Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Infiltração e Drenagem (veja mais 25 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como combater e evitar infiltrações?



A infiltração é um dos piores inimigos de uma casa, seja ela recém construída ou não. Uma pequena infiltração em algum cômodo já pode causar um grande estrago, obrigando o morador a quebrar paredes, refazer a pintura e diversos outros aborrecimentos. Quer saber como combater e evitar as infiltrações de maneira eficiente? Separamos algumas dicas para vocês.

Evitar as infiltrações é bem mais simples do que combatê-las. Para evitar que a sua casa seja invadida por essa umidade indesejada, é importante que durante a construção ou a reforma, seja feita a aplicação de impermeabilizantes adequados para cada tipo de superfície.


Existem dois tipos de infiltrações, as ascendentes, provenientes do piso, e aquelas causadas pela chuva, por canalização ou por condensação, que comprometem o teto e as paredes, principalmente nos cantos internos da casa.

Para evitar infiltrações ascendentes, a impermeabilização das fundações é extremamente importante. Caso a fundação seja do tipo radier ou o contrapiso seja feito diretamente sobre o terreno, é essencial também proteger estas áreas da umidade que vem do solo. Além disso, durante a construção, também é possível aplicar mantas ou barreiras de material plástico sob o piso, para garantir ainda mais esse isolamento.

Ainda durante a obra ou reforma, outras medidas podem ajudar a prevenir as infiltrações. Aumentar os beirais, fazer calçadas com caimento para longe das paredes, corrigir infiltrações nas aberturas de janelas e não deixar pontos de acúmulo de água são algumas atitudes que ajudam a evitar o problema. Para o acabamento interno e externo da casa, utilize sempre impermeabilizantes de qualidade, que protejam contra as infiltrações de água.

No entanto, se a casa já estiver construída e a umidade começar a aparecer, a raiz do problema deve ser descoberta e tratada. Se a umidade vier do piso, é necessário quebrar a base das paredes até a fundação e aplicar produtos impermeabilizantes sob o piso e nas bases das paredes, ou então, deve ser usado um impermeabilizante apropriado para conter a umidade que vem do solo.

Se a infiltração estiver descendo a parede, começando pelo telhado, o ideal é verificar as condições do telhado e da laje de cobertura para descobrir qual é a origem do problema. A posição das telhas e das vigas de sustentação deve ser conferida. Na laje de cobertura, a aplicação de um impermeabilizante é essencial para conter a infiltração da água da chuva. Também pode ser necessária uma impermeabilização nas paredes , pois algumas vezes a água das chuvas penetra pela porosidade dos blocos utilizados.

Além disso, é importante proteger os locais destinados ao escoamento da água com telas, evitando o transbordamento e entupimento destas vias, assim como é necessário o cuidado com os ralos e bueiros, evitando o a obstrução do caminho da água.

Acima de tudo, é sempre importante procurar o aconselhamento de um profissional no momento de tomar medidas corretivas. O segredo é pensar sempre em como deixar a umidade o mais longe possível da sua casa.

E então, que tal ficar tranquilo e deixar a sua casa preparada para enfrentar a chuva sem medo de infiltrações?




Fonte:www.viapol.com.br




Você conhece o "Curso a distancia IBDA - CentrodEstudos? Veja os cursos disponíveis, e colabore com o IBDA, participando, divulgando e sugerindo novos temas.

Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Saiba mais sobre o controle da drenagem na fonte

Parede com umidade e infiltração, como resolver?

Como lidar com infiltrações

O que é drenagem na construção civil?

Laje de Concreto : Como se faz a cura do concreto?

Sistemas de drenagem na construção

Parede com umidade e infiltração, como resolver?

Principais problemas causados pela umidade na alvenaria

Entenda como surgem manchas de umidade e resolva o problema

Como acabar com infiltrações

Como combater e evitar infiltrações?

Problemas de Umidade e Infiltração, como acabar com os problemas

Fachadas expostas à chuva de vento

A banalização da recuperação estrutural!

Na luta contra as infiltrações! Já é possível evitar a quebradeira.

Case Parque Ecológico Indaiatuba: Obras fluviais transversais

Aplicação de geotêxtil em pavimentos

Case Trincheira Drenante: Substituição de drenos convencionais por um sistema formado por geocompostos

Fissuras e Trincas em Fachadas

Drenagem de Floreiras em Jardim Elevado

Drenos Testemunhos em Aterros Sanitários

Case de drenagem em campo de futebol: Estádio Bento de Abreu

Drenagem em campos de futebol

Versatilidade arquitetônica dos gabiões

Drenagem residencial - case do Balneário da Costa Oeste – Uruguai

Problemas com infiltração?