Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Engenharia de Custos (veja mais 21 artigos nesta área)

por Redação do Fórum da Construção

Como ter um controle dos custos da obra com a produtividade?



Diante de um mercado competitivo e exigente, maior controle na produtividade, passou a ser uma necessidade básica para muitas empresas.

Nesse contexto, um dos principais elementos de uma gestão enxuta e inteligente é o controle dos custos da obra. Quando os pontos críticos e gargalos são identificados e monitorados, é possível minimizar as perdas de material, de tempo e de recursos, além de potencializar a mão de obra especializada.


Esse conjunto de fatores pode ser administrado de forma a trazer uma série de benefícios para a construtora, permitindo entregas dentro dos prazos estabelecidos, atendimento aos padrões de qualidade e, consequentemente, empreendimentos verdadeiramente rentáveis. Assim, vários indicadores de performance devem ser acompanhados durante todo o projeto, para que não haja desvios e retrabalhos.

Paralelamente, é preciso contar com a conscientização de gestores, engenheiros e mestres, responsáveis por coordenar cada etapa da obra, visando sempre a eficiência das rotinas e o aumento da produtividade. Tudo isso por meio de um planejamento completo e competente, do sequenciamento correto de atividades, do gerenciamento e da organização do canteiro, de condições e equipamentos adequados, de um transporte de materiais seguro, além de profissionais capacitados e bem informados. Assim, é mais fácil evitar prejuízos, como a ociosidade da equipe causada por tarefas desordenadas ou estoques desnecessários.

Os objetivos de uma gestão enxuta

Uma gestão enxuta tem por objetivo, minimizar os riscos, eliminar desperdícios e otimizar todos os processos, sem negligenciar a qualidade e a satisfação dos clientes. Nesse caso, o controle de custos não deve ser apenas reativo, ou seja, somente no sentido de corrigir erros evidenciados por meio dos indicadores.

Essa iniciativa é sim muito importante, mas deve ser complementada com análises proativas, colaborando para um planejamento mais eficaz e assertivo, eliminando a possibilidade de despesas supérfluas e principalmente atividades que não agregam valor.

Essa avaliação prévia é essencial para conquistar altos índices de produtividade, e de forma constante. Para isso, é necessário levar em consideração questões como as lições aprendidas em outros projetos, a escolha de fornecedores e parceiros e a chegada de novas tecnologias.

Controle dos custos da obra

Para assegurar o controle de custos da obra, é essencial coletar dados e gerenciar indicadores, em tempo real. É importante contar com um bom sistema de comunicação, além de definir metas individuais e coletivas para que todos compreendam o que deve ser feito. Desse modo, os profissionais conseguem agir rapidamente, evitando o agravamento dos problemas.

Dentre os principais controles a serem realizados, estão a quantificação e precificação de homens/hora para cada tarefa, acompanhamento do cronograma, consumo e estocagem de material, a execução conforme sequenciamento de atividades planejado, itens de segurança, a obediência aos padrões de qualidade e a devida qualificação da mão de obra e controle de equipamentos. Para tanto, é essencial adotar ferramentas e soluções tecnológicas capazes de tornar essa gestão mais ágil e efetiva, facilitando a tomada de decisões.

Softwares de gestão para obras

Atualmente, é possível encontrar softwares de gestão específicos para construtoras, considerando todas as peculiaridades e demandas desse tipo de negócio. Preparados para centralizar e processar informações automaticamente, podem ser alimentados e acessados por smartphones e tablets, garantindo, assim, toda a mobilidade para os profissionais que estão diretamente envolvidos na empreitada.

Dessa maneira, são bastante úteis para uma gestão mais articulada, mantendo o foco em produtividade e no controle dos custos da obra. Esses softwares englobam muitos aspectos, como a produtividade de mão de obra e equipamentos, gestão da assistência técnica, da qualidade, segurança, vistoria e entrega, fornecendo resumos gerenciais que sustentam decisões importantes.


Fonte:mobussconstrucao.com.br



Visite nossas páginas no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao e Twitter - www.twitter.com/forumconstrucaoCurta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Como aplicar a gestão de projetos na Engenharia Civil

Como ter um controle dos custos da obra com a produtividade?

Aprenda melhorar o controle de gastos em uma construção civil

Como organizar as finanças em empresas de serviços de construção civil

Qual a importância da Engenharia de Custos na obra?

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los para Executá-los.

Orçamentação e custo de obras civis

A gestão de projetos para o setor da construção civil no Brasil

Como medir a produtividade na construção civil

Estrutura de Custos para Viabilizar Pequenas e Médias Construções

Apropriação de custos na construção civil

A Realidade da Engenharia de Custos no Brasil

A importância histórica dos Orçamentos e Custos das Construções no Brasil

Orçamento de Obras e Cálculo do BDI

O valor do engenheiro de custos

Viabilidade de Executiva de Obras e/ou Serviços de Engenharia.

A Importância do Controle dos Gastos em Obras de Construção Civil

Custo - resultado na construção

Controlar custos não é simplesmente reduzir custos

Tabela para Estimativas

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los

Gerenciamento Total de Custos