Terça-feira, 19 de Março de 2024
O acelerado e significativo crescimento do número de idosos no Brasil vêm transformando o perfil dos clientes que adquirem um lançamento imobiliário. Esse público bem exigente, possui necessidades específicas que vem sendo estudadas pelas construtoras.
A pessoa idosa com o passar dos anos apresenta um declínio físico natural da idade, aumentando riscos de acidentes dentro da casa. A arquitetura, exerce um papel fundamental nessa etapa, pois com a aplicação de recursos na iluminação, criação de espaços amplos, pisos seguros, entre outros, amplia-se a autonomia e a segurança, fatores essenciais quando se pensa em qualidade de vida.
A Tecnisa lançará no segundo semestre de 2009, na Água Rasa em São Paulo, um empreendimento com consciência gerontológica. Essa inovação é resultante de pesquisas de um grupo multidisciplinar formado por professores da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), arquitetos, engenheiros, gerontólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, que discutem sobre o tema a mais de um ano.
Como resultado, as áreas coletivas do empreendimento terão desníveis vencidos por rampas e escadas mais ergonômicas, portas e espaços de circulação mais generosos, pisos opacos e antiderrapantes, portas de vidro com sinalização adequada, entre outros detalhes construtivos.
Outra transformação que poderá ser vivenciada pelos futuros moradores é de que os painéis figurativos das salas temáticas terão a representação de todas as gerações, coisa que não vinha sendo feita antes.
Os apartamentos também foram pensados para atender mais adequadamente esse consumidor específico, contudo alterações mais pontuais serão possíveis através de uma consultoria personalizada com a equipe de técnicos da empresa.
Essa novidade não é efêmera e veio para se consolidar no mercado. A cada futura construção da Tecnisa, novas melhorias serão implantadas, trazendo benefícios para todas as pessoas.
A construtora J. Bianchi procurou apostar no conceito Lifetime Home para desenvolver projetos que respeitem as necessidades dos idosos. A transformação dos lançamentos está pautada a dar mais flexibilidade e principalmente qualidade de vida ao usuário final, ampliando-se também às crianças, obesos, grávidas e pessoas com mobilidade reduzida. Dessa forma, todos terão condições adequadas nos usos dos espaços e equipamentos.
Esse conceito é muito difundido em diversos países, como por exemplo, Estados Unidos e Inglaterra. Construções focadas na diversidade dos usuários, ampliam a vida útil de conforto no uso dos imóveis, pois atendem as mais diversas necessidades que todas as pessoas têm ao longo da vida.
Os apartamentos da J. Bianchi construídos nesse padrão, possuem espaços internos divididos por Dry-Wall, que recebem tratamento acústico e térmico. A estrutura do edifício é locada em pontos estratégicos de modo a não gerar barreiras nas unidades. Essas inovações permitem que futuramente possa ser feita novas distribuições sem grandes onerações. As tomadas e interruptores foram também instalados em alturas mais acessíveis.
Segundo a própria construtora, o mercado reagiu muito positivamente a essa novidade. As unidades do edifício Olímpia Lifetime Home, no centro de Suzano, São Paulo, foram vendidas rapidamente e o outro edifício do mesmo conceito o Odeon Lifetime Home surpreendeu mais ainda, sendo completamente vendido em 15 dias a partir da abertura do stand de vendas com o apartamento modelo, sem que fosse preciso gerar nenhum material de divulgação.
Essas inovações do mercado puderam ser apresentadas na I Jornada Nacional de Arquitetura Inclusiva, promovida pelo IBA – Instituto Brasil Acessível e pelo IBDA – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, o que resultou na disseminação de boas práticas e trocas de experiências.
O importante desse processo foi perceber que os projetos voltados a atender a todos, não oneram significativamente as construções quando planejados desde o início e proporcionam resultados esteticamente bem interessantes quando isso passa a ser um desafio do arquiteto projetista.
Pesquisas realizadas por um grupo da CDHU, revelam que os jovens assimilam muito bem essa proposta nos empreendimentos. Isso é muito animador, pois reforça uma tendência de transformação de todo o mercado da construção. Um verdadeiro ganho de qualidade a todos os consumidores.
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