência do planejamento e da organização espacial, como formas de libertar o homem e não de oprimi-lo.

Para tanto, é fundamental enxergamos a cidade numa ótica diferente daquela a que estamos habituados, penetrando no cotidiano dos deficientes, em especial no que diz respeito ao direito de participar ativamente na cidade.

As pessoas deficientes ao longo da sua historia foram conquistando através de avanços lentos e graduais seus direitos. Podemos mapear essa trajetória, desde o extermínio das crianças que nasciam com deficiências, até a veneração ao saber do oráculo cego, à animalidade da pessoa a ser extirpada do corpo sadio da humanidade.

Remetendo-nos a história, na Republica de Platão encontramos referências a aplicação de medidas eugênicas, ao pensar uma sociedade ideal, justificando tal medida como uma maneira de fortalecer a unidade do Estado. Para ele, os melhores homens deveriam unir-se às melhores mulheres, o mais freqüente possível; e os defeituosos com as defeituosas, o mais raro possível. Os filhos dos primeiros deveriam ser criados, os segundos, não, para o rebanho conservar-se da mais alta qualidade. Também as crianças defeituosas deveriam ser expostas, isto é, deveriam ser abandonadas para morrer. Pela Lei de Esparta, as crianças que nasciam mal constituídas eram eliminadas e ainda em Atenas todas as pessoas inúteis deveriam ser mortas quando a cidade estivesse sitiada. Nos campos de concentrações da Segunda Guerra Mundial, milhares de pessoas deficientes foram eliminadas de imediato.


Retornando aos dias atuais, podemos detectar uma sensível evolução dos conceitos. em 1988, a comissão de cidadania e direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, no seu “ Relatório Azul” dos Direitos Humanos reafirmou que “ uma das características mais marcantes do ser humano é a diferença. Não existem duas pessoas iguais. É isso que torna cada indivíduo único.” ( ONU – Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência, Cap.I –art. 8º).
Também consideramos relevante a estimativa da organização mundial da saúde, que remete a uma taxa de 10% da população, os portadores de algum tipo de deficiência, sendo que, nos países subdesenvolvido poderia atingir 12%. Além das dificuldades apontadas sob aspecto da sociabilidade, as pessoas deficientes enfrentam barreiras arquitetônicas de difícil transponibilidade: rampas fora das normas estabelecidas, ruas e calçadas esburacadas, vegetação no meio das calçadas, entre outras situações, dificultam a mobilidade dos deficientes físicos e dos cegos, inibindo seu direito de ir e de vir, assegurado nas leis. Do nosso ponto de vista é insuficiente a instituição de medidas paliativas, tais como exigir adequações nos banheiros de lojas, orelhões adaptados e garantia de vaga para estacionamento de veículos adaptados. Para ir além, e transformar esta realidade, é necessário superar as barreiras sociais que se transformam em barreiras arquitetônicas e implementar ações que possibilitem as mudanças nos espaços urbanos para a construção de uma cidade mais eficiente.

As cidades se tornarão efetivamente democrática para esse seguimento, quando superar as barreiras urbanas, e todos os cidadãos deficientes ou não, capacitados a participar ativa e igualitariamente das decisões coletivas. Uma cidade para ser acessível, precisa atender as diferentes necessidades dos diferentes segmentos, facilitando a vida de todos os cidadãos. Os projetos urbanísticos, e a produção do espaço construído, devem ter como pressuposto a garantia da universalização do acesso a cidade, combatendo a exclusão e a discriminação em qualquer nível, dentro de uma visão humanizante e socializadora.

Solange Aparecida Massari
Assistente Social e Professora Universitária da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano e do Centro Universitário UniFMU - curso de Serviço Social Mestranda em Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Tema da pesquisa: Acessibilidade: Um dialogo com Santo André

Fontes consultadas
• Araújo, L. Alberto David, A proteção constitucional das pessoas portadoras de deficiência, Brasília, CORDE, 1994 • Argan, Giulio Carlo, Historia da arte como historia da cidade, Martins Fontes, SP, 1989
• Assis, Olney Queiroz e Pussoli, Lafaiete, Pessoa Deficiente – Direitos e Garantias, São Paulo, Edições Profissionais, 1992
• Assumpcao, Lígia Amaral, Pensar a Diferença/Deficiência, Corde, Brasilia,1987
• Castell, Manuel, A questão urbana, Editora Paz e Terra, SP, 1983
• Choay, Francoise, O Urbanismo - utopias e realidades – uma antologia, Editora Perspectiva, SP,1979
• Daniel, C. Augusto, Poder local no Brasil urbano (Dissert. mestrado), EAESP-FGV, SP,1982
• Dowbor, Ladislau , A reprodução social – projeto para uma gestão descentralizada, Editora Vozes, SP, 1999
• Marx, Karl, Coleção Os Pensadores, Nova Cultural, Volume I, SP,1987
• Medice, Ademir (org.), Santo André, cidades e imagens, PMSA, Santo Andre,1991 • Platão , Coleção Os Pensadores, Nova Cultural, SP, 1987
• Relatório Azul, Assistência Social – do clientelismo a cidadania, Assembléia Legislativa do RS,1995
• Ribeiro, C. G. Valeria, O direito a inclusão social das pessoas deficientes, texto do site www.acessobrasil.org.br, 2003
• Ribeiro,L.G.Lauro, Reflexões sobre a questão da pessoa portadora de deficiência, texto do site www.redesaci.org.br, 2002
• Satow, Suely , Dumbo – estigma e marginalização, Revista de Psicologia Social, Educ., n 07. 41 –49, 1985
• Sitte, Camilo, A construção da cidade segundo seus princípios artísticos, Editora Àtica, SP, 1992
• Sposati, Aldaiza, O mapa da exclusão social, SP, 1995
• Tamasauskas, Nicolas - Diário do Grande ABC, Deficiente sofre com falta de acesso no ABC, Diário do Grande ABC, Caderno Sete Cidades, 20 de Janeiro, 2003

Comentários

Mais artigos

Conheça os 8 itens para uma edificação ser acessível no Brasil

Tecnologias para usar em projetos de arquitetura sustentável

Recomendações básicas (e necessárias) para projetar habitações acessíveis

Arquitetura inclusiva: Como garantir mais conforto e segurança aos seus projetos

6 passos para garantir a acessibilidade na arquitetura

Acessibilidade na construção: Saiba as normas de acessibilidade de uma obra

Arquitetura inclusiva – residencial

A importância de Acessibilidade

O que é arquitetura acessível e o conceito de desenho universal?

A arquitetura inclusiva é a arquitetura que respeita a diversidade humana e gera acessibilidade para todos

Os pré-requisitos da arquitetura universal

Projetando a melhor idade

Arquitetura inclusiva, Desenho universal é a palavra-chave para alcançar a acessibilidade

Leis de acessibilidade e desenho universal

Acessibilidade, um direito de todos.

Acessibilidade, é direito de todos!

Espaços edificados para o idoso: condições de conforto.

Decore a casa para os idosos

Quarto para idosos

Arquitetura Inclusiva – Uma nova cultura

Como Adaptar a Casa Para Idosos?

Arquitetura Inclusiva e seus desafios

Aplicação do Desenho Universal no Visual Merchandising

Arquitetura Inclusiva e Desenho Universal: Qual seu valor de mercado?

Banheiros mais funcionais revelam adaptações com sutileza e elegância

Desenho universal para moradia popular

Acessibilidade e a visão do futuro

Calçadas e acessibilidade

Design Inclusivo: Benefício para todos

Idosos transformam o mercado imobiliário

Incentivo X Proibição das portas de 60 e 70 cm

Casa para a vida toda? Para todos?

Acessibilidade universal

Idosos : Conforto e autonomia em casa!

Projeto inclusivo de verdade

Arquitetura inclusiva : Casa para o idoso.

A arquitetura como instrumento de inclusão social

Crise? Momento ideal para novos mercados, novos desafios. Para os profissionais e para a indústria.

Projeto piloto comprova viabilidade econômica da casa universal

Serviço online permite que cegos naveguem na Internet de qualquer computador

Espaços Sentidos Universais

Ergonomia é fundamental em respeito ao cliente!

Projeto obriga construção de apartamentos para deficientes

Piso Tátil por quê?

A Igualdade Começa pelo Planejamento da Cidade

Projeto de sistema estrutural de orientação urbana para deficientes visuais

Joystick virtual substitui mouse por comandos de voz

Conheça o primeiro projeto com aplicação do Universal Design lançado no Brasil

Acessibilidade e a Visão do Futuro

Programa transforma voz em linguagem de sinais

Desenho Universal: reflexão e ação repercute no meio

Universal Design na Arquitetura

Desenho Universal: reflexão e ação

Moradias do futuro aliam conforto, segurança e também acessibilidade

Acessibilidade e sua importância nos projetos de hoje e do futuro

Design Universal na Arquitetura

Porta que otimiza espaço