Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Engenharia de Custos (veja mais 19 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Aprenda melhorar o controle de gastos em uma construção civil



A principal preocupação para qualquer construtora é evitar desperdícios e perdas durante a execução das obras. O controle de gastos em uma construção civil deve ser realizado de forma rigorosa, a fim de evitar demora no andamento do projeto e evitar que os custos estejam acima do projetado.

Uma das soluções aplicadas para o controle de gastos em uma construção civil é o investimento em tecnologias que possibilitem a redução de custos e o aumento da produtividade. Com a automatização da gestão é possível aplicar técnicas administrativas para controlar os custos e melhorar o andamento das obras.


O controle de gastos em uma construção civil tem como objetivo melhorar a produtividade e reduzir custos em todos os setores, tornando a empresa mais competitiva e eficiente.

Como fazer o controle de gastos em uma construção civil

O controle de gastos em uma construção civil deve começar pelo projeto, observando-se todos os objetivos do empreendimento e fazendo um levantamento do material a ser utilizado, evitando aumentos no orçamento da obra.

Desta maneira, ao se fazer a escolha de um tipo de material, é necessário observar o seu custo aliado ao custo dos implementos necessários para sua aplicação, evitando o consumo exagerado de matérias primas.

Fazendo um bom planejamento, detalhando as etapas do projeto, é possível manter o controle de gastos em uma construção civil, adotando medidas para cortes de custos e ganhando em produtividade.

Cada etapa do projeto deve ser considerada à parte, permitindo sua execução em tempo mais ágil, evitando despesas adicionais. Entre as medidas a serem adotadas, podemos considerar as seguintes:

- Manter o controle dos materiais, evitando parada de tempo por falta de matéria prima ou por atraso na entrega pelos fornecedores;
- Estocar os materiais de forma apropriada, evitando perda de produtos;
- Manter o transporte adequado para evitar danos em suas propriedades físico-químicas;
- Controlar a aplicação das matérias primas para evitar excesso de consumo.

O gerenciamento do processo de construção ajuda a eliminar tarefas desnecessárias ou retrabalho, agilizando os procedimentos e mantendo o controle de gastos na construção civil. Assim, também é possível manter o controle do custo de mão de obra, reduzindo as despesas sem comprometer a qualidade na construção.

O uso correto do controle de gastos na construção civil

Um dos maiores problemas enfrentados na construção civil está na quantidade de material prevista e naquela que será efetivamente consumida durante a obra. Nesse volume entram, por exemplo, repintura antecipada da fachada e o acúmulo de materiais não utilizados em estoque.

Para melhorar o controle de gastos em uma construção civil, é necessário manter a integração entre o consumo efetivo e as compras efetuadas, permitindo adotar estratégias de utilização adequadas para evitar o excesso de consumo.

A melhor forma de manter esse controle é adotar um sistema informatizado que reúna todos os dados de cada etapa da construção, oferecendo informações em tempo real sobre a utilização e as futuras necessidades.

Com um sistema de gestão é possível monitorar e gerenciar cada etapa da obra, tornando a produção mais rápida e dinâmica e evitando o excesso de gastos. Controlando o estoque e analisando sua utilização é possível conseguir maior eficiência e fazer um planejamento de compras, evitando problemas como perda ou falta de materiais.

Um sistema automatizado para o controle de gastos em uma construção civil irá permitir, por exemplo:

1-Emitir alertas de estoque mínimo de materiais

O sistema de gestão permite adotar valores para estoques mínimos e emitir alerta quando o estoque chega ao nível crítico, permitindo fazer uma nova compra antecipada, antes que todo o material seja consumido, o que possibilita também negociar os preços com os fornecedores.

2-Acompanhamento dos pedidos de compra

O acompanhamento dos pedidos de compra irá permitir saber se os pedidos estão dentro do prazo, se a entrega foi feita de acordo com o pedido ou se existem pendências que devem ser regularizadas. Assim, o setor de compras pode tomar as providências necessárias para que o projeto esteja dentro do cronograma.

3-Controle de utilização de materiais

Um sistema de gestão para melhorar o controle de gastos em uma construção civil possibilita acompanhar a utilização de materiais usados em cada etapa, mantendo um registo de informações sobre a necessidade ou não de novas compras e possibilitando reduzir os custos do projeto final.

Otimizar a utilização de materiais é a melhor forma de gerenciar o andamento de qualquer obra de construção civil. Sucesso e boa sorte na sua obra.



Fonte:capitalcontabilidade.com



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Aprenda melhorar o controle de gastos em uma construção civil

Como organizar as finanças em empresas de serviços de construção civil

Qual a importância da Engenharia de Custos na obra?

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los para Executá-los.

Orçamentação e custo de obras civis

A gestão de projetos para o setor da construção civil no Brasil

Como medir a produtividade na construção civil

Estrutura de Custos para Viabilizar Pequenas e Médias Construções

Apropriação de custos na construção civil

A Realidade da Engenharia de Custos no Brasil

A importância histórica dos Orçamentos e Custos das Construções no Brasil

Orçamento de Obras e Cálculo do BDI

O valor do engenheiro de custos

Viabilidade de Executiva de Obras e/ou Serviços de Engenharia.

A Importância do Controle dos Gastos em Obras de Construção Civil

Custo - resultado na construção

Controlar custos não é simplesmente reduzir custos

Tabela para Estimativas

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los

Gerenciamento Total de Custos