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Em Arquitetura Inclusiva (veja mais 56 artigos nesta área)

por Renata Lima de Mello

Aplicação do Desenho Universal no Visual Merchandising



O Desenho Universal é um conceito que busca conceber espaços, artefatos e produtos com a maior eficiência possível a todas as pessoas, proporcionando independência e autonomia de uso. Para tanto, fatores como variações antropométricas, sensoriais e cognitivas são estudas para desenvolver projetos universais.

Sendo assim, o Visual Merchandising que é uma importante ferramenta mercadológica de vendas pode ser beneficiado por esse conceito, na medida em que se ampliam os estímulos dos sentidos, proporciona acessibilidade, permitindo aumentar o número potencial de clientes e melhora na satisfação dos mesmos.


Fonte da imagem: http://www.fredericoalecrim.com.br

O objetivo maior do comércio é vender. Para isso, muitas empresas despertam o desejo do consumidor e reforçam suas necessidades de compra através do próprio espaço físico para aumentar seus lucros.

A ambientação do local passa a ser uma das chaves essenciais para o sucesso do negócio. Por isso a iluminação, os sons, os cheiros, as cores, a comunicação visual, os mobiliários e sua distribuição são criteriosamente estudados e definidos conforme o público alvo.

Nesse contexto, a iluminação inclusiva não deve gerar: ofuscamento, grandes áreas de sombreamento e significativas adaptações oculares. As áreas de interesse e relevância devem ser destacadas.

O uso do som deve ser muito bem avaliado para não causar desconforto aos usuários que ficam em períodos prolongados. Recursos como fontes de água e músicas, quando devidamente aplicados, podem contribuir para uma identificação dos diversos setores, facilitando inclusive, no deslocamento de pessoas cegas ou com baixa visão.

A aplicação de essências para estimular o olfato também é bem-vinda, quando utilizadas com moderação e devem estar alinhadas ao tema do local. Lojas de calças jeans para homens, por exemplo, costumam ter um cheiro mais amadeirado.

As cores, por sua vez, podem ser utilizadas para caracterizar áreas específicas ou andares, facilitando também no reconhecimento das mesmas. Além disso, cada cor está atrelada a uma sensação. O azul tranqüiliza, o branco traz paz, o amarelo carrega a alegria, o vermelho é associado à agitação, o rosa ao amor e o verde a natureza. Dessa forma, as cores devem ser utilizadas com critério. O setor de lingerie, por exemplo, costuma ter elementos na cor rosa ou vermelho. A área infantil masculina costuma apresentar elementos na cor verde ou azul.

Um fato interessante é que estudos científicos mencionam que trabalhar com dois órgãos do sentido, como por exemplo, visão e olfato, potencializam os registros no cérebro, como resultado a logomarca da empresa fixa melhor na memória dos consumidores, além do ponto de venda.

Cabe ainda mencionar sobre a comunicação visual, que para ser inclusiva deve ser: legível, clara, objetiva, respeitando textura,dimensionamento e contraste de cor. Os textos e figuras precisam ter contornos fortes e bem definidos, forma fechada, completa e com continuidade.

Os equipamentos de exposição, tais como: balcões, araras, estantes expositoras, expositor de parede, expositor central e complementos, são mobiliários que serão utilizados pelos consumidores finais diariamente, devendo ser acessíveis e seguros, apresentando cantos arredondados, firmeza e estabilidade.

Os produtos devem ser dispostos de forma que pessoas de várias estaturas possam alcançá-los com autonomia e independência, sendo indicada a colocação de peças repetidas nas áreas inacessíveis.

Todos esses recursos devem trazer maior identidade para o local e seus efeitos positivos poderão ser percebidos tanto pelo empresário como pelos clientes, resultando na configuração de espaços atraentes, inclusivos e lucrativos.

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