Seu navegador não supoerta scripts

Busca

 

Curso a Distância - Redução do consumo de água em edificações

Curso a Distância - Eficiência Energética em Edifícios

Curso a Distância - Arquitetura Corporativa

Curso a Distância - Terra Crua

Curso a Distância - Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais

 

Artigos

 



Catálogo de Produtos Inclusivos

 

Acompanhe-nos

Facebook   Facebook

 

 

Em Engenharia de Custos (veja mais 17 artigos nesta área)

por Eng. Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto

O valor do engenheiro de custos



Apresento abaixo a reprodução original do artigo e proposta apresentada em plenária do CREA-RJ em marco de 1993, quando da realização da V SEMANA do CREA-RJ,no Palácio Itamaraty, comemorativa dos 200 anos de ensino de Engenharia no Brasil. A moção teve aprovação unânime e ainda hoje, apesar de termos evoluído em muitos aspectos, mantem-se atual e fundamental:

A importância dos cálculos de orçamentos na engenharia brasileira vem desde tempos idos, e a matéria sempre foi capítulo singular nos currículos acadêmicos. Infelizmente, hoje, ainda se vê a disfuncionalidade como característica latente nessa área e, consequëntemente, a subvalorização deste profissional por parte do mercado.

A dissociação do engenheiro de custos da linha mestra de elaboração e execução de projetos de arquitetura e engenharia recai por engano, pois sua participação efetiva e ponderada em decisões só vem contribuir para refinar e aprimorar o trabalho técnico, mesmo num pequeno e médio empreendimento.

Pretendemos ingressar num estágio de desenvolvimento econômico mais avançado e, em minha opinião a qualidade e produtividade passarão pela seriedade e precisão no atendimento de nossos clientes, cada dia mais rigorosos.

Em épocas recessivas e de crises prolongadas, a opção pelo verdadeiro moderno se dá através de soluções inteligentes que tenham a economia como norte.

Este avanço esbarra em algumas peculiaridades de nossa cultura, em que tipos de investimentos mais imediatos não deixam ver que a fórmula Custo + Lucro = Preço traz vantagem de garantia do lucro.

Porém, para isto acontecer, é necessário técnica competente para um bom planejamento de custos. E aí que o engenheiro se faz presente como uma das peças fundamentais de um processo inequivocamente delicado, que exige responsabilidade e um conhecimento tecnológico imprescindível.

No meu entender, a engenharia de custos é pedra de toque em várias fases de desenvolvimento de projetos, desde a estimativa inicial até uma estimativa de precisão, dependendo do caso.

E interessante, então, que sempre pessoas capacitadas assessorem em soluções de orçamentos, objetivando bons resultados.

Para que se tenha qualidade nesta vertente profissional, a formação acadêmica requer certos cuidados, dando-se maior atenção ao tema nos centros de ensino.

Vista a importância da engenharia de orçamentos, cabe a cada um de nós refletir e reavaliar seu papel.

Aproveito para divulgar uma, dentre outras, classificação de níveis de precisão de estimativas para construção civil:

Estimativa de ordem de grandeza: Destina-se a informar a ordem de grandeza da obra a ser realizada.

Estimativa definida: É elaborada após preparação do anteprojeto, a dados confiáveis e razoavelmente apurados, conjuntamente com algumas informações complementares.

Estimativa firme: e’ elaborada durante o andamento da obra e necessita, para sua confecção, desde especificações detalhadas até cronogramas definidos.

Finalmente não podemos deixar de lembrar o debate em torno do MERCOSUL, com base na excelente explanação do Sr.Pedro de Souza Bisch Neto e, porquanto, o texto aprovado se insere perfeitamente no novo esquadro plurinacional que se alinha no Cone Sul, no qual para termos competitividade, os bens e serviços nacionais carecerão de procedimentos tecnológicos e não poderão prescindir da contribuição efetiva e vantajosa da Engenharia de Custos Brasileira.




Visite nossa página no facebook -www.facebook.com/forumconstrucao - Curta, Divulgue

Comentários

Mais artigos

Qual a importância da Engenharia de Custos na obra?

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los para Executá-los.

Orçamentação e custo de obras civis

A gestão de projetos para o setor da construção civil no Brasil

Como medir a produtividade na construção civil

Estrutura de Custos para Viabilizar Pequenas e Médias Construções

Apropriação de custos na construção civil

A Realidade da Engenharia de Custos no Brasil

A importância histórica dos Orçamentos e Custos das Construções no Brasil

Orçamento de Obras e Cálculo do BDI

O valor do engenheiro de custos

Viabilidade de Executiva de Obras e/ou Serviços de Engenharia.

A Importância do Controle dos Gastos em Obras de Construção Civil

Custo - resultado na construção

Controlar custos não é simplesmente reduzir custos

Tabela para Estimativas

Gerenciar custos não é somente orçar projetos, é viabilizá-los

Gerenciamento Total de Custos